Resenha: Entre mundos - Entre Mundos #1 - Rodrigo de Oliveira & Pedro Ivo

 
Sinopse - E se você pudesse falar com os mortos? Juntando peças de diversos equipamentos, Rubens, um engenheiro eletrônico bastante criativo, criou um protótipo de smartphone. Ao ligar, ele capta vozes estranhas como se fossem ondas de rádio, até notar algumas falas bastante perturbadoras... É quando percebe que seu invento ultrapassou as fronteiras entre vivos e mortos. O aparelho faz uma ponte com o além. Rubens então reúne amigos e decide explorar o invento – afinal, quem não gostaria de contatar com algum ente querido que se foi? Se aperfeiçoado, o aparelho pode torná-los milionários. Mas quem disse que o controle das comunicações estaria nas mãos dos vivos? O grupo se vê encurralado quando as mensagens agradáveis dão lugar a um contato agressivo, perigoso, vindo de seres inconcebíveis para a mente humana. Como se tivesse aberto uma espécie de portal, aquele que seria a invenção do século começa a promover um caos nas vidas do grupo, sinalizando o seu poder destruidor.

"Entre mundos" é o primeiro livro da nova série do autor Rodrigo de Oliveira, em parceria com as ilustrações de Pedro Ivo.
Narrado em terceira pessoa e composto por 18 capítulos + epílogo, o enredo gira ao redor de Rubens, um adolescente muito inteligente que sofre uma perda brutal e repentina. Por conta disso, Rubens se distancia da mãe e vai viver em outra cidade para cursar a faculdade e trabalhar. Sua afinidade com eletrônicos, em especial celulares, faz com que ele tente criar um celular com partes de outros aparelhos em seu tempo livre, um projeto "divertido". Mal sabia Rubens que ele iria abrir uma porta para o mundo dos mortos. E que eles e seus amigos pagariam um alto preço por conta disso...


Tânia, André, Jonas e Paulo são os amigos de Rubens, e com quem ele divide sua descoberta. O grupo acredita que compartilhar com o mundo essa tecnologia seria algo positivo, poder dar alívio emocional tanto aos vivos como aos mortos. E se eles conseguissem ao mesmo tempo faturar com isso, não seria algo ruim, certo?
Rubens é muito jovem, mas suas atitudes são bem maduras para sua idade. Não apenas pelo fato de que ele estuda e se sustenta, mas também por sua personalidade um pouco mais introspectiva e séria. Em alguns momentos da leitura, é fácil esquecer sua idade.
Tânia é uma jovem que sabe o que perda significa. Ela veste sua armadura diariamente para afastar todos. Para Tânia, se apegar a alguém é sofrer. Ela e Rubens se conhecem por vários anos, e Rubens sabe o quanto a vida tem sido difícil para a amiga.


Jonas é um jovem com uma crença religiosa forte e acredita que eles estão mexendo com o desconhecido, e que nada de bom pode vir disso. Afinal de contas, ter acesso ao mundo dos mortos pode alterar tudo o que conhecemos. Questões filosóficas e religiosas começam a ser levantadas: Existe céu? O inferno? O que acontece quando morremos? 
"Tânia sempre fora uma pessoa com grande sensibilidade. Era o tipo de garota que pressentia quando algo de ruim estava prestes a acontecer. Ao longo da vida, já havia visto sombras, ouvido vozes e tido experiências desse tipo. Ela soube, no momento em que ouviu a primeira daquelas vozes, que o que havia ali não era uma brincadeira." (p. 80)
Paulo é o cético do grupo, aquele que desafia qualquer crença já estabelecida. Para ele, a ideia de se comunicar com os mortos é inconcebível. Afinal de contas, a morte é o fim de tudo, certo?
André é o empreendedor do grupo. É jovem, tem dinheiro e vê uma oportunidade única com o aparelho de Rubens. 
Mas essa não será uma jornada fácil. Para vender, será necessário replicar o aparelho, o que se mostra uma tarefa árdua. Só que isso não é tudo: os mortos tem seus próprios planos e nem todos estão de acordo com essa comunicação entre os mundos. E pense bem: nem todos os vivos vão gostar disso também, já que possuem segredos obscuros que só os mortos sabem...


O enredo é muito bem escrito e desenvolvido. Conforme a história vai evoluindo, o autor Rodrigo de Oliveira traz explicações instigantes e personagens que despertam a curiosidade do leitor, além de nos deixar ansiosos pelo que irá acontecer a seguir. O autor trabalha suspense, drama, romance em cima de temas como religiosidade, fé, ganância entre tantos outros.
A Faro Editorial realizou um trabalho espetacular na obra. A edição está linda, a revisão está impecável e deixa com um gostinho de quero mais!
"- Continuem trabalhando. Milhares de pessoas estão contando com vocês. Esse aparelho acendeu uma luz de esperança para muitos dos nossos. Se for possível popularizar isso, incontáveis famílias poderão se reencontrar, mesmo que através do telefone." (p. 141)

Nenhum comentário

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.