Resenha O velho vestido de noiva - Ana Ferrarezzi


Sinopse - Amélia se depara com uma devastadora notícia. Seu marido, o homem a quem se dedicou inteiramente durante trinta anos, pediu divórcio. Sem saber como prosseguir com sua vida, e aguardando que um milagre venha lhe dar uma direção, ela leva o seu vestido de noiva para uma reforma. Então, no meio do caminho, depara-se com um desdobramento inesperado. Fábio é dono de um bistrô famoso no Recreio, Rio de Janeiro. Desde seu traumático divórcio, abraçou uma vida solitária. Até se deparar com Amélia no ateliê de sua irmã, Letícia. Apesar de intrigado com a tristeza exposta nos olhos da bela mulher, manteve sua rotina. Então, ao caminhar pela rua, esbarra em seu desdobramento inesperado. Um livro intrigante, criativo, que acompanha com sensibilidade a transformação na vida desses dois personagens.


A história é narrada em terceira pessoa e gira em torno da protagonista, Amélia de Souza Magalhães. Amélia, como muitas mulheres, está em um casamento há trinta anos, onde sua principal função é atender aos desejos do marido, o advogado Murilo. Após anos deixando seus próprios desejos de lado, o marido pede o divórcio para viver com a amante, Cláudia.
Amélia não tem experiência profissional, pois viveu a maior parte da sua vida como dona de casa. O marido demonstra-se "generoso" oferecendo um apartamento e uma boa quantia em dinheiro. Mas essa generosidade é mais como um tapa na cara de Amélia, depois de tanta dedicação e empenho.
Ela decide trilhar seu próprio caminho, começando por reformar o seu vestido de casamento, que está guardado, sem brilho e empoeirado.
O vestido nada mais é do que um paralelo que Amélia realiza de sua vida. Algo que era novo, brilhante e esplendoroso e que, com o tempo, foi colocado de lado, esquecido em um canto e deixado para trás.
Então a protagonista decide procurar uma costureira recomendada pela sua irmã mais nova, Sandra.
Sua irmã Sandra é também sua melhor amiga, mas não a apoia na empreitada. Para Sandra, ficar com o que é seguro, mesmo que isso leve a alguma falta de amor-próprio é a melhor solução. Por conta disso, além de lidar com a própria dor, Amélia precisa lidar com a falta de apoio de quem mais precisa.
Mas é no Ateliê de Letícia que Amélia tem uma mudança de vida. Lá, ela esbarra com Fábio, irmão de Letícia e dono do bistrô La Norma. Ele, como a Amélia, também já sofreu em relacionamentos e não está procurando nada novo, apesar de sentir-se sozinho. Quando o caminho dos dois se cruza, algo especial acontece: uma conexão tão rara e espontânea que acalenta o coração de ambos.
Assim, Amélia vai trabalhar no bistrô e com o passar do tempo, aprenderá que existem recomeços que valem a pena acreditar.
Como uma boa obra dramática, nem tudo são flores. Percalços irão surgir no caminho de ambos e eles terão que trabalhar a confiança, a fé e o amor. 
"O velho vestido de noiva" é uma obra repleta de sentimentalismo que irá prender a atenção do leitor da primeira a última página. 
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um bom trabalho. A capa combina bem com o enredo. 


12 comentários

  1. Oi, Carol.
    Adoro esse tipo de livro que trata de 'volta por cima'.
    Não sei ainda se vou conseguir ler esse, mas anotei a dica!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?
      É o tipo de história de superação mesmo.
      Bjkas

      Excluir
  2. Não conhecia esse livro, mas é sempre bom conhecer novos livros na literatura nacional, lendo um pouco mais sobre a história do livro na sua resenha, achei bem interessante, então, futuramente pretendo ler este livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariele, tudo bem?
      Realmente é sempre bom conhecer obras nacionais novas ;) Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou do livro.
      Bjkas

      Excluir
  3. Oi Carol.
    Achei perfeita a analogia do vestido com a vida da Amelia!
    O enredo de "O velho vestido de noiva" é interessante e, como eu adoro romances e estou a procura de títulos nacionais, fiquei com muita vontade de lê-lo.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela, tudo bem?
      A autora realmente fez uma ótima analogia e se pararmos para pensar, todos passamos por situações semelhantes a da protagonista.
      Bjkas

      Excluir
  4. Amo de livros que tratam de temas como superação e traição, realmente hoje em dia muita gente coloca a felicidade dos outros acima de tudo e depois se decepcionam.. me interessei pela obra, a narrativa parece ser excelente, a capa é maravilhosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Fernanda, tudo bem com você?
      Realmente, atualmente as pessoas desvalorizam certas coisas importantes. Uma pena...
      Bjkas

      Excluir
  5. Olá, Carol.
    Gostei bastante do enredo do livro. É um tema que é a realidade de várias mulheres por aí e acho que um tema pouco abordado no cenário literário, o que me deixou bastante curiosa pra conhecer a obra.
    Por se tratar de um tema delicado, acredito que a carga emocional que venha com o livro seja grande, mas algo esperado e fácil de lidar depois.
    Vou procurar saber mais sobre a autora e essa obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia, tudo bem com você?
      Realmente, a traição e a desvalorização dos casamentos é uma realidade de várias mulheres.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  6. Oi!
    Gostei muito dessa historia que me surpreendeu, achei bem interessante o assuntos que o livro aborda, principalmente as reflexos que ele acaba nos fazendo e esse recomeço que a Amélia tenta, fiquei bem curiosa para saber mais sobre essa historia e se tiver oportunidade quero ler !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, tudo bem com você?
      É uma obra realmente interessante e espero que você tenha a oportunidade de realizar a leitura e venha nos contar sua opinião.
      Bjkas

      Excluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.