Resenha O Despertar do Lírio - Flores da Temporada # 2 - Babi A. Sette

Sinopse - Lilian Radcliffe é uma jovem viúva e está feliz com sua vida isenta de emoções. Culpa do luto que não larga? Lilian jurou fidelidade ao marido no leito de sua morte. Paralelo a isso, conhecemos Simon Thorn, homem frio e libertino, dono da maior casa de jogos de Londres. Ele está a um passo de realizar seu plano de vingança contra o culpado pelo título de assassino que recebera anos atrás. O problema é que o canalha está morto e ele terá de usar a sua viúva recatada a fim de atingir seus objetivos. De um lado, ela precisa manter sua honra intacta; de outro, ele quer seduzi-la e desmoralizá-la. No entanto, Lilian nunca se sentiu tão vulnerável e atraída por um homem. E Simon, por sua vez, demonstra reações ao lado dela das quais nunca imaginara ter. A vingança e a honra se abalam quando nasce entre ambos uma paixão incontrolável. Mas, para ficarem juntos, terão de enfrentar segredos e mágoas profundas, um castelo trancado há seis anos, palco de uma morte misteriosa e, sobretudo, encarar os fantasmas do passado que assombram suas consciências.
CONTÊM SPOILERS DO PRIMEIRO LIVRO

Em "A promessa da Rosa", Kathelyn foi a protagonista e contou ao leitor as desventuras que sofreu, principalmente nas mãos do primo Rafael. Em "O Despertar do Lírio", sua irmã Lilian será a protagonista.
Narrado em terceira pessoa, a trama começa em junho de 1845 durante a cerimônia de casamento de Kathelyn, a duquesa de Belmont na Igreja St George. Lilian está contente por sua irmã, que finalmente encontrou o seu final feliz. Mas o que muitos não percebem é que Lilian, aos seus 22 anos de idade, teve uma vida sem muitas emoções. Lilian casou-se aos 16 anos de idade com o primo Rafael Radcliffe, único herdeiro do viscondado de Wheymouth. Após o escândalo envolvendo Kathelyn, casar-se com o primo foi sua salvação, ainda mais porque ela não sabe a verdade sobre o passado do marido. Lilian sempre foi a comportada da família e seu recato ganhou fama mesmo durante a sua viuvez, onde é vista pela sociedade como um modelo ideal. Seus passatempos são bordar, administrar a propriedade e cuidar de seu filho, além do seu prazer secreto: pintar.
Lilian recebe um pedido de ajuda de Caroline Bowmer: afastar sua filha Anabele de Joe Landscape, o professor de música da jovem. Para isso, ela precisa passar vinte dias no campo, em South Yorkshire, na casa de lady Marfleet, em Easton House.
O que a jovem não faz ideia é que ela é vítima de um plano de vingança de Simon, o "barão assassino" e sua amante, Lady Anne Stone. Simon é um viúvo que tem uma dívida a cobrar de Rafael. Mas como ele está morto, Simon decide vingar-se da viúva Lilian. E que vingança seria melhor do que arruinar sua reputação?
O que Simon não esperava é que Lilian não é apenas uma senhora rígida e formal da sociedade. Ela é doce, engraçada, sarcástica e extremamente meiga. E inocente. Nunca soube dos pecados do marido e o seu casamento foi mais uma formalidade do que um relacionamento. Nunca se apaixonou ou viveu fortes emoções, muito menos foi arrebatada por um homem. Isso até conhecer Simon.
Simon é um homem amargo por conta do seu passado. Seus relacionamentos são superficiais e ele é temido pela sociedade. Mesmo temido, por conta de seu título, a sociedade é hipócrita o suficiente para aceitá-lo, mas pelas suas costas, o crucifica.
Lady Stone é outra personagem que se destaca. Sendo doze anos mais velha do que seu amante, ela é uma mulher vingativa e possessiva, mesmo sendo casada. Não se importa em quantas vidas irá arruinar desde que consiga o que desejada.
A química entre Lilian e Simon é estonteante. Os dois se complementam de forma arrebatadora e conseguem ressaltar as melhores qualidades um no outro. O romance entre os dois vai amadurecendo conforme o tempo. Lilian vai aprendendo a ser mais ousada e Simon a se preocupar mais com os sentimentos da companheira.
Além desse incrível romance, a autora faz uma crítica sobre o papel da mulher na sociedade da época. As mulheres são vistas como propriedades dos maridos e qualquer deslize cometido é visto como motivo para expulsão. Esses temas foram abordados também no primeiro livro, mas se intensificaram com a discussão da violência física, o que traz uma nova camada de complexidade na trama.
Em "O Despertar do Lírio" temos o retorno dos personagens do primeiro livro que trazem seus próprios dramas e alegrias para o leitor. 
A escrita da autora Babi A. Sette é deliciosa, fluida e encantadora. Seus personagens são complexos, com personalidades ricas e apaixonantes. O enredo foi bem desenvolvido, demonstrando o amadurecimento não apenas do romance, mas de cada um dos personagens apresentados na obra.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um ótimo trabalho. Na revisão foram encontrados apenas três errinhos (nas páginas 53, 59 e 90). O livro ainda conta com um mapa no início do livro e no início de cada capítulo temos o desenho de flores de lírio. Cada capítulo também apresenta trechos do diário da Lilian, que vão desde a sua juventude até os dias atuais. A capa é simplesmente espetacular e por si só chama a atenção do leitor.
A obra ainda conta com um bônus: o primeiro capítulo de "Não me esqueças", o terceiro livro da série flores da temporada!
"- É claro que deve - levantou o filhote até a altura dos olhos. Se defendia usando um cachorro minúsculo de escudo. - Como pode dizer não a uma criatura irresistível?- É impossível - ele sussurrou e percorreu seu corpo de cima a baixo com um olhar cheio de uma preguiça maliciosa". (p. 77)

