Resenha Amor Para Um Escocês - Escândalos e Canalhas # 2 - Sarah MacLean


Sinopse - Lillian Hargrove viveu sozinha por anos, reclusa, ansiando por amor e companhia. Desiludida de que todos os seus sonhos pudessem um dia se tornar realidade, a mais bela jovem da Inglaterra se envolve com um artista libertino e mentiroso, que promete amá-la para sempre e implora para que ela pose como sua musa para um escandaloso retrato. Encantada pelo carinho e pela admiração que recebe dele, Lily aceita a proposta e se entrega de corpo e alma ao homem mais falso de Londres, mas fica exposta para toda a Sociedade, tornando-se motivo de piada e vergonha. A jovem, entretanto, não esperava que um bruto escocês, recentemente intitulado Duque de Warnick e nomeado seu guardião, atravessasse a fronteira da Inglaterra para impedir que a ruína a alcançasse. Warnick chega em Londres com um único objetivo: casar sua protegida – que é bonita demais –, transferindo o problema para outra pessoa, e, em seguida, voltar à sua vida tranquila na Escócia, longe daquele lugar odioso que é Londres. O plano parece perfeito, até Lily declarar que só se casaria por amor, e o duque escocês perceber que, aparentemente, há algo naquele país que ele realmente gosta…
A trama é narrada em terceira pessoa e tem início em 1829, quando Alec Stuart, o senhor do Castelo de Dunworth na Escócia é informado que herdou o título de Duque de Warnick após sucessivas mortes bizarras de seus antecessores.
"Dois marqueses. Seis diferentes condes e baronetes. Um cavalheiro proprietário de terras e seus três filhos. Um vigário. Um capitão de navio. Um chapeleiro. Um criador de cavalos. E um duque. Perdidos em uma sucessão de tragédias que incluiu, mas não se limitou a, um desastre de carruagem, um acidente de caça, um roubo com consequências trágicas, um afogamento no Tâmisa, uma gripe com resultado infeliz e um incidente bastante perturbador com um pássaro." (p. 11)
Apesar de herdar uma fortuna que poderia comprar um pequeno país e um título cobiçado, Alec não quer nada a não ser ficar o mais longe possível da Inglaterra. Afinal, é o local onde seus piores pesadelos aconteceram. Então Alec decide que o melhor é ficar na dele, quietinho em seu castelo. E isso dá certo. Por cinco anos...

Abril de 1834...
Lilian Hargrove é uma jovem de 23 anos que ficou sob a tutela do Duque de Warnick desde os 11 anos de idade. Filha do administrador do duque original, Lilian ficou presa entre a criadagem e a alta sociedade. Por conta disso, tornou-se deslocada, sozinha e infeliz. Quando houve a sucessão de duques, ela se tornou invisível para o seu tutor também. Sem ser apresentada formalmente à sociedade britânica, Lilian passeou pelos salões despertando o desejo dos homens por conta da sua beleza extraordinária e a inveja das mulheres. Porém, o que ninguém percebia, era sua vontade de ter uma família, alguém para abraçá-la e estar ao seu lado. Derek Hawkins viu sua vulnerabilidade e se aproveitou disso. O promissor artista usou sua solidão contra ela e declamou milhares de declarações de amor e prometeu casamento. Mas o que fez foi humilhá-la publicamente diante de toda a alta sociedade britânica...
"Em sua solidão, Lily se acostumou a ser invisível. Por isso, quando Derek Hawkins reparou nela - quando a fitou com a força plena e deslumbrante de seu olhar -, a moça se apaixonou no mesmo instante." (p. 17)
Quando Alec recebe uma carta de seu advogado informando que sua pupila está envolvida em um escândalo, fica furioso. Primeiro, ele não sabia que tinha uma pupila. E depois, isso faria sua ida à Inglaterra obrigatória.
A primeira impressão entre os dois não é promissora. Alec é bruto demais, ríspido demais e parece um selvagem gigante. Lilian por sua vez está humilhada, ressentida e magoada com o abandono de seu tutor, mas ainda tem ímpeto o suficiente para desafiá-lo e contestar suas ordens.
Alec fica impressionado com a beleza de Lilian e está decidido a resolver o problema o quanto antes para poder voltar à Escócia. Infelizmente, a situação não é fácil e ele precisará da ajuda de alguns velhos amigos, como o Marquês de Eversley e Duncan West (personagens do livro Cilada para um Marquês). 
Enquanto enfrenta seus demônios pessoais ao estar na Inglaterra, Alec precisa lidar com a atração crescente que sente por sua pupila.
Lilian está determinada a fazer as coisas do seu jeito e tem uma personalidade forte o bastante para enfrentar o seu tutor. Alec não está acostumado a ter alguém o desafiando. Em seus 34 anos de vida, ele construiu sua fama através do medo, mas aparentemente Lilian não o teme.
Juntos e contando com a ajuda inusitada de alguns velhos e novos amigos, Alec e Lilian terão que achar uma forma de lidar com o Escândalo e tentar salvar a reputação da jovem.
Além do Marquês de Eversley e de Duncan West, as ilustres Irmãs Perigosas tem uma presença marcante no livro, causando risos e momentos hilários, que incluem até mesmo um vestido canino inédito.
Alec a primeira vista é rude, bruto, mas ao conhecermos sua história percebemos que isso é uma máscara para proteger sua vulnerabilidade. Seu passado é repleto de tristeza e ele tem problemas de auto estima por conta disso. 
A interação entre Alec e Lilian é emocionante. Não se trata apenas de atração física, e sim como se os dois entendessem profundamente a dor do outro. É muito bonito de se ler esses momentos.
Um detalhe importante é que a própria protagonista discute o papel da mulher na sociedade (assunto que pode ser transportado para a sociedade atual), o fato de existir duas medidas. Enquanto ela tem sua reputação é arruinada, a de Derek é enaltecida, apesar de que ele a tenha enganado desde o começo.
"Amor para um escocês" é um livro repleto de emoções e fala não apenas do romance entre um homem e uma mulher. Discute amizades, o companheirismo, o papel da mulher na sociedade e a liberdade sexual do indivíduo. É uma obra rica e completa, com personagens complexos e apaixonantes.
Em relação à revisão, diagramação e layout, a Editora Gutenberg realizou um trabalho excepcional. 
"- Às vezes eu me perguntava se algum dia tocaria outra pessoa de novo. Se algum dia eu seria amada.  - Lily se voltou para Alec e ele viu a sinceridade em seus olhos. - Hawkins fez com que eu me sentisse amada." (p. 137)
Para comprar o livro pela Amazon, clique aqui

