Resenha Nacional Ruínas de Gelo - Fortaleza Negra # 3 - Kel Costa


Sinopse - Uma nova ascensão. Um elo de sangue sem precedentes. Um poder capaz de transformar o mundo. Na última parte da série Fortaleza Negra, Sasha precisa enfrentar as consequências de seus mais recentes atos. A caça aos mitológicos se intensifica e a jovem se torna peça fundamental na batalha que se aproxima. Amor, amizade e lealdade se entrelaçam a cada nova decisão que precisa ser tomada antes que o cronômetro pare de rodar.
CONTÊM SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES

Após a batalha entre Rurik e Mestre Klaus, Sasha e Kurt ficam a beira da morte ao salvarem o Mestre ranzinza. Sasha passa alguns dias inconsciente e quando acorda se encontra na Morada dos Mestres e percebe que toda a cidade está refugiada lá.
Acontece que os mitológicos resolveram apertar o cerco e plantaram bombas por toda a cidade, causando a morte de diversas pessoas, ferindo outras centenas e acabando com o estoque de sangue dos Mestres. Agora, eles precisam fazer de tudo para sobreviver e se reorganizar e Sasha se recusa a ficar de braços cruzados.
Porém, a última aventura dela e de Kurt causaram mais mudanças do que poderiam imaginar. Kurt agora é um Guardião e Sasha está diferente, de uma forma que nem mesmo Klaus consegue compreender. Suas mudanças são visíveis para todos e sua família protetora fará de tudo para manter Sasha mais longe dos Mestres. É claro que Mikhail não irá gostar disso.
O livro é muito bem escrito e trabalha várias vertentes das subtramas que ficaram em aberto: a paixão de Kurt, o relacionamento de Sasha com um dos Mestres, a batalha com os mitológicos e a origem dos Mestres. 
Mesmo durante todo esse tormento a autora trabalha com maestria a origem dos Mestres e o impacto disso no futuro de Sasha.
É importante ressaltar que alguns personagens ganharam mais profundidade, como por exemplo, Klaus. Sempre visto como o líder, é extremamente complexo e solitário. Sasha, como sempre, é muito atrapalhada e um imã para grandes confusões. Kurt cresceu muito como personagem. Suas perdas, o fato de ser um Guardião e suas novas funções abriram sua mente para mais responsabilidades, mas sem deixar de ser quem ele é: uma pessoa alegre, que preza a vida e as amizades e que vai correr atrás daquilo que deseja.
A narrativa é feita em primeira pessoa por alguns personagens: Sasha, Mikhail, Kurt e Klaus.
Essa edição está muito bonita, começando pela capa, que dá ao leitor uma perspectiva de como os personagens se parecem. Em relação à revisão, encontrei apenas dois errinhos, na página 80 e na página 346, mas nada que interfira na compreensão do texto.
"-Você sabe se proteger. De forma fraca, desajeitada e um tanto equivocada. - Klaus continuou com o discurso e destruiu minha felicidade. - Mas que sempre acaba funcionando." (p. 51)
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: http://amzn.to/2FXpPuO




Confiram as resenhas dos livros anteriores:

20 comentários

  1. Oi Carol.
    Não conheço essa série, mas a trama parece interessante.
    Adoro narrativas em primeira pessoa e alternada. Acho que deixa a leitura bem dinâmica e podemos conhecer melhor os personagens.
    Que bom que a continuação continuou em um bom ritmo e que o autor conseguiu desenvolver bem subtramas apresentadas no livro anterior.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela. A trilogia foi muito bem construída e gostei muito dos personagens e dos seus desfechos.
      Bjkas

      Excluir
  2. Olá!
    Por favor me dar esse livro alguém.. eu já li o primeiro e é uma história tão fofa, clichê que quero ler já a série. Esse me deixou muito curiosa pelo que irá acontecer no finalzinho.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol ;)
    Acredita que nunca tive vontade de ler essa trilogia? Mas acompanho suas resenhas e sei que você gosta!
    Bom saber que os personagens evoluíram, e que o livro está cheio de ação .. se tiver oportunidade um dia irei ler, quem sabe minha opinião sobre ele não mude!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, tudo bem? Eu realmente gostei da trilogia. Espero que leia e venha me contar o que achou ;)
      Bjkas

      Excluir
  4. Olá! Ainda não conhecia essa trilogia, mas pelo que li nas resenhas dos outros dois livros, é uma série que tem vários elementos que eu adoro como romance e ação, muito bacana perceber que os personagens amadureceram e que o final da trilogia foi bastante satisfatório, dica anotadíssima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eizete, tudo bem? Sim, é uma série brasileira cheia de romance e ação. Vale muito a pena conferir.
      Bjkas

      Excluir
  5. Oi, Carol.
    Gostei bastante da sua resenha e vou anotar a dica.
    Pensando aqui, acho até que tenho o primeiro livro da trilogia!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem? Espero que leia. É bem interessante.
      Bjkas

      Excluir
  6. tenho muita vontade de ler essa trilogia, gostei muito de saber que os personagens evoluiram e ganharam mais profundidade neste ultimo livro e que a autora trabalha várias vertentes das subtramas que ficaram em aberto no livro anterior, a capa é muito linda e realmente da p ter uma idéia de como os personagens são.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, tudo bem? Um dos pontos que sempre presto atenção em séries é saber se há um crescimento pessoal, um amadurecimento dos personagens, senão fica chata a história. Espero que leia a trilogia e depois nos conte o que achou.
      Bjkas

      Excluir
  7. Parece muito bom. Fiquei muito curiosa para saber mais sobre a trilogia.

    ResponderExcluir
  8. Eu amei o primeiro livro mas ainda não tenho o segundo mas foi eleito eu tô legal tão fofa já estou stalkeando a escritora nas redes sociais e pelo que eu vi ela é brasileira então muito amorzinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, tudo bem?
      Eu não conheço a autora, mas amei a trilogia rs.
      Bjkas

      Excluir
  9. Carol!
    Tão bom quando em uma série, os protagonistas crescem de um livro para o outro e continuam com a mesma qualidade dos anteriores.
    Bom ver que são inseridos personagens fantásticos como vampiros de uma forma coerente.
    Sem contar com toda a ação da trama, deve ser mais um livro ótimo da autora.
    Bom ver uma série encerrar de forma satisfatória.
    Desejo uma ótima semana, cheia de luz e paz!
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudynalva, tudo bem?
      É realmente incrível ver uma autora nacional escrever uma trilogia tão boa. Tem vários elementos que prendem a atenção durante a leitura e seus personagens são ótimos.
      Bjkas

      Excluir
  10. Quero muito ler esta série. Que bom que este livro é muito bem escrito, e que alguns personagens ganham mais profundidade. Pela sua resenha a história deste livro parece ser muito boa, pretendo ler esta série em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariele, espero que leia e venha nos contar o que achou ;)
      Bjkas

      Excluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.