Resenha A Batalha dos Mortos - As Crônicas dos Mortos # 2 - Rodrigo de Oliveira

Sinopse - Ano 2018. À passagem de um planeta próximo da órbita da Terra, o que era para ser um dia de festa... Pessoas do mundo inteiro prepararam-se para um espetáculo astronômico mas o evento se transforma num pesadelo. Um dia após à maior aproximação do planeta, um imenso calor sobrevêm e 2/3 de todas as pessoas do mundo transformam-se em zumbis. Em São José dos Campos, um grupo cria um centro de refugiados para milhares de pessoas não infectadas. Eles reuniram condições de sobrevivência com água, alimentos e criaram uma grande fortaleza. Agora dedicam-se a encontrar outros focos de resistência e ajudar peregrinos do grande apocalipse. Eles não sabem, mas essa pode ser a maior comunidade de vivos na face da Terra. No entanto, próximo a eles, uma outra resistência - perversa e potente - também cresce. Um grande Comando do Exército é tomado por criminosos do presidio de segurança máxima de Taubaté. Eles resistiram aos zumbis, escravizaram outros humanos e, fortemente armados, se tornam uma ameaça letal à comunidade vizinha. Uma batalha está para acontecer. Um cerco para salvar vidas. E em meio a isso, inúmeras histórias de pessoas vivendo em situações-limite, muito além da sua imaginação.
"A Batalha dos Mortos" é o segundo livro da série As Crônicas dos Mortos. Composto por introdução + 09 capítulos, a história tem como foco central (além dos zumbis, é claro), a história de Isabel.
Para aqueles que leram o primeiro livro, perceberam que um grupo de presos haviam escapado. Acontece que duas facções, uma delas, liderada pelo psicótico Emmanuel, e outra pelo Canino dividem um complexo, onde Emmanuel e sua trupe são os líderes, e seu reinado é de puro terror. Eles capturam pessoas que estão tentando sobreviver para trabalharem como escravos e as mulheres são constantemente violentadas. Entre essas mulheres, está Isabel, que tem algumas peculiaridades muito interessante.
Isabel é uma personagem forte, mesmo que ela mesma não perceba isso. Desde o seu nascimento, a sua vida foi uma constante batalha e apesar de todo sofrimento ela não desiste. Então ela decide escapar do complexo e acaba encontrando o grupo de Ivan e Estela, lá do condomínio Colinas. 
Esses dois, que tem como objetivo salvar o máximo de vidas possíveis estão tendo alguns desentendimentos sobre como liderar o grande grupo formado. Aqui o autor faz uma reflexão sobre os tipos de liderança e o leitor fica apreensivo, torcendo para que Ivan mantenha-se honrado e bom e não se torne um tirano.
Outros personagens serão inseridos na trama. Eles irão demonstrar que ainda existe esperança ao mesmo tempo que descobertas científicas realizadas pelo Dr. Oscar indicam que existem diferentes tipos de zumbis, o que pode mudar de maneira definitiva a abordagem pela sobrevivência.
Uma história de zumbis, mas que fala de esperança, recomeços, amor, família, lealdade. Personagens fortes, impactantes que representam as diversas facetas do comportamento humano.
Existem alguns errinhos de digitação, como na página 150 (quote abaixo), mas nada que interferisse na leitura.
"Entreolharam-se por alguns instantes e depois de beijaram. Sorriram, ambos saboreando aquela cumplicidade que era tão lendária quanto as proezas realizadas pouco menos de um ano antes." (p. 150)

Confiram as resenhas dos livros anteriores:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.