Confiram a resenha dos livros anteriores:


8 comentários

  1. Oi Carol ;)
    Amei saber que você favoritou *-*
    Pra mim acho que essa é a capa mais linda de livros de época que já vi! Ainda não li o primeiro volume, mas logo logo irei, estou tão ansiosa! Amo romances de época!
    Que bom saber que Alec e Lilian tem uma interação incrível, e que o livro fala sobre vários assuntos legais, não só o romance do casal!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Primeiro que eu amo romance de época, segundo que essa série é super divertida e deliciosa de ler :)
    Ei fiquei com uma pena de Lillian, coitada. Sempre em busca de um amor e alguem para cuidar dela; enquanto isso, Alec é tudo que a Escócia representa, bruto e lindo kkkkkk adoro escoceses !!
    Adorei a presença de personagens de outros livros e outra série também, chega bateu uma saudade. Eu acho mesmo que todo mundo deveria ler, porque que é lindo e apaixonante, é sim, hahaha.
    Beijooos

    ResponderExcluir
  3. Eita Carolina!
    Parece que é um livro cheio de intrigas e muitas surpresas.
    Fiquei com dó de Lilian ter sido enganada e humilçhada, e bem orgulhosa por ela não se entregar e responder a tudo com altivez.
    Quero ler para poder acompanhar o desenrolar de todo esse romance que promete muito.
    “A única sabedoria que uma pessoa pode esperar adquirir é a sabedoria da humildade.” (T. S. Eliot)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Queria conhecer a escrita da autora e essa historia me pareceu uma ótima oportunidade para isso só não sei quando vou poder mas espero que em breve.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Já tinha lido uma resenha do livro da autora é já comecei a amar a história romântica dela. Apesar do livro ser bem diferente, um romance de época me faz querer ler e conhecer um pouco da personagem feminina que por mas ser humilhada ela demostrar ter sentimento é claro que o Alec irá se apaixona pouco a pouco por ela e isso é incrível. Já quero ler!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!
    Achei atrativa a história do livro, com o casal principal estancando os sangramentos um do outro, no sentido figurado. Interessante a inserção do machismo daquela época, mostrando como, ainda hoje, vemos esse tipo de coisa na nossa sociedade.
    Fiquei curioso para ver como Alec e Lilian farão para resgatar a reputação da moça.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Gostei do ritmo da história, possui todo o humor, romance e a paixão dos livros da Sarah, adorei os personagens e o final foi tão gratificante, que eu queria ir reler o livro imediatamente.

    ResponderExcluir
  8. Aqui não gostei da Lilly, se Alec não fosse um personagem tão incrível, teria abandonado. Vale tb a abordagem dos temas que dirigem o desenrolar da história, após certa fase, Lilly se encontra e para de se portar como uma adolescente, e eu a aceito como companheira de Alec. Embora não acredite que ela seja muito merecedora daquele escocês todo, rsrsrs.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.