Resenha Império das Tormentas - Império das Tormentas # 1 - Jon Skovron

Sinopse - Em um império fragmentado, circundado por mares selvagens, dois jovens de culturas diferentes se unem por uma causa comum. Uma menina de 8 anos é a única sobrevivente do massacre de sua vila por biomantes, uma das mais poderosas forças do imperador. Batizada com o nome de seu vilarejo para nunca se esquecer do que perdeu, Bleak Hope é treinada em segredo por um mestre guerreiro para se tornar um instrumento de vingança. Um estranho garoto de olhos vermelhos fica órfão nas esquálidas e sujas ruas de Nova Laven, mas é adotado pela pior pessoa que o destino poderia lhe apresentar: Sadie Cabra, uma das criminosas mais infames do submundo. Batizado como Red, ele é treinado para ser um exímio atirador de facas - além de ladrão, mentiroso e trapaceiro. Quando um senhor do crime estabelece um acordo de poder com biomantes para tomar o controle do submundo de Nova Laven em troca da miséria da população, as histórias de Hope e Red finalmente se cruzam. Seja por honra ou vingança, essa improvável aliança os levará para a maior batalha da vida deles. Jon Skovron marca aqui o início da trilogia Império das Tormentas, uma fantasia embalada por uma espadachim habilidosa, piratas, vigaristas, jogos de poder e revolução.
"Império das Tormentas" é o primeiro livro da trilogia e nos apresenta a infância até o início da vida adulta de Hope e Red. O livro é dividido em quatro partes e os capítulos vão alternando a narrativa em terceira pessoa entre os dois protagonistas. Ambos perdem seus pais aos 8 anos de idade e vão tornar-se indivíduos leais aos seus mentores, porém, com ensinamentos e crenças completamente diferente.
Para Hope, tudo começa quando o capitão mercador Sin Toa atraca em seu povoado, o Bleak Hope, e vê o local completamente devastado e sem uma única alma viva, com exceção de uma garotinha traumatizada. Sabendo que não pode manter uma garota no navio (afinal de contas, mulheres atraem mau agouro no mar), Sin Toa a leva para o grão mestre Hurlo, chefe da ordem dos Vinchen em Ermo dos Ventos. O monastério é um local exclusivo para homens, mas o grão mestre se compadece da garotinha e decide acolhê-la por alguns anos (antes que comece a atrair a atenção dos demais homens do local) e a batiza com o nome de seu povoado: Bleak Hope. Trabalhar no monastério é uma tarefa difícil para uma jovem garota, ainda mais quando ela é desprezada, hostilizada e até mesmo agredida por muitos dos homens presentes no local. Porém, o grão mestre enxerga uma faísca em Hope e decide quebrar um dos votos mais importantes da ordem: treinar uma mulher para ser uma guerreira.
Em paralelo temos a história de Red. A mãe de Red era a segunda filha de uma família abastada, uma "rebelde" que decidiu sair de casa e se tornar uma artista. Com o tempo ela começou a fazer sucesso, mas também viciou-se em drogas, o que resultou em uma característica peculiar no filho.
"Os olhos do garoto se abriram. Eram de um vermelho intenso, como rubis. Sinal de uma criança nascida de mãe viciada em especiaria coral, uma droga muito forte e que devorava lentamente o cérebro. A maioria das crianças que nascia dependente de coral não passava do primeiro mês de vida." (p. 22)
Após a perda de seus pais, Red foi parar nas ruas e seu caminho cruza com o de Sadie Cabra, uma criminosa que tem planos para o futuro. A partir de então, Red é treinado para realizar furtos e a aprender a sobreviver nas difíceis ruas de Nova Laven, um local onde só sobrevivem os mais aptos...
Os anos se passam, e tanto Hope quanto Red vão tendo algumas aventuras. Mas isso muda quando a ordem descobre o que o grão mestre fez e a garota precisa fugir para sobreviver. Durante essa jornada solo, o caminho dos dois protagonistas se cruzam e juntos, aliados com seus amigos e companheiros, eles irão enfrentar o império em nome da vingança.
"A lâmina reluzia rubra ao luar. Era o primeiro sangue que ela derramava. Tinha esperado sentir alguma coisa. Satisfação. Pesar. Mas só sentia a mesma antiga escuridão. Só que agora isso não a amedrontava. Dava-lhe forças." (p. 76)
O livro é simplesmente espetacular! O autor criou personagens ricos e não estou falando apenas dos protagonistas. Sadie e Hurlo, por exemplo, são mentores completamente diferentes em valores e ensinamentos, mas ao mesmo tempo são muito parecidos. São leais, apesar de não demonstrar afeto, fica claro que ambos gostam muito de seus protegidos e que estão dispostos a tudo para mantê-los a salvo. Os amigos de Red também complementam o enredo com suas histórias pessoais e personalidades fortes. Rolha, o leal amigo e Urtiga, o primeiro amor de Red são companhia constante do protagonista e se envolvem de corpo e alma em cada uma das aventuras.
Outro ponto que vale muito a pena ressaltar são os biomantes, cientistas que pegam criaturas vivas e as alteram em nome do Império. É entre eles que iremos conhecer Brigga Lin, um biomante que irá mudar a ordem de tudo o que se conhece até o momento. A trama é muito rica e cheia de detalhes, além de ter uma linguagem própria, como tommys e mollys , charcado, gafa e muito mais (tem um capítulo extra no final do livro com a tradução dos termos).
A trama é extraordinária, pois está sempre surpreendendo. Quando acreditamos que conhecemos o que vira a seguir, o autor simplesmente joga tudo pro alto e muda para algo completamente novo, louco e ao mesmo tempo fