Resenha: Partidas e Chegadas -Trish Doller

 


SinopseHá pessoas que surgem em nossas vidas quando mais precisamos... outras ficam para sempre em nosso coração. Por meses, Anna e o noivo programaram a viagem de suas vidas... mas a morte trágica dele interrompe todos os sonhos. Anna se sente perdida por um bom tempo, até que reúne forças para recomeçar. E sua primeira decisão é seguir com os planos daquela viagem, sozinha. Mesmo com as memórias tristes e um trajeto desafiador, Anna embarca em um veleiro numa aventura quase perigosa, encarando os próprios receios e ignorando os temores de seus amigos. Depois de uma noite de navegação arriscada, ela percebe que não vai conseguir realizar a viagem sem ajuda. Então, contrata Keane, um marinheiro profissional, que passou por momentos difíceis e estava apenas seguindo com sua vida. À medida que se distanciam do continente, ambos têm a oportunidade de se abrir, de lidar com o passado... Talvez fechar a porta que os manteve paralisados permita que tracem uma nova rota ― uma nova chance.


A história gira ao redor de Anna Beck, uma jovem que dez meses antes teve que lidar com a perda repentina do namorado. A dor é tão intensa que até o presente momento ela não consegue lidar, então ela decide fazer uma viagem de barco. Mas não é uma viagem qualquer, é a viagem que Ben (o namorado que faleceu) planejou por três anos, fazendo diversas anotações na rota.

E é nesse momento que o livro se inicia. Com Anna zarpando no Alberg. Ben Braithwaite era um jovem que lutava contra demônios interiores. A vida era muito difícil para ele, e cada dia era uma batalha a se vencer. Porém, Anna o amava incondicionalmente e é nessa viagem que ela tem a oportunidade de extravasar todos os seus sentimentos, relembrar e viver algumas memórias, algumas delas doces e outras, dolorosas. Mas navegar sozinha não é fácil e em pouco tempo ela vai se dar conta de que precisa de ajuda e acaba contratando Keane Sullivan.

“O Ben era assim. Ele não tinha malícia, não fazia joguinhos. Ele era sempre sério e doce, e, desde o começo, me deu seu coração por inteiro.” (p. 23)

Keane sabe tudo sobre perda. Ele luta diariamente para provar que o seu sonho não morreu. E a viagem com Anna pode dar início a novos sonhos e reviver os antigos. Será que duas almas em sofrimento podem ter chance de se curar?

“Partidas e chegadas” é uma história delicada sobre o luto e a superação. Sobre a oportunidade de segundas chances e de ser capaz de confiar novamente.

O enredo é muito bem construído e as paisagens descritas são belíssimas, assim como as pessoas que os protagonistas vão encontrando no caminho. A escrita é sensível ao mesmo tempo que traz uma sensação de alento durante a leitura.
“Na carta de despedida, ele me disse que eu era sua razão de viver. Então, por que eu não fui o bastante?”(p. 12)

Nenhum comentário

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.