Resenha Star Wars: Estrelas Perdidas - Jornada para Star Wars: O Despertar da Força # 2 - Claudia Gray

Sinopse - Ciena Ree e Thane Kyrell se conheceram na infância e cresceram com o mesmo sonho: pilotar as naves do Império. Durante a adolescência, sua amizade aos poucos se transforma em algo mais, porém diferenças políticas afastam seus caminhos: Thane se junta à Aliança Rebelde e Ciena permanece leal ao imperador. Agora em lados opostos da guerra, será que eles vão conseguir ficar juntos?Através dos pontos de vista de Ciena e Thane, você acompanhará os principais acontecimentos desde o surgimento da Rebelião até a queda do Império de um jeito absolutamente original e envolvente. O livro relata, ainda, eventos inéditos que se passam depois do episódio VI, O retorno de Jedi, e traz pistas sobre o episódio VII, O despertar da Força!


A trama se inicia oito anos após a queda da Velha República, onde o Império Galáctico domina. Narrado em terceira pessoa, o livro tem dois personagens: Thane Kyrell e Ciena Rae, duas crianças com oito anos de idade e habitantes do planeta Jelucan.
A família Kyrell faz parte da elite do planeta. Oris Kyrell é o patriarca, um homem violento e egocêntrico. Para ele, a imagem é tudo, pois preserva o nome da família. 
A família Rae, por sua vez, faz parte dos descendentes da primeira leva de colonização de Jelucan. Eles vivem no vale, de forma simples e tem como conceitos fundamentais em suas vidas a honra, a honestidade e o valor da palavra.
O leitor acompanha esses dois jovens por vários anos. Eles sonham em ser pilotos e acabam sendo aprovados na Real Academia Imperial em Coruscant, a escola mais prestigiada do Império. Apesar das diferenças de criação, os dois se tornam melhores amigos e se apoiam mutuamente em cada etapa da vida.
Os conflitos começam a surgir quando Thane e sua personalidade questionadora não concorda com as medidas violentas para combater os rebeldes. 
Por sua vez, Ciena tem uma fé cega em seus líderes e com a sua criação se baseando na honra e na palavra.
A autora trabalho muito bem na dissonância das personalidades dos protagonistas. Eles são tão opostos que na maioria das vezes se complementam, mas conseguem frustrar o leitor pela sua teimosia e ações radicais. Os personagens secundários vão ganhando espaço conforme os anos vão passando. É o caso de Ved Foslo, Nash Windrider, Kendy Idele e Jude Edivon, quatro outros jovens idealistas, que da mesma forma que os protagonistas, acreditam estar melhorando o mundo que vivem.
A história se desenvolve em cima desse conflito, mas também apresenta a eterna batalha entre o Império e a República. O livro traz alguns personagens já conhecidos dos fãs da franquia, como o Lorde Vader e o Comandante Skywalker.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa é linda e chama a atenção.

6 comentários

  1. Oi!
    Esse é um livro do universo Star Wars que quero muito ler, gostei da historia e principalmente que ela apresenta a batalha entre o Império e a República, podendo ler sem assistir aos filmes !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, tudo bem?
      Dê uma chance a Star Wars, você vai amar!
      Bjkas

      Excluir
  2. Amo quando os livros são baseados em filmes, quero muito ler Star Wars para ver se é TUDO isso que falam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Fernanda, tudo bem?
      Eu gosto de Star Wars. Dentro de toda a ficção ele debate temas sociais interessantes ;)
      Bjkas

      Excluir
  3. Não assisti os filmes nem li os livro mas minha curiosidade é imensa quando se trata de Star Wars, adorei a resenha do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emanoelle, tudo bem com você?
      Fico feliz em saber que gostou da resenha ;)
      Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou.
      Bjkas

      Excluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.