Resenha: Agora esse é o nosso mundo - Erik J. Brown

 
Sinopse - Em busca de proteção e segurança, eles se encontraram. Lutando para sobreviver em um mundo pós-apocalíptico, Andrew está ferido, faminto e se depara com Jamie, que o abriga. Uma praga mortal matou a maior parte da população, incluindo todos os que já amaram. Se este novo mundo lhes ensinou alguma coisa é que para sobreviver precisam confiar um no outro, mas algo na história de como Andrew chegou ali não está se encaixando, adicionando um perigo que pode custar suas vidas. Quando uma ameaça ronda o lugar em que habitam, eles fogem e logo Jamie começa a sentir algo mais que amizade por Andrew, trazendo outra camada de medo e confusão a uma jornada já bastante tumultuada. Para sobreviver, os dois terão que enfrentar as consequências de suas ações e encontrar coragem para lutar juntos pelo futuro que desejam. Em meio ao caos do fim do mundo, apenas uma coisa parece certa: a atração que sentem um pelo outro.
“Agora esse é o nosso mundo” é um romance ambientado em um mundo pós-apocalíptico. Os protagonistas são dois adolescentes que infelizmente já passaram por maus bocados devido à realidade em que se encontram. Enquanto que Andrew é um andarilho que já viu muitas atrocidades pelos caminhos que percorreu, Jamie é um jovem que vive em uma cabana isolada graças a sua mãe, que quando percebeu que a situação estava piorando, decidiu se refugiar com o filho em um local bem abastecido.

Conforme a sinopse explica, Andrew está ferido quando se depara com a cabana, e é surpreendido pela gentileza de Jamie (porque vamos ser sinceros, o pior do caráter de muitas pessoas aflora em situações perigosas) em ajudá-lo a se recuperar. Os dias vão passando e os dois vão diminuindo a solidão um do outro com conversas e piadas, a camaradagem de se ter outra alma viva ao redor, quando sentimentos vão começando a surgir.

Vale ressaltar que os dois são jovens, tímidos (cada um à sua maneira) e muitos inseguros e até mesmo desconfiados, já que a situação de fim do mundo não incita confiança. Mas apesar de tudo isso, a dinâmica dos dois consegue ter certa leveza e momentos de ternura.


Só que Andrew tem um segredo e um destino em mente e por mais que gostaria, não pode ficar para sempre na cabana com Jamie. É quando a peregrinação da dupla começa e os dois vão descrevendo locais e pessoas que conhecem pelo caminho. Como vocês podem adivinhar, nem todo mundo que cruza o caminho da dupla tem boas intenções e infelizmente, eles vão ter que aprender a sobreviver, custe o que custar.

Apesar de ser um romance, o foco do enredo não é exatamente esse, e sim no comportamento humano de uma forma geral, a forma como as pessoas atuam diante das adversidades: você irá esquecer princípios como empatia, solidariedade e generosidade ou vai atropelar a todos para sobreviver?

A história é muito bem construída e traz personagens secundários que muitas vezes fazem aparições breves, mas que ensinam lições valiosas à dupla e aos leitores. O enredo também nos ensina a aprender com nossos erros e a perdoar a si mesmo, pois muitas vezes somos nossos piores carrascos.

A construção dos protagonistas é muito bem elaborada. Andrew e Jamie tem personalidades que se complementam muito bem e a sua dinâmica é repleta de ternura (não apenas de forma romântica, mas também humana). 

Nenhum comentário

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.