Resenha O Enigma do Chifre - Tronos & Ossos # 2 - Lou Anders

Sinopse - Depois de atravessar florestas e desertos gelados para salvar Thianna, Karn precisará viajar montado num réptil voador até Castelurze, aprender a jogar um novo jogo chamado Aurigas, decifrar o Enigma do Chifre e enfrentar misteriosos elfos. Todos estão atrás do Chifre de Osius, um antigo artefato com poder suficiente para mudar o mundo. Mas com facções rivais de elfos, anões rebeldes, exércitos em guerra e mantícoras devoradoras de gente no caminho, Karn não sabe em quem confiar. Até onde ele será capaz de ir em nome da amizade? A solução deste enigma pode ser fatal.
CONTÊM SPOILERS DO PRIMEIRO LIVRO 
"O enigma do chifre" é o segundo livro da série Tronos & Ossos, que tem como protagonistas os jovens Karn Korlundsson e Thiana. No primeiro livro, esse jovem humano e essa meia gigante se envolveram na busca do chifre de Osius, um artefato capaz de controlar criaturas como os wyvern e até mesmo o temível dragão Orm. Quem tiver em mãos esse artefato pode dominar tantos poderes que pode desequilibrar uma guerra. Porém, os dois protagonistas trabalharam bem juntos e destruíram o chifre.
Karn lidou com a traição no hound de seu pai e aceitou o seu destino como senhor de terras. Agora ele está indo nas negociações com seu pai e jogando Tronos & Ossos, mas também ele se tornou uma lenda, pois qualquer um que enfrente um dragão e consiga viver para contar a história é um bravo guerreiro.
Mas nem tudo é tão fácil quanto parece. Em um dia normal de sua rotina, Karn é sequestrado pela wyvern que os ajudou antes e é levado até Orm, que informa que existe um segundo chifre com as mesmas habilidades. Karn fica surpreso pela notícia, mas deixa claro que não é sua função resgatá-lo. Porém, quando Orm menciona que já pediu a Thiana para realizar a missão e que está desaparecida, Karn deixa tudo de lado para resgatar a melhor amiga.
"Orm ajeitou seu volumoso corpo e, em seguida, estendeu ambas as patas dianteiras. Karn empertigou-se e manteve a Clarão Cintilante estável. O dragão colocou as garras em ambos os lados da espada. Depois fechou os olhos, e Karn ouviu um ronco forte na garganta da criatura. Palavras que ele não reconheceu numa língua que não falava. Era a linguagem secreta dos dragões." (p. 44)
Em paralelo o leitor irá conhecer os Elfos Negros. Um grupo diminuto deles está realizando uma prova final para se tornar parte do Ardil (o grupo de soldados deles), incluindo Desstra. Desstra é habilidosa com armadilhas, poções e é muito veloz, mas não tem a capacidade de ferir desnecessariamente alguém ou abandonar um companheiro. Porém, seu companheiro Tanthal é o oposto dela: oportunista, vil e dissimulado e não irá hesitar em prejudicá-la para se dar bem. Como resultado, Tanthal é aprovado como líder e Desstra está em período probatório em uma missão de campo: recuperar o chifre de Osius e trazer o poder para os elfos negros.
"- Assim como o couro desse réptil, você também é uma aberração. Suas habilidades são muito valiosas para reprovarmos direto. Entretanto, ainda não sentimos que você está pronta para seguir em frente. Portanto, será oferecida a você outra chance. Foi decidido que você não poderá prosseguir." (p. 31)
Para conseguirem alcançar o seu objetivo, eles precisam do jovem que ganhou a fama de lutar com o grande dragão Orm e sobreviver.
Enquanto diversos grupos estão atrás do chifre de Osius, Karn só quer saber de resgatar Thiana, que está em uma grande enrascada. No caminho, Karn irá fazer grandes aliados que irão enxergar sua integridade e honra e até mesmo aprender a jogar um novo jogo, as aurigas. Temos soldados, sociedades secretas, elfos da floresta e tantos outros elementos que o leitor fica boquiaberto com a complexidade de enredo.
A jornada levará os personagens a vários locais, como Castelurze e Gordasha, a capital do império Górdio, mas também ensinará muito sobre a história e os governos, além dos seres que habitam as terras.
Lou Anders mais uma vez trouxe uma história fantástica e de certa forma, ainda melhor do que o primeiro livro, pois conseguiu reforçar aspectos históricos e culturais na obra. Não se trata mais apenas de dois jovens curtindo uma aventura e sim, um grupo de personagens que precisa entender enigmas e compreender a história do seu povo (que já é rodeada de batalhas) para ter uma chance de melhorar o futuro.
Além de todos esses elementos incríveis citados acima, temos criaturas incríveis, ferozes, violentas e brutais como mantícoras, morcegos gigantes, dragões, wyvern e muito mais.
"Antes a um castelo entre as urzes indo,Onde todo o desejo da vida é findo.Por sobre o Carvalho e por baixo do Milho vá.O Chifre silencioso procure lá." (p. 40)
A Editora Jangada arrasou no trabalho editorial. A revisão está impecável, o livro tem mapas que ajudam o leitor a entender as terras visitadas, o início de cada capítulo tem um detalhe especial, existe uma linha do tempo dos impérios no final do livro e as regras para se jogar aurigas. São tantos detalhes especiais que só podemos admirar todo o cuidado com o livro. 


Para comprar o livro pela Amazon, acesse: http://amzn.to/2sEv3Iz


Confiram a resenha do livro anterior: 

6 comentários

  1. Olá,
    A premissa é muito boa, é sempre bom ler livros que haja uma continuação, às vezes fica bem curiosa para saber o que realmente acontecerá depois. A continuação do primeiro é incrível, a trama é super interessante e maravilhosa, tem aquela aventura que você fica elétrica.

    ResponderExcluir
  2. Carolina!
    Estou de olho nessa série, principalmente porque traz seres fantásticos que gosto muito nos enredos e porque toda trama parece bem desenvolvida, bem escrita e nos envolve ao lermos.
    Desejo uma ótima semana!!
    “Terei toda a aparência de quem falhou, e só eu saberei se foi a falha necessária.” (Clarice Lispector)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não se pode negar que o livro é pura aventura ne? Percebi isso desde a resenha do primeiro livro. Fico um pouco confusa com tantas informações, até porque acredito que pra entender mesmo só lendo ne?
    Concordo com você ao falar que está tudo bem caprichado, a editora arrsou mesmo na confecção desse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu tinha lido a resenha do primeiro livro e fiquei encantada e lendo a resenha do segundo livro eu não tenho mais duvida do quanto é bom, a capa mais uma vez linda e a estória uma grande aventura.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Embora goste de livros que tenham essa pegada de aventura e mistérios, essa série não me chama a atenção, acho que por já ter na minha lista alguns livros do gênero, acabo deixando-a de lado, quem sabe mais para frente eu não dê uma oportunidade para ele.

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol ;)
    Li a resenha meio por cima, pois ainda quero muito ler a série e não quero pegar spoilers!
    Adoro livros de aventura assim, com muitos mistérios e dragões, e tenho certeza que será uma leitura muito legal, ainda mais com você dando 5 estrelas.
    E que bom que a editora deixou a revisão impecável e que há ilustrações para situar o leitor, adoro quando fazem isso!
    Bjos

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.