Resenha O livro das coisas que nunca aconteceram - Ana Luiza Savioli

Sinopse - Harry Darwin deveria ter morrido. E há diversos universos e realidades nas quais tinha mesmo se afogado naquele 8 de outubro, no lago do colégio. Nesta realidade, porém, ele fora salvo. E de uma forma bastante singular: resgatado por um completo estranho, Harry descobre o nome de seu salvador quando seu corpo é encontrado nas dependências do internato, um dia depois: Damon Knight. E agora, ocupando o mesmo quarto que um dia foi de Damon, o irmão mais novo, Matthew, prova que mistérios e segredos rondam todos os Knight. Uma família responsável por curar o tecido da realidade. Por desfazer erros, traçar destinos e fazer a vontade do tempo. Em sua ânsia de entender o dia de sua não morte, Harry acaba envolvido no mistério do fim de toda a existência. O mistério do fim do tempo.

"O livro das coisas que nunca aconteceram" possui 36 capítulos e é narrado em terceira pessoa. O protagonista da história é Harry Darwin, um jovem de 15 anos de idade que estuda na Escola St. Raphael, uma escola elitista e repleta de jovens mimados. Diferente dos outros estudantes, Harry tem uma origem humilde e só estuda na St. Raphael por conta de uma bolsa de estudos, por conta de suas habilidades no pólo aquático.
Por ser um bolsista Harry não tem muitos amigos além dos companheiros de time e mesmo assim, não podemos considerar esse grupo como verdadeiros amigos. Afinal, o único interesse deles é que Harry jogue bem e eles ganhem o campeonato.
Um dia, Harry está se afogando no lago da escola e é salvo por um desconhecido. Mais tarde, ele descobre que esse desconhecido é Damon Knight, um aluno excepcional e muito inteligente, mas que sofre bullying e é severamente visto como uma pária. Pouco tempo depois de ser salvo, Damon comete suicídio e isso mexe profundamente com Harry, que fica sem entender os motivos de ter sido salvo e o que aconteceu com Damon.
"O estômago de Harry deu uma cambalhota. Alguém naquele colégio, muito provavelmente naquela sala, havia surrado e humilhado um garoto cuja mãe havia se suicidado. Uma sensação claustrofóbica cresceu da base de suas entranhas, percorrendo seus poros e explodindo em sua cabeça. Quis fugir daquela escola. Quis fugir daquelas pessoas." (p. 20)
Poucos dias depois, surge em St. Raphael, Matthew Knight, o irmão mais novo de Damon. Assim como seu irmão mais velho, Matthew é automaticamente repelido pelos demais alunos e se mantêm totalmente distante de todos. Seu comportamento é atípico e Harry, dividido entre a obrigação moral e a curiosidade começa a tentar se inserir no cotidiano de Matthew e descobre que o mundo está acabando.
Harry é um personagem que está começando a descobrir sua própria identidade ao mesmo tempo em que precisa lidar com realidades confusas, tanto em seu ambiente familiar quanto na escola, que torna-se o seu novo mundo. A personalidade de Harry foi muito bem desenvolvida, com as dúvidas que a idade traz, os questionamentos que afloram sobre o comportamento observado em casa e na escola e até mesmo sobre a sua própria sexualidade.
O livro abrange inúmeras temáticas, mas tem uma aventura que envolve viagens no tempo e monstros atemporais. Porém, por trás dessa grande fantasia, temos a abordagem de temas relevantes em nossa sociedade como o bullying, o alcoolismo, os conflitos familiares, a aceitação e o amor em todas as formas.
"A criatura guinchou como um híbrido de corvo e cobra e se contorceu. Estava dependurada de cabeça pra baixo numa gosma presa no teto, continuação de suas pernas". (p. 59)
A complexidade do enredo é percebida pela forma que a autora Ana Luiza Savioli insere em um livro voltado para o público jovem temáticas tão delicadas que são abordadas de forma sutil, mas ao mesmo tempo, impactantes.
Em relação a revisão, diagramação e layout foi realizado um bom trabalho. Foram encontrados alguns errinhos de digitação, como por exemplo nas páginas 226,246,247, 279, 299,399, mas nada que interfira na compreensão do texto.
"Então desse livro, tire sua força, e que alguém possa aprender a aceitar a vida amarga - que é amarga, e sempre é, para todos, pois o tempo não é justo - e fazer dela algo mais doce, não ignorando ou tentando fugir do que lhe dói, mas curando cicatrizes. Acima de tudo, saiba apenas que amor nenhum precisa de permissão". (p. 399)
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: http://amzn.to/2xmEJ8K

13 comentários

  1. Carol, gostei da sua resenha. Não conhecia o livro mas achei a história interessante.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do livro. Não tinha lido nada sobre ele e nem conhecia a editora. Ela é nova?

    ResponderExcluir
  3. Nossa, pela capa não fazia ideia de que era um livro que fala de viagem no tempo. Muito legal

    ResponderExcluir
  4. Olá Carol,
    Não conhecia livro e nem autora, mas que legal que é nacional.
    Parece ser uma premissa bem interessante e envolvente e ainda aborda assuntos bem populares nos dias de hoje.
    Gostei da dica.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro mas adorei a sinopse e mais ainda a resenha que foi o que mais me conquistou. História bem diferente, queria entender os motivos do menino, coitado. :(

    ResponderExcluir
  6. Olá !!
    Já tinha lido uma sinopse desse livro mas não estava esperando tanto.
    Ele envolve desde bullying até aventuras e monstros!!
    Fiquei bem intrigada e curiosa com o desfecho!!

    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Olá! Sempre bom conhecer novos autores nacionais, adoro fantasia e viagens no tempo, com uma pitada de mistério, espero ter oportunidade de ler este livro, pois acredito que vou gostar bastante, e o melhor que a autora ainda aborda outros temas mais sensíveis, como relação com a família e bullying, dica anotada.

    ResponderExcluir
  8. Carolina!
    Deve ser uma mistura extraordinária um livro de fantasia com viagem no tempo e monstros, ao tempo que traz temticas importantes, como sexualidade, alcoolismo, bullying e tudo o mais que envolve essa fase da vida.
    Fiquei bem curiosa.
    "...Aceite com sabedoria o fato de que o caminho está cheio de contradições. Há momentos de alegria e desespero, confiança e falta de fé, mas vale a pena seguir adiante..."(Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    adoro livro que misturam fantasia, monstros e viagens no tempo. Fiquei bem curiosa com essa historia e com certeza quero saber mais. Ótima resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    A proposta do livro é muito boa, pois trata de temas importantes e com um enredo bem diferente, viagem no tempo e fantasia. Gostei da indicação e fiquei curiosa! Gostaria de conhecer a escrita da autora.
    Excelente resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu não tinha conhecimento desse livro mas gostei muito da trama dele, tem uma fantasia maravilhosa e ao mesmo tempo aborda temas muitos interessante é que também se passa na sociedade. Amei o livro, com certeza vou querer ler!

    ResponderExcluir
  12. Ainda não conhecia este livro, mas fiquei encantada com a proposta do livro, creio que seja uma leitura enriquecedora e com mistura de gêneros e em suma de leve compreensão.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Carol!!
    Que estória mais legal, acho bem interessante a premissa que a autora desenvolveu nesse livro. Amei tudo na estória e fico muito feliz por que temos muitos talentos nacionais se desenvolvendo atualmente.
    Bjoss

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.