Resenha: 27 dias - Alison Gervais

 
Sinopse - Quando Archer Morales dá fim a sua vida, todos os colegas de escola ficam abalados. Hadley Jamison sente a perda de forma mais acentuada. Eles estudavam na mesma sala e só agora ela percebe que nunca conversou com Archer – o que a faz se questionar como não notou que havia algo de errado acontecendo. Tentando entender e lidar com aquela atitude trágica, Hadley vai ao funeral de Archer. Após conhecer a família dele, ela é abordada por um homem sombrio, que se apresenta como Morte, e faz uma proposta surpreendente e, ao mesmo tempo, assustadora. Ele oferece 27 dias para Hadley voltar no tempo e alterar o passado. 27 dias para ela ajudar Archer a mudar seu destino ou, então, Hadley é quem sofrerá as consequências. Mesmo confusa, a jovem aceita a proposta. Sua missão não será fácil. Com os dias correndo, ela tem pouco tempo para ajudar Archer a sair do caos que o levou a cometer um ato tão brutal. Mas entrar na mente de uma pessoa em desespero pode colocá-la igualmente em perigo.

"27 dias" é narrado em primeira pessoa por Hadley, uma adolescente de 16 anos de idade, que mora em Nova York e estuda na escola preparatória John F. Kennedy.
Em um dia que deveria ser mais um dia normal na escola, ocorre o anúncio de que o aluno Archer Morales, aos 19 anos de idade, comete suicídio. Apesar de ter tido apenas uma aula com Archer, a notícia abala Hadley de uma forma que ela não consegue explicar. Então, ela decide ir ao funeral e na saída da catedral se depara com um homem misterioso que se autodenomina como a Morte e oferece a protagonista uma chance de voltar no tempo e evitar que Archer tire a própria vida.
É a partir dessa premissa que o enredo se desenvolve. Porém, se aproximar de Archer não será fácil, visto que os dois são completamente opostos.
Enquanto Archer é um bolsista na escola e visto como um pária social, Hadley tem ótimas condições financeiras e está próxima dos populares; o núcleo familiar de Archer é unido e formado por mulheres fortes, enquanto que os pais da adolescente são workholics que estão constantemente ausentes da vida da protagonista.
Porém, Hadley é determinada e pouco a pouco vai se infiltrando em todos os aspectos da vida do Archer. Com tão pouco tempo para tentar reverter a decisão final do Archer, será que Hadley conseguirá cumprir o acordo feito com a Morte?
A história tem um tema delicado e trabalha muito bem o impacto que determinadas decisões causam em amigos e familiares. A família do Archer é resiliente e o leitor imediatamente se apaixona pela forte Regina e a inocente Rosie a até mesmo pela avó, uma mulher com opiniões firmes.
"Os olhos de Archer se fixaram em Rosie, enquanto eu apontava para ela; a garota não parava de sorrir desde o instante em que chegamos ao viveiro dos pinguins. Isso me fez sorrir. E Archer estava sorrindo também, embora se esforçasse ao máximo para esconder isso." (p. 124)
Archer é um protagonista que traz grandes marcas emocionais, e que carrega dentro de si muita culpa e dor, o que torna a tarefa do leitor de amá-lo muito fácil.
Hadley também apresenta suas vulnerabilidades, mas de forma diferente. A sua solidão vai ficando cada vez mais clara conforme avançamos na leitura assim como a necessidade de se sentir amada e querida.
"Foi surpreendente perceber o quanto eu deseja ouvir isso. Eu quase não conhecia os Morales, mas sabia que Regina estava sendo sincera." (p. 75)
"27 dias" traz uma bela história sobre amor e perseverança, sobre os alicerces familiares e a coragem de enfrentar os obstáculos diários da vida.
"-Escute com atenção, Hadley, porque eu vou falar uma vez só: vou oferecer a você a chance de voltar vinte e sete dias no tempo para evitar que Archer Morales dê fim à própria vida." (p. 26)


Para comprar o livro pela Amazon, clique aqui

Nenhum comentário

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.