38 comentários

  1. Eu já li A Promessa da Rosa e mal posso esperar para ler a continuação... Amei a sua resenha!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita, tudo bem com você?
      Fico feliz em saber que gostou da resenha ;)
      Bjkas

      Excluir
  2. Estou bem ansiosa pra começar a leitura do primeiro livro, vi a resenha e gostei muito mesmo. Rafael Radcliff me fez imaginar o Harry Potter (?) hahaha. Parabéns pela ótima resenha ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, tudo bem com você?
      Fico feliz em saber que gostou da resenha e espero que realize em breve a leitura.
      Bjkas

      Excluir
  3. Oi Carol.
    Não li o primeiro livro então não li a sua resenha na íntegra para não pegar nenhum spoiler. Só o fato de você ter favoritado o livro dá para perceber que ele realmente é bom.
    Fiquei contente em saber que personagens do primeiro livro também aparecem nesse livro. Eu gosto quando os autores colocam os personagens anteriores nas continuações, pois assim ficamos sabendo o que anda acontecendo com eles.
    A capa é realmente lindíssima e é bom saber que não há muito erros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela, tudo bem com você?
      Concordo com você. Quando se trata de uma série gosto de quando os protagonistas dos livros anteriores aparecem e interagem.
      Bjkas

      Excluir
  4. Olá.
    Ainda não tive o prazer de ler nenhum dos dois livros, mas gostei das sinopses. Sua resenha está ótima e fiquei bem curiosa pra saber o desenrolar dessa história. A capa está linda. Já na minha lista de desejados. Obrigada pela dica. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, tudo bem com você?
      Espero que realize a leitura dessa série e se encante com ela como eu fiz.
      Bjkas

      Excluir
  5. Amei o tema abordados na obra, como o papel da mulher é importante, a autora parece fazer uma grande crítica ao machismo, deve ser lindo ver como duas pessoas com seus próprios problemas e objetivos se completam tão bem, a capa está linda e a narrativa parece ser um ponto alto da história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Fernanda, tudo bem com você?
      A autora tem uma escrita deliciosa e uma percepção muito intrigante do cenário de época.
      Bjkas

      Excluir
  6. Oi Carol, obrigada pela resenha. Amei conhecer sua impressão da história e dos personagens. Fico muito feliz que tenha gostado do romance. Obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi, tudo bem com você?
      Amei seus livros (li todos até o momento) e já estou na expectativa pelo próximo.
      Bjkas

      Excluir
  7. Oi!
    Li o primeiro livro dessa serie da Babi A. Sette e adorei a historia, assim que soube desse livro fiquei doida para poder ler e lendo a resenha gostei muito da historia principalmente por poder rever os personagens do primeiro livro mas a Lilian ao longo da resenha foi me conquistando, achei essa trama bem interessante e com certeza irei ler esse livro !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, tudo bem com você?
      A Lilian realmente vai amadurecendo. O fato de ter sido protegida a vida inteira e de não ter tido controle do seu futuro fez com que ela se encaixasse nos padrões da sociedade, até o momento em que começa a esticar as asas.
      Bjkas

      Excluir
  8. Olá, Carol.
    Não conhecia a autora e nem suas obras. E confesso que não gostei muito do enredo, por se tratar de um livro de época.
    Romances de época não me agradam muito, e mesmo esse tendo um enredo um pouco diferente do que estamos acostumados ver mundo a fora, não me interessa muito só pelo fato de ser um romance e se passar no século XIX.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia, tudo bem com você?
      Bom, estarei torcendo para que nos próximos posts tenhamos algo que combine mais com seu gosto literário ;)
      Bjkas

      Excluir
  9. Já li muitos comentários positivos sobre os livros da autora Babi A. Sette, para começar a capa deste livro está muito bonita, e a história parece ser muito boa, ainda mais que adoro livros do gênero de romance de época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariele, tudo bem?
      A escrita da autora é deliciosa e tem uma grande sensibilidade. Espero que realize a leitura e venha nos contar sua opinião.
      Bjkas

      Excluir
  10. Olá Carol! Parabéns pela resenha... amei! Já estava louca pra ler o livro, agora fiquei ainda mais... essa série ta cada vez mais perfeita! Obrigada por aguçar ainda mais minha curiosidade por esse livro lindo da maravilhinda <3 da Babi... bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirian, tudo bem com você?
      Fico feliz em saber que gostou da resenha. Muito obrigada!
      Bjkas

      Excluir
  11. Amo todos os livros da Babi A. Sette e o despertar do lirio ja esta ganhando o meu coração.
    Parabéns amei a sua resenha.

    ResponderExcluir
  12. Livro lindo! A Babi arrasa sempre! o/ já estou na expectativa do próximo rsrsrs =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iany, tudo bem?
      Também estou na expectativa pelo próximo.
      Bjkas

      Excluir
  13. Quando leio uma serie sempre crio expectativas pelas continuações, especialmente quando o primeiro livro é muito bom, então eu torço para que o segundo não me decepcione. Posso dizer que fiquei muito feliz que isso aconteceu com "O despertar do lírio" a historia não deixou nada a desejar, pelo contrario ele foi perfeito. Repleto de amor, do jeitinho que eu gosto :D Ansiosa por "Não me esqueças" <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Faby, tudo bem com você?
      Eu não fiquei decepcionada pela continuação e torço para que você também não fique ;)
      Bjkas

      Excluir
  14. Como você bem disse ,a escrita da Babi é delicioa e encantadora , impossível não se apaixonar pela delicadeza das suas palavras.
    Parabéns pela resenha.



    www.emcadapágina.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, tudo bem com você?
      Fico feliz em saber que gostou da resenha. Muito obrigada.
      Bjkas

      Excluir
  15. O livro merece favorito mesmo, é o único que li da autora e já amei a escrita dela.
    Fico curiosa pra ler os próximos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, tudo bem?
      O livro é maravilhoso, não é mesmo?
      Bjkas

      Excluir
  16. Esse livro está no topo da minha lista de "Preciso comprar". Ele é tão lindo na capa que o conteúdo não poderia ser diferente, segundo todas as resenhas que vi até hoje. Espero não demorar ler essa belezinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maisa, tudo bem com você?
      Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou dele.
      Bjkas

      Excluir
  17. Estou ansiosa para ler esses livros. A historia parece ser surpreendente, afinal Simon espera que Lilian seja uma outra pessoa e quando a conhece vê que não é nada daquilo que esperava. E Lilian não sabe sobre o que o marido fez no passado para Simon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bem?
      Espero que leia em breve essa série e venha nos contar o que achou.
      Bjkas

      Excluir
  18. Ai meu Deus... Eu li a resenha, li os quotes, e já surtei de novo!
    Eu li, e já quero reler!!
    Amo as cenas do casal, as cenas com o filho da Lilian, e o crescimento da relação, o amadurecimento.
    Eles se redescobriram ao se encontrar.
    Louca de ansiedade esperando o terceiro livro.

    ResponderExcluir
  19. Parabens pela resenha! O livro é realmente sensacional! A Babi tem esse jeito de nos transportar para o século passado a cada virada de página. Eu amei! Super recomendo!

    ResponderExcluir
  20. Amei a resenha. Foi uma das melhores leituras que realizei neste ano. Louca para ler o próximo! *-*

    www.livrosemrabisco.com

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.