Resenha Sangue e Mentiras - Six of Crows # 1 - Leigh Bardugo


Sinopse - A OESTE DE RAVKA, ONDE GRISHAS SÃO ESCRAVIZADOS E ENVOLVIDOS EM JOGOS DE CONTRABANDISTAS E MERCADORES… …fica Ketterdam, capital de Kerch, um lugar agitado onde tudo pode ser conseguido pelo preço certo. Nas ruas e nos becos que fervilham de traições, mercadorias ilegais e assuntos escusos entre gangues, ninguém é melhor negociador que Kaz Brekker, a trapaça em pessoa e o dono do Clube do Corvo. Por isso, Kaz é contratado para liderar um assalto improvável e evitar que uma terrível droga caia em mãos erradas, o que poderia instaurar um caos devastador. Apenas dois desfechos são possíveis para esse roubo: uma morte dolorosa ou uma fortuna muito maior que todos os seus sonhos de riqueza. Apostando a própria vida, o dono do Clube do Corvo monta a sua equipe de elite para a missão: a espiã conhecida como Espectro; um fugitivo perito em explosivos e com um misterioso passado de privilégios; um atirador viciado em jogos de azar; uma grisha sangradora que está muito longe de casa; e um prisioneiro que quer se vingar do amor de sua vida. O destino do mundo está nas mãos de seis foras da lei – isso se eles sobreviverem uns aos outros.


"Sangues e mentiras" é o primeiro livro da série Six of Crows, a nova série da autora Leigh Bardugo. A obra é dividida em seis partes e narrada em terceira pessoa. 
A primeira parte, chamada de "Negócios Sombrios" apresenta a história de Joost, um guarda que é apaixonado por Anya, uma grisha curandeira. Ser um grisha é basicamente ser um escravo, uma pessoa obrigada a prestar serviços de acordo com suas habilidades: cura, moldar metais, mexer com a mente e assim vai. 
"Durante a guerra civil de Ravka, muitos Grishas tinham fugido da luta e oferecido seus serviços a Kerch, tornando-se servos sob contrato sem perceber que haviam essencialmente vendido sua liberdade". (p. 52)
A trama se passa inicialmente em Ketterdam, uma cidade dominada pelos Mercadores. Bom, pelo menos na superfície, pois o submundo é dominado por gangues com habilidades excepcionais e é em uma delas, que a trama irá focar. Em Ketterdam existem locais destinados a jogatina e outros prazeres, locais onde os homens mais respeitáveis abrem mão de suas inibições e exploram seus desejos mais profundos...

Kaz Brekker é o líder dos Dregs. Com uma mente ágil e uma reputação aterrorizante, ele defende o território e negocia com mãos de ferro com os concorrentes, mesmo que isso custe a vida de alguém. Kaz é um personagem complexo, que tem alguns traumas a serem resolvidos  e um grande desejo de vingança. Seus relacionamentos são extremamente impessoais, até mesmo com os colegas Dregs. Ninguém consegue saber o que ele está pensando ou o que irá fazer em seguida.
Acontece que Kaz recebe uma proposta de trabalho irresistível e precisa montar uma equipe para invadir a Corte de Gelo e resgatar um prisioneiro. Só que ninguém nunca conseguiu essa proeza antes e aqueles que tentaram, nunca retornaram...
A equipe é formada pelo novato Wylan, um jovem privilegiado que tem um passado conturbado; Jesper, o especialista em armas dos Dregs, mas que tem um probleminha com álcool e jogos; Nina Zenik, uma grisha sangradora; Mathias Helvar, um druskelle e Inej, uma jovem conhecida como "a Espectro" pois consegue passar despercebida em todos os lugares.
Esses seis jovens irão ter a aventura de suas vidas. Da invasão de uma prisão, a uma viagem em alto mar e uma caminhada torturante, esse grupo terá que colocar suas desavenças de lado e lutar como um grupo para sobreviver.
É uma trama que contêm aventura, traições, manipulações, planos mirabolantes e personagens inteligentes e perspicazes. Cada um dos protagonistas tem seus sentimentos e receios explorados. Suas inseguranças pessoais, seus passados sombrios e as dúvidas sobre esse trabalho.
Leigh Bardugo presenteia os leitores com uma obra espetacular! Os personagens são complexos e imperfeitos, o enredo é alucinante e muito bem construído e as peculiaridades de cada povo e local são muito bem detalhadas. "Sangue e mentiras" é um livro excepcional que deixa o leitor ávido para ler a continuação.
O trabalho da Editora Gutenberg está impecável. Existem inúmeros detalhes internos que enriquecem ainda mais a obra e a capa está maravilhosa!




6 comentários

  1. Achei incrível o enrendo, um mundo cheio de personagens com características fortes e magia. Bem interessante a aventura e espero ler essa saga um dia.

    ResponderExcluir
  2. Acho que eu não leria esse livro, mas acho que essa aventura daria um bom filme!

    ResponderExcluir
  3. Oiee,
    Eu não tinha ouvido falar do livro, parece ser muito bom, gosto de personagens inteligentes, e a trama parece ser bem trabalha, irei dar uma chance a leitura.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Descobri esse livro há pouco tempo e me apaixonei pela premissa. Adoro esse gênero e o enredo está fascinante. Estou muito ansiosa para ler. Sua resenha está perfeita e me motivou mais ainda para fazer a leitura logo, logo! Capa linda! Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ola.
    Fiquei curiosa com esta série desde que li o nome "Crow" no título. O enredo cheio de personagens me lembrou GoT.
    É uma série que tenho curiosidade, mas não tenho pressa em ler.

    ResponderExcluir
  6. Estou muito ansiosa por essa leitura. Capa linda. Com certeza será mais uma série de sucesso. Amei a resenha. Beijos.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.