Resenha Star Wars: Império e Rebelião – O fio da navalha - Império e Rebelião # 1 - Martha Wells

Sinopse - Quando Rebeldes se chocam com Renegados, é o Império que pode proclamar a vitória final. São tempos de desespero para a Aliança Rebelde. A perseguição do Império e a escassez de suprimentos vitais estão atrasando a construção de uma nova base secreta no gelado planeta Hoth. Quando mercadores da Orla Média oferecem preciosos materiais, a Princesa Leia Organa e Han Solo lideram uma delegação da Aliança para negociar um acordo. Contudo, quando uma traição força a nave rebelde a fugir para um território controlado por piratas, Leia faz uma chocante descoberta: os ferozes saqueadores vieram de seu planeta natal, Alderaan, recentemente destruído pela Estrela da Morte. Esses refugiados se voltaram ao saque e à pilhagem para sobreviver – e estão endividados com uma armada pirata, que entregaria imediatamente a Princesa Leia para o vingativo Império… se descobrissem sua verdadeira identidade. Lutando contra intensos sentimentos de culpa, lealdade e traição, Leia passa a ajudar seus súditos desvirtuados, mesmo com as forças imperiais cada vez mais próximas de sua nave avariada. Encurralados entre piratas letais e opressores brutais, Leia e Han, junto a Luke, Chewbacca e uma tripulação pronta para o combate, precisam desafiar a morte – ou abraçá-la – para manter a rebelião viva.
A história é narrada em terceira pessoa e se passa principalmente a bordo do cargueiro adaptado Gamble. Logo no início, a princesa Leia e Hans Solo, que estão na Gamble em uma missão para conseguir equipamentos para a nova base, a Echo. Porém, a nave é atacada. Toda essa ação acontece logo nas primeiras páginas e após contabilizar os estragos, sofrer pelas vidas perdidas e pelos feridos é hora de se reestruturar. Leia torna-se a primeira no comando e começa a pensar na possibilidade de um traidor dentro da Aliança Rebelde. Um traidor que passou a localização para o Império. Sorte que a informação foi passada na última hora, pois apenas uma nave surgiu para atacá-los.
"Leia batia com as unhas sobre o console. Se estivesse certa sobre a informação ter chegado ao Império por intermédio da frota da Aliança ou da cadeia de comunicação..." (p. 29)
Porém, mesmo com a nave avariada e com as perdas de integrantes da população, eles tem uma missão a cumprir: encontrar o não tão confiável Kearn-sa'Savit. Para isso a Gamble precisa chegar até a estação Arnot, uma estação localizada em um local perigoso, pois é uma rota de piratas.
Imaginem a surpresa da princesa quando ela descobre que existe uma nave de Alderaan pirateando e com uma tripulação de sobreviventes de seu planeta natal!
Leia é uma personagem perspicaz, que acredita no poder da persuasão e usa seu dom com as palavras para tentar convencer a Capitã Caline Metara e sua tripulação a se aliarem à Aliança Rebelde. Mas a missão não é fácil, quando Leia e Hans descobrem para quem a nave está trabalhando...
"Império e Rebelião – O fio da navalha" é cheio de reviravoltas e traições. O livro tem todos os elementos que os fãs de Star Wars amam: lutas, personagens incríveis, uma princesa Leia destemida e um Hans Solo sarcástico e sagaz. Ainda temos a presença da Millennium Falco, trazendo o Chewbacca, o C-3PO e o Luke.
A interação entre Leia e Hans é divertida, pois temos a impressão de que estão sempre se irritando um com o outro. O enredo foi bem desenvolvido, explicando bem os acontecimentos que vão se desenrolando nas páginas. Vários personagens ganham destaque em determinado momento do livro, como por exemplo, o General Willard, o Kifar Itran, a Sian Tesar e muitos outros.
"- Esperem aqui e não façam nada precipitado.Han ergueu uma sobrancelha.- Defina "precipitado".Leia definia "precipitado" como tudo o que Han fazia." (p. 73)
O livro fala de uma missão específica, mas também traz uma lição valiosa sobre segundas chances e redenção.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um ótimo trabalho. Encontrei apenas um errinho de digitação na página 41, mas nada que interferisse na compreensão do texto. A editora também disponibilizou uma lista de personagens para facilitar o leitor (pois alguns nomes são complicados). O rodapé também tem um selo do Star Wars, que torna o livro ainda mais bonito.

Para comprar o livro pela Amazon, acesse: http://amzn.to/2sTgTmA

Um comentário

  1. Eu só posso dizer que não sei nada desse ambiente de SW. Na verdade, não tenho nenhuma vontade de conhecer. Não sei se é por tanto falarem que eu acabei enjoando sabe? e olha que adoro esses filmes e livros que vêm ambientado na galáxia e tudo mais.
    Acredito que essa saga tenha fãs incontáveis, mas eu não sou um deles. Imagino que tenha gostado da leitura ;)
    Abraços

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.