Resenha: Para sempre - F. T. Lukens

 
Sinopse - Um casamento precisa acontecer para que a estabilidade do reino seja mantida. Mas e se o pretendente não aceitar o pedido? Depois de salvar o reino de um imperador tirano, Arek é convencido por seu melhor amigo, Matt, a se tornar rei temporário até que a legítima herdeira do trono possa ser resgatada e assuma o poder. No entanto, ao chegarem ao local de seu cativeiro, eles descobrem que a princesa estava morta há muitos anos, então Arek precisa escolher rápido um cônjuge antes de fazer dezoito anos ― ou logo terá o mesmo destino: ser assassinado. Num universo de magia, poder, encontros tão divertidos quanto catastróficos e os desafios de governar um reino, o romance surge de forma natural, forjado em sentimentos mais profundos. E com um cronômetro sobre suas cabeças, Arek e Matt farão inúmeras descobertas... porque algumas vezes o amor só precisa de um empurrão do destino.

“Para sempre” é narrado em primeira pessoa por Arek, um adolescente protagonista de uma profecia que faz com que ele e seu melhor amigo Matt iniciem uma longa jornada e encontre novos e peculiares amigos pelo caminho.

A profecia diz que Arek irá vencer o Perverso, um governante tirano que faz uso da magia para propagar o mal e reinar através do medo.

Acompanhado de Matt, o mago; Bethany, a barda; Sionna, a guerreira; Lila, a dedos leves e Rion, o protetor, Arek finaliza uma longa jornada ao derrotar o Perverso. E aí fica a grande questão: o que fazer depois?

Enquanto o grupo procura pelo herdeiro de direito, alguém precisa usar a coroa temporariamente e Arek é o escolhido. Infelizmente, eles não faziam ideia que o peso da coroa é maior do que cuidar de um reino e seus habitantes e pode até mesmo ser mortal....


Como vocês podem imaginar, nada saí como planejado e Arek vai perceber que não será possível se livrar da coroa tão facilmente. Na verdade, Arek precisará se casar antes de completar 18 anos de idade ou...
“Meus dedos formigaram e olhei para a minha mão segurando o punho da espada em meu quadril. Com a boca seca, a ergui e olhei através da palma da mão.” (p. 165)
Com essa constatação, o enredo começa a se desenvolver entre muitos momentos cômicos e trapalhadas e também por receios e angústias.

A história é um romance leve e fica claro desde o início para o leitor que uma única conversa direta e sincera resolveria todos os problemas. Porém, vale ressaltar que os protagonistas são jovens, e que no caso de Arek e Matt, se conhecem praticamente por toda a vida. Então, como que alguém se declararia para seu melhor amigo sem medo de arriscar perder tudo o que conhece? São esses receios, associados com a falta de maturidade emocional (que 99% dos jovens possuem) que transformam o enredo em uma saga cheia de altos e baixos.
“Matt estava com medo de que meu sentimento por ele arruinasse nossa amizade?” (p. 106)
Temos também o fato de que nenhum deles tinha a intenção de ficar muito tempo no reino após a profecia, muito menos se tornar o rei. Eles não sabem sobre governar e deixam isso muito claro desde o início.

Além do romance, “Para sempre” é uma história que fala sobre o autoconhecimento, as verdadeiras amizades e o amadurecimento precoce diante de adversidades. Tudo isso em um tom leve e divertido, o que torna a leitura tão fluida que o leitor nem ao menos percebe quando chega ao final.

Cada personagem traz uma característica especial que enriquece a história. Um ponto interessante no enredo é que F. T. Lukens criou personagens que amam livremente, independente do sexo ou raça. Não há rótulos.
“Ele acenou com a cabeça e saiu caminhando a passos largos, me deixando parado no centro da sala do conselho vazia e me perguntando como de repente eu estava completamente sozinho.” (p. 49)
O trabalho da Faro Editorial, desde a escolha da capa é simplesmente espetacular!

Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/3UtwkM0

Nenhum comentário

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.