Resenha Ilusão - Trilogia Os Montenegro # I - Jas Silva


Sinopse - Mariana, a caçula da tradicional e rica família Montenegro, é uma jovem obstinada e competitiva que durante anos foi uma das amazonas mais promissoras de Santa Catarina. Até que, por uma reviravolta cruel do destino, ela se viu obrigada por seus irmãos, Marcos e Isadora, a deixar toda a sua vida para trás: seus sonhos, planos para o futuro e até mesmo Henrique, o homem por quem sempre foi apaixonada. Depois de cinco anos vivendo em Portugal, Mariana fica sabendo que Henrique está noivo da última pessoa que ela poderia imaginar: sua irmã. Após essa descoberta, a jovem decide voltar ao país em uma última tentativa de conquistar o homem que ama e revelar um pequeno segredo. As coisas, porém, não saem como planejado e ela se vê envolvida em um jogo sórdido de mentiras e escândalos. Mariana é forte, mas muito impulsiva. Por sorte, ela tem ao seu lado Guilherme, um amigo de infância que sempre fez de tudo para protegê-la. Traições, segredos desvendados e descobertas inesperadas. Ilusão nos prende do começo ao fim com seus personagens intensos e cenas ardentes.
"Ilusão" é o primeiro livro da trilogia Montenegro, uma família proeminente que mora no sul do Brasil. O livro é narrado em primeira pessoa e as perspectivas alternam entre os personagens.
Esse livro conta a história de Mariana, a caçula dos irmãos. Após conhecer Henrique, o novo diretor financeiro da empresa da família, a jovem alega estar apaixonada por ele e faz de tudo para provocá-lo e chamar a sua atenção. Até que em determinado momento, Henrique acaba satisfazendo os seus desejos e o que Mariana acreditava que seria o seu contos de fadas, torna-se um grande pesadelo.
Marcos, o seu irmão mais velho, a flagra em uma situação comprometedora e Henrique diz que sua irmãzinha o está assediando. Para manter o bom nome da família, Marcos decide mandar Mariana para fora do país, onde ela fica por aproximadamente cinco anos. Quando Mariana recebe a notícia que Henrique está noivo e prestes a se casar com sua irmã Isadora, Mariana decide retornar ao Brasil. O seu retorno trará inúmeros segredos à tona, que colocam em risco o nome da família Montenegro.
Marcos, o irmão mais velho, assumiu o papel não apenas de administrador dos negócios, mas também o de criar Mariana. Acontece que Marcos não é uma pessoa muito amorosa e é controlador ao extremo. Para ele, suas irmãs devem se comportar e fazer exatamente o que ele deseja. Como Mariana sempre foi mais "rebelde", ele tem mais problemas em se relacionar com ela.
Isadora é a irmã do meio e a definição de perfeição. Ela se comporta da maneira certa, atende aos pedidos do irmão e preocupa imensamente com o seu status na sociedade. A imagem é tudo para ela. Mas nos bastidores, ela age de forma fria e cruel com Mariana. Parece ter um desgosto pessoal em relação à irmã mais nova. Ela sente prazer em diminuir Mariana e não fica nada feliz o retorno da caçula ao Brasil.
Mariana não é apenas impulsiva, mas também um pouco iludida e se pararmos para observar, um pouco mimada. As interações que ela teve com Henrique foram mínimas, mas ela passa anos alegando que o amava, sem o conhecer um pouco. Além disso, durante os cinco anos em que esteve em Portugal, seu melhor amigo, o Guilherme, a visitava constantemente, dando apoio e a ajudando sempre que necessário. Mariana, em muitas passagens, se preocupa mais com as suas necessidades do que com as necessidades da única pessoa que sempre esteve lá por ela.
Henrique é um homem cruel e vil, que tem um objetivo em mente. Para ele, estar noivo de Isadora é uma estratégia, mas o retorno de Mariana o deixa excitado com a possibilidade de brincar com a garota.
Guilherme é o melhor amigo dos sonhos de qualquer pessoa. Leal, honrado, inteligente, divertido, dedicado, lindo e bem resolvido. Ele coloca Mariana em primeiro lugar em todas as situações, mesmo quando ele sofre pelas ações da protagonista. 
Existe uma personagem que é pura luz e fofura e que fará o leitor se apaixonar imediatamente. Sua adição é uma bela surpresa e roubará algumas cenas com seu carisma e com o seu carinho. 
A interação entre os irmãos é fria e formal demais, causando certo desconforto. Cada um deles leva uma vida em separado e a vida pessoal de Marcos começa a ser mostrada, deixando alguns indícios sobre o seu próprio livro.
O livro é repleto de reviravoltas, segredos e traições e tem um enredo que desperta o interesse e a cada página, é uma surpresa para o leitor. Porém, existem certos detalhes que levantaram alguns questionamentos. Um deles é a estadia de Mariana em Portugal. Marcos é extremamente controlador e financiava seu estilo de vida. E mesmo assim, em nenhum momento, desconfiou do segredo da irmã caçula. Houve gastos hospitalares, registros médicos e gastos específicos e em cinco anos, ele nunca desconfiou?
A Astral Cultural realizou um trabalho excepcional em relação à revisão, diagramação e layout. Existem vários pequenos detalhes internos que enriquecem ainda mais o enredo. 

Para comprar o livro pela Amazon, acesse: http://amzn.to/2sBWUFp

Confiram a resenha do livro anterior:
* Conto À primeira vista

7 comentários

  1. Nossa que livro mais interessante!! Gostei muito da resenha e estava ansiosa para ler essa resenha desde que vi a resenha do conto dessa Trilogia Os Montenegro. E pelo jeito nesse livros temos muitas surpresas e reviravolta!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Olá !
    Parece ser um livro cheio de ações e reviravoltas !!
    Goatei bastante do enredo do livro mas não é o tipo que costumo de ler, ele tem muito drama para o meu gosto ..

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol.
    Não sei se me animo a ler esse livro. Logo de cara não curti o tipo de escrita da sinopse, o que já me deixa com medo de não curtir a escrita do livro. Depois de ler a sua resenha e saber mais sobre a história, percebi que as chances de eu odiar a protagonistas são enormes, então prefiro deixar passar!!
    Mesmo assim, obrigada pela indicação e pela ótima resenha!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Carolina!
    Serei bem sincera como sempre...
    Um livro com uma protagonista egoísta que pensa apenas em si mesmo, com um protagonista que se interessa apenas em fazer parte da família sem se importar de que forma seja e com uma criança que poderia até ter um papel importante na trama, mas passa todos os momentos de crise, dormindo... Não me atraiu de forma alguma, mesmo que a escrita da autora seja muito boa.
    “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Que livro em!
    Gostei da trama dele, tem uma premissa maravilhosa e ainda mais um romance de época nacional, bem interessante. Gostei do livro e com certeza vou querer conhecer essa família.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu já li a trilogia, e esse é o livro que eu menos gosto, Mariana é muito confusa e egoísta, e o comportamento do Guilherme em relação a ela, me fez não gostar dele, ele a mima demais, o que me prendeu na história são as reviravoltas e mistérios, além dessa personagem que é realmente pura luz com seu jeitinho doce e encantador e o Marcos que eu não sei se amo ou odeio (acho que um pouco dos dois, dependendo do momento).

    ResponderExcluir
  7. Oie nunca li mais parece ser umatrama bem interessante ne ela parece ser bem egoista ne isso me deixa nervosa haaha mais ate que gosto de livros assim talvez eu leia amei a resenha
    beijos obgda pela dica

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.