Resenha: Willa – A garota da floresta - Robert Beatty

 
Sinopse - Quem é essa garota querendo desafiar o mundo? Willa é uma garota da floresta que sai à noite para buscar mantimentos para o seu clã. Sua missão é entrar escondida nas cabanas das pessoas e pegar o que eles têm em excesso. É uma tarefa arriscada ― se for apanhada será o seu fim. O povo do dia mata tudo o que não conhece, foi o que sempre ouviu. Numa noite, quando retorna para a sua comunidade, Willa começa a questionar aquele modo de vida, os furtos, a que era obrigada, e vai descobrindo que nem todas as pessoas do povo do dia são ruins e nem todos em sua comunidade são bons. Então muitos dos ensinamentos que recebeu desde a infância começam a desmoronar.
"Willa, a garota da floresta" é narrado em terceira pessoa e traz a perspectiva de uma jovem do povo da floresta sobre o mundo ao seu redor.

A protagonista foi criada pela sua avó, uma anciã que ensinou a jovem tudo sobre a natureza e crenças antigas do seu povo. Porém, a situação atual do povo da floresta é completamente diferente daquelas contadas nas histórias...
"O próprio nome fada da floresta havia se tornado um insulto de desprezo, até mesmo de medo, para muitos no clã, além do padaran ter proibido os costumes antigos." (p. 50)

Como a sinopse explica, Willa, junto com outros jovens, tem a missão de invadir as casas do povo do dia para roubar coisas que possam ajudar a alimentar seu clã. É claro que ela realiza essas atividades sob a ordem de seu líder, o Padoran do clã.

Porém, é em uma dessas missões que ela conhece o humano Nathaniel e pela primeira vez em sua vida, começa a questionar as ações do Padovan.
"Ao se virar e olhar para o caminho que a levaria de volta ao Recôncavo Morto, a toca do clã em que havia nascido, Willa sentiu um medo sombrio crescendo como raiz negra na boca do estômago." (p. 41)

Nathaniel é um homem que passou por muitas dificuldades, sendo a maior delas a perda de pessoas queridas. Mesmo diante de tudo o que perdeu, continua mantendo a doçura e generosidade. Ao encontrar Willa, ao invés de se assustar ou agir de forma violenta, ele demonstra gentileza e sua ação muda completamente a vida da protagonista.

A trama do livro traz lições valiosas sobre aceitação, amizade, a harmonia do ser humano com o mundo, o respeito aos idosos e até mesmo fala de governos e lideranças, além de expor temas como a ganância. Tanto Willa quanto Nathaniel são protagonistas cativantes, que trazem aspectos importantes e reflexivos para a história. O livro é bem descritivo, o que traz uma maior intensidade ao seu conteúdo.

O enredo tem uma vibe mais juvenil, mas os adultos também irão se sentir abraçados pela história da Willa e felizes em conhecer o Nathaniel.

Em relação à revisão, diagramação e layout, o selo MilkShakespeare fez um trabalho extraordinário. A capa é perfeita para a história: é bem colorida, tem um ar mágico e complementa perfeitamente o conteúdo do livro.

"Vivera na floresta por toda a sua vida e tinha orgulho de ajudar os animais que precisavam de seu cuidado, mas percebeu que, desta vez, era ela quem precisava de ajuda, ou iria morrer." (p. 26)


Para comprar o livro na Amazon, clique aqui.

Nenhum comentário

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.