Resenha: Erik Stronffor: o trono de Lostherne - MFLB Marins

 

Sinopse - Esthoryum fora invadida pelos Zorths, que se apossaram de Lostherne e dizimaram o reinado dos Stronffor no dia em que o herdeiro do trono seria apresentado ao mundo. O caos havia sido instaurado, pois os Zorths, depois de terem dominado os homens, começaram a atacar todas as outras raças de Esthoryum, espalhando a guerra pelo restante do mundo. Teriam morrido todos da corte real? O que acontecera ao herdeiro? Lostherne teria chegado ao fim? Suspenses, intrigas, batalhas, magias e poderes são alguns dos elementos que compõem esta surpreendente e fascinante narrativa. É só chegar e conferir.

Conforme a sinopse explica, o reino de Lostherne foi invadido pelos Zorths, o que causou um grande caos e dividiu os povos. Infelizmente, todos acreditam que não há mais herdeiros reais vivos, o que deixa a situação dos homens ainda mais confusa.

Dentro desse cenário conhecemos um jovem de 17 anos de idade chamado Erik, que vive com seus pais adotivos e 5 irmãos em uma fazenda em Wacthymor. Como todo o reino está sob a opressão dos Zorths, a vida daqueles que sobreviveram não é nada fácil.

Após alguns eventos, Erik é informado sobre sua família biológica e precisa ir embora da fazenda rapidamente. Tudo acontece rapidamente, mas o protagonista logo percebe que tem um papel muito importante a desempenhar para trazer a paz novamente à Lostherne.

Então, temos início a uma verdadeira jornada de herói. Erik é acompanhado por Lambert, o pescador/ caçador e Asthrion, uma grande águia branca com as pontas das asas pretas e bicos e garras douradas, que irão apresentar o protagonista à Groew, um mago que irá guiar Erik, Lambert e todo o seu futuro clã.

É nesse momento que o leitor percebe que está se envolvendo em uma fantasia fantástica. O autor nos apresenta a povos incríveis, como elfos, anões e dragões, além de incluir elementos como profecias e descrições detalhadas das terras que esse grupo irá percorrer.
“Não era o seu reino que eles tentavam tomar; não eram nas suas famílias que eles roubavam crianças com capacidade em magia para se tornarem iguais a eles, fazendo todos os tipos de atrocidade na busca pela dominação...”

Erik é um protagonista carismático, jovem, porém determinado, apesar de obviamente estar inseguro sobre o futuro. Ele é um personagem honrado, que tenta viver defendendo o que é correto, mesmo que tenha dificuldades ou receio. Erik também é um rápido aprendiz, com um coração de ouro.

Lambert é um homem mais quieto, falando nos momentos certos e dando orientações. Temos também o Groew, um mago que claramente tem um passado rico em histórias (que na minha opinião, poderia gerar um livro). Ao avançarmos na trama, somos apresentados a mais personagens que vão ganhando espaço e protagonismo na história, como Sebastian, Hardre III, Myrinah e Iesther.

Fica difícil resumir cada um dos personagens que vamos conhecendo sem soltar um spoiler, mas fica claro que cada um deles tem uma missão pessoal a cumprir, algo a provar, seja para si mesmo ou para os outros. Mesmo não descrevendo em detalhes cada um desses personagens, ressalto que a dinâmica entre Lambert e Asthrion é hilária. Eu nem vou mencionar os dragões (só dessa vez), porque uau! Suas aparições são sempre impactantes!

Cada um desses personagens traz uma personalidade única e acrescenta camadas a trama principal, sem tornar a história enfadonha ou arrastada. Como se isso não bastasse, temos as descrições dos locais, como Ichicarro, a floresta de Erederemor e a Cidade do Crime. Cada local descrito é como se fosse um outro personagem, com características únicas e personalidade marcante. O leitor imediatamente percebe o “clima” de cada local e como isso afeta o humor dos personagens (temos locais mais sombrios e quietos, outros mais violentos e por assim vai).

Vale ressaltar que, apesar de ser uma fantasia, o autor explora assuntos sociais relevantes, como a corrupção (que observamos claramente ao conhecer a resistência dos homens) e a aceitação (observada na história do Sebastian).
“Seu poder era tão incomensurável que ele desprezava todos os outros seres de Esthoryum. ”
Não é apenas os Zorths que representam um problema para esses personagens. Temos Vormidan e os Nórdrogos, assim como Reumer e Diname Pay. É essa construção das várias camadas da sociedade que dá profundidade ao enredo. Não se trata apenas de uma batalha do bem contra o mal, mas do caráter de cada indivíduo e de como cada um reage diante de uma situação desafiadora.

“Erik Stronffor: o trono de Lostherne” é uma história complexa, mas ao mesmo tempo de fácil leitura, com personagens fortes, carismáticos e marcantes. O enredo é muito bem construído, com momentos de tensão mesclados com situações de conexão entre os personagens. É uma leitura imperdível!
“Agora, eu lhe peço: acredite em você, não tenha medo de nada. Aceite o seu destino, assim como eu passei a aceitar o meu. ”

Para comprar o e-book pela Amazon, acesse: https://amzn.to/3RWuFwi

Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/3CVPDXU

Nenhum comentário

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.