Resenha Morte Lenta - Gibson Vaughn # 1 - Matthew FitzSimmons


Sinopse - Dez anos atrás, Suzanne, uma garota de 14 anos, simplesmente desapareceu sem deixar qualquer vestígio. Filha do então senador Benjamin Lombard, agora poderoso vice-presidente dos EUA, o caso continua sem solução e se transformou numa obsessão nacional. Para Gibson Vaughn, renomado hacker e mariner, trata-se de uma perda pessoal. Suzanne era como uma irmã para ele. No décimo aniversário do desaparecimento da garota, o ex-chefe de segurança de Benjamin Lombard pede a ajuda de Gibson para realizar uma investigação secreta e entrega a ele novas pistas. Assombrado por memórias trágicas daqueles dias, Gibson acredita ter agora a chance de descobrir o que realmente aconteceu. Utilizando as suas habilidades, já em suas primeiras pesquisas descobre uma rede de múltiplas conspirações em torno da família Lombard e se depara com adversários poderosos – e perigosos – que farão qualquer coisa para silenciá-lo. Ao mexer no vespeiro, novas informações e personagens vêm à tona, a identidade de Gibson é revelada, tornando-o igualmente vulnerável. E enquanto navega por essa teia perigosa de fatos, ele precisa estar sempre um passo à frente se quiser descobrir a verdade… e se manter vivo.

"Morte Lenta" é o primeiro livro da série Gibson Vaughn, nome do protagonista. O livro é dividido em Parte I - Virgínia, Parte II - Somerset e Parte III- Geórgia e narrado em terceira pessoa.
A sinopse explica bem a premissa da história, que gira ao redor de Suzanne, uma jovem de 14 anos que desapareceu sem deixar vestígios. Completando quase uma década desde o seu sumiço, a mídia está em polvorosa e volta a passar na televisão o vídeo do último momento em que Suzanne foi vista: comprando algumas besteiras em um posto de gasolina em Breezewood, na Pensilvânia. Tal vídeo deixou a polícia e os federais malucos, pois graças a esse vídeo, fica evidente que Suzanne não foi sequestrada e sim que fugiu de casa. A questão é:  por que Suzanne tornou-se um ícone e sua história é tão explorada? A resposta é cruel, mas simples: Suzanne era uma garotinha branca de família rica, e seu pai era um senador.
Gibson Vaughn é um ex-fuzileiro naval, divorciado e com uma filhinha de seis anos de idade e que atualmente enfrenta dificuldades para conseguir um emprego. Rever o desaparecimento de sua Ursa o deixa transtornado, afinal Gibson e Suzanne cresceram juntos e eram como irmãos. O pai de Gibson era o braço direito do Senador Benjamin Lombard e sendo criado apenas pelo pai, Gibson passava mais tempo na casa do senador do que em sua própria casa.
Quando Gibson era adolescente, em um ato de rebeldia, ele hackeou e divulgou documentos importantes e acabou indo para julgamento. A partir desse momento, seus laços com a família Lombard foram cortados e pouco tempo depois, Suzanne sumiu. 
Agora, Gibson é recrutado por George Abe, ex-chefe de segurança do atual Vice Presidente Benjamin Lombard para trabalhar na Abe Consulting, a empresa que ele abriu após se desvincular do pai de Suzanne. O caso: descobrir finalmente o que aconteceu a jovem e ter um desfecho que vem amargurando a vida de muitas pessoas.
A história mescla passado e presente, onde Gibson relembra sua infância, os momentos divididos com Suzanne e até mesmo o seu casamento e divórcio. A perspectiva altera entre os personagens, que vão contando um pouco sobre as suas vidas e ambições.
Gibson é um homem atormentado pelo passado. Não é apenas o desaparecimento de Suzanne (apesar de ser um dos fatores principais), mas também a história de seu próprio pai e suas ações passadas. Todo esse ressentimento guardado torna Gibson um homem prestes a implodir.
Uma dessas perspectivas é a de Benjamin Lombard, um homem ambicioso e implacável, que tem como objetivo de vida se tornar o homem mais poderoso do mundo.
Temos também alguns funcionários de Abe, Jenn Charles, uma mulher que foi do exército e da CIA e que sofreu um episódio traumático, seu parceiro Dan Hendricks, um ex-policial que está sempre resmungando e Mike Rilling, diretor de tecnologia da informação da empresa, além do próprio Abe. Cada um desses personagens contribui muito com a construção do enredo, pois exibem seus próprios tormentos e arrependimentos.
A trama é espetacular, pois envolve não apenas o desaparecimento de uma jovem, mas também um complexo enredo político, repleto de reviravoltas e traições e aborda temas polêmicos da sociedade.
O destaque do livro é Suzanne, que mesmo sendo apresentada aos leitores através das perspectivas de outros personagens, é uma jovem que surpreende a todos por sua força interior.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho.
"Feita a partir de uma câmera localizada atrás da caixa registradora, a sequência mostrava o interior do infame posto de gasolina em Breezewood, na Pensilvânia. O vídeo causava tanto impacto nas pessoas porque poderia ser uma cena comum ocorrida em qualquer lugar ou cidade, e com a sua filha. Em sua totalidade, a silenciosa sequência do vídeo de segurança era uma melancólica homenagem à mais importante garota desaparecida dos Estados Unidos - Suzanne Lombard." (p. 09)
Para comprar ou livro, acesse: http://amzn.to/2p7WdG2 

6 comentários

  1. Achei a historia um pouco complicada sou um pouco difícil de entender as historias que envolvem pistas e enigmas, mas a historia é boa acho que vale a pena a leitura e descobrir o que acontece com a protagonista.
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  2. Desde que soube desse livro,tenho muita vontade de lê-lo.
    Adoro tramas cheias de mistérios,dramas e uma boa investigação para desvendar o tão falado mistério.
    Mas confesso que na maioria das vezes nem chego perto de acertar o desfecho. Mas prefiro assim! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol.
    Esse é o tipo de livro que estou procurando!
    Adoro tramas bem elaboradas assim! Obrigada pela dica!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Carolina!
    Adoro livros que trazem passado e presente e onde as personagens tem voz durante o livro e não vemos apenas um ponto de vista, podemos ler vários o que torna o livro mais interesante.
    “Preferi sempre a loucura das paixões à sabedoria da indiferença.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da premissa, amo livros com tema mais de investigação e todas as reviravoltas que têm <3

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carol!!
    Já estou de olho nesse livro desde o lançamento simplesmente adorei a premissa dele!! Estou muito curiosa com todo o mistério que o livro têm!!
    Bjoss

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.