Resenha Deixada Para Trás - Charlie Donlea


Sinopse - Nicole Cutty e Megan McDonald são alunas do ensino médio na pequena cidade de Emerson Bay, Carolina do Norte. Quando elas desaparecem de uma festa na praia em uma noite quente de verão, a polícia inicia uma busca maciça. Nenhuma pista é encontrada e a esperança é quase perdida, até Megan milagrosamente aparecer depois de escapar de um bunker no fundo da floresta. Um ano depois, o best-seller de sua provação transformou Megan de heróina local para celebridade nacional. É uma história triunfante e inspiradora, exceto por um detalhe inconveniente: Nicole ainda está desaparecida. A irmã mais velha de Nicole, Livia, é uma perita forense e espera que em um breve dia o corpo de Nicole seja encontrado e entregue a alguém como ela para analisar as provas e finalmente determinar o destino que sua irmã teve. Em vez disso, a primeira pista para o desaparecimento de Nicole vem de outro corpo que aparece no necrotério, de um jovem ligado ao passado de Nicole. Livia vai até Megan para pedir ajuda, esperando descobrir mais sobre a noite em que as duas foram levadas. Outras meninas também desapareceram e Livia está cada vez mais certa de que os casos estão conectados. Mas Megan sabe mais do que ela revelou em seu livro best-seller. Flashes de memória estão se juntando, apontando para algo mais escuro e mais monstruoso do que sua memória descreve. E quanto mais ela e Livia cavam, mais elas percebem que às vezes o verdadeiro terror está em encontrar exatamente o que você está procurando.
"Deixada para trás" é narrado em terceira pessoa, com capítulos alternando entre o passado (período de semanas antes do sequestro até o sequestro) e o presente. A história vai girar em torno de três personagens: Megan, Nicole e Lívia.
A trama começa no presente, com Lívia. Lívia é uma mulher no final dos vinte anos, irmã mais velha de Nicole (as duas tem uma diferença de idade de dez anos) e no momento está fazendo um curso de especialização em patologia forense. Após um ano do desaparecimento da irmã, Lívia ainda procura respostas para o que aconteceu e espera que um dia, possa usar sua profissão para auxiliar familiares na mesma situação que a sua. É uma mulher inteligente, perspicaz, independente e determinada. O desaparecimento de Nicole marcou sua vida de muitas maneiras e constantemente Lívia se pergunta: "E se...?" E se eu tivesse sido mais presente na vida de Nicole? E se eu tivesse dado mais atenção a ela quando Nicole me ligou? E se...
Em paralelo temos a história de Megan, a outra jovem que foi sequestrada, mas que conseguiu escapar. Megan é a representação da garota da porta ao lado: é bonita, inteligente, envolvida na comunidade e filha do xerife de Emerson Bay. Após seu retorno, Megan tenta de tudo para aparentar normalidade, ser a filha que seus pais conheciam, mas ela voltou mudada. Em uma tentativa de alegrar sua mãe, Megan aceita publicar um livro falando do tempo de cativeiro e de sua fuga, com a ajuda do doutor Mattingly, seu psiquiatra. O lançamento do livro é um sucesso e todos os demais a enxergam como uma heroína, uma sobrevivente que é um exemplo.
Megan é uma jovem extremamente forte. Após todo o martírio que ela passou, tudo o que ela deseja é descobrir o que aconteceu com Nicole e tentar dar uma sensação de normalidade para os pais. Ela também é determinada e não vai sossegar até conseguir as respostas.
Durante sua especialização no Instituto Médico Legal, Lívia acaba recebendo o corpo de um flutuador para realizar a autópsia e descobre que não foi um suicídio como todos imaginavam. A reviravolta acontece quando a identidade do corpo é descoberta e Lívia fica sabendo que Matt (o cadáver) namorava sua irmã na época do sequestro. A partir daí, Lívia se vê obstinada a investigar o verão em que Nicole desapareceu e verá que ela e Megan não foram as únicas vítimas.
Porém, fuçar o passado de Nicole pode ser algo doloroso, pois a jovem não era quem a família esperava. Nicole tinha um lado sombrio e vingativo que é revelado para os leitores através dos capítulos em que retornamos ao verão do sequestro.
Além dessas duas vertentes, o leitor também acompanha a mente doentia que orquestrou os sequestros, o cativeiro de suas vítimas e seus sombrios pensamentos.
O livro é muito bem escrito e tem uma trama que flui perfeitamente. A forma como foi construída a história deixa o leitor apreensivo para ler o que vem em seguida. Os personagens são complexos e intensos, conquistando o leitor desde o início. A trama é impactante e trabalha um tema que é sombrio, tenso e assustador. É uma obra dividida em prólogo e mais seis partes.
A Faro Editorial realizou um trabalho maravilhoso com essa obra. As páginas alteram de cor de acordo com o período que está sendo contado (verão do sequestro e o presente), além de outros detalhes que enriqueceram bastante o conteúdo.

"Essa entrevista só podia incluir os detalhes mais belos. As partes inspiradoras. A fuga heroica, o futuro brilhante e as garotas que, com certeza, seriam ajudadas pelo livro. A entrevista dessa manhã foi uma conclusão do drama de Megan McDonald e tinha de acabar com sucesso. Não podia incluir nenhum elemento desagradável que ainda perdurasse a respeito daquele verão. Sobretudo acerca de Nicole. Nicole Cutty sumira. Essa não era uma história de sucesso." (p. 16)
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: http://amzn.to/2qh0DLQ

22 comentários

  1. Oi!
    Muito tem se falado sobre esse livro, e desde o lançamento vem chamando atenção.
    O fato de deixar o leitor apreensivo é o que mais me agrada, pelo enredo o objetivo do livro deveria mesmo ser esse, minha maior curiosidade é saber o que Megan esconde. Nas outras resenhas que li não vi falando nada que também tinha passagens da pessoa que foi sequestradora, gostei disso. Quero ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, tudo bem?
      O livro tem mais de uma perspectiva, então a narrativa varia e o leitor vai "juntando" as pistas...
      Bjkas

      Excluir
  2. Oi, Carol.
    Terminei de ler esse livro há uns dois dias e ainda estou pensando nele!
    Adorei a trama! Achei ainda melhor que o Garota do Lago!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?
      Eu também achei melhor que o a Garota do Lago, mas no meu caso, acho que foi porque eu gostei mais dessas duas protagonistas rs
      Bjkas

      Excluir
  3. Adorei sua resenha!!! NUnca tinha ouvido falar ou visto alguma resenha deste livro, mas confesso que fiquei bastante interessada !! Esse mistério e suspense que o livro carrega sobre nicole e sobre o que aconteceu com as meninas me deixa muito intrigada, muitas coisas ficaram na minha cabeça, sobre Megan e Nicole, estou doida pra saber como tudo aconteceu, como Megan escapou e Nicole não conseguiu ir junto e quem é esse sequestrador e tals, enfim, o objetivo da sua resenha de nos deixar curiosa e interessada foi atingido com sucesso kkk quero muito esse livro na minha mão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, tudo bem? Fico feliz que tenha gostado da resenha ;)
      Eu não poderia dar spoiler kkk Mas espero que realize a leitura e venha nos dizer a sua opinião.
      Bjkas

      Excluir
  4. Gostei muito de saber que a mente e pensamentos do assassino tbm são apresentados ao leitor
    O livro está cheio de reviravoltas e consigo imaginar bem a confusão da cabeça da Megan e a dificuldade de voltar a vida normal. Estou curiosa para saber o que aconteceu com a Livia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaynara, tudo bem?
      Acho que o mais difícil é que os amigos e familiares tentam voltar a rotina "normal" e esperam que Megan faça o mesmo. Mas honestamente, como algo poderia ser igual para ela?
      Bjkas

      Excluir
  5. Acabei ficando bem curiosa para ler este livro após ler sua resenha.
    Que bom que é um livro bem escrito, e com uma trama envolvente, achei bem legal as páginas alterarem de cor de acordo com o período em que a história está sendo contada, sem dúvidas pretendo ler Deixada Para Trás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariele, tudo bem?
      A Faro Editorial caprichou bastante nesse livro e são esses detalhes que fazem a diferença no produto final.
      Bjkas

      Excluir
  6. Carolina!
    Gosto demais de livros que alternam passado e presente.
    E aqui ainda tem toda a trama dos sequestro e a mente doentia do sequestrador, acoplados a uma escrita que prende o leitor que só quer deixar o livro quando resolver toda a trama, achei fantástico e quero ler.
    Desejo Um ótimo final de semana e Novo Ano repleto de realizações!!
    “Chega de velhas desculpas e velhas atitudes! Que o ano novo traga vida nova, como o rio que sai lavando e levando tudo por onde passa.” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudynalva, tudo bem?
      Achei uma ótima jogada do autor alternar os pontos de vista e os tempos. Deu dinamicidade à história.
      Bjkas

      Excluir
  7. Olá! Já tinha me interessado pelo livro quando ele foi lançado, e sua resenha me deixou mais curiosa para lê-lo, acho que deve ser muito difícil para Lívia descobrir que a irmã não era a pessoa que ela imaginava, ainda mais porque ela esta morta, muito bom que a trama flui, sem muita enrolação, e que mergulhamos também na mente do sequestrador, acompanhando seus pensamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizete, tudo bem?
      Essa é uma das jogadas da história: será que realmente conhecemos aqueles que amamos?
      Bjkas

      Excluir
  8. Oi Carol.
    Esse livro parece muito bom.
    Adorei o fato da narrativa ser alternada entre tempos diferentes e entre personagens diferentes. Bem interessante ter a perspectiva do assassino também. Parece ser o tipo de livro que você só para de ler quando chega ao final.
    Que capricho da editora ter escolhido folhas de cor diferente dependendo do tempo da narrativa. Adorei!
    Já está na lista de desejados.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela, tudo bem? A editora caprichou mesmo. Achei a forma como o autor criou o enredo bem inteligente, pois prendeu a atenção o tempo todo.
      Bjkas

      Excluir
  9. Olá!
    Eu ganhei esse livro e vejo que a trama é bem intrigante e envolvente. Gostei muito dessa história contendo investigação e mistérios, já me deixou bem curiosa.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily, tudo bem? O livro é realmente bom. Espero que leia em breve e nos conte o que achou.
      Bjkas

      Excluir
  10. Gente adorei a resenha que livro interessante eu realmente vou ler ele eu gosto de você assim de teorias sobre personagens e desaparecimentos eu li o livro todas as garotas desaparecidas e eu fiquei louca por mais livros assim então eu realmente tenho que ler este livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, tudo bem?
      Espero que realize a leitura e nos conte o que achou do livro.
      Bjkas

      Excluir
  11. Nossa, parece ser uma história bem intensa e cheia de mistério. Fiquei muito curiosa para saber o que realmente aconteceu e se minhas suspeitas se concretizam kk
    E o trabalho da editora ficou muito bacana, hein? Gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thuanne, tudo bem?
      A editora realizou um ótimo trabalho mesmo.
      Bjkas

      Excluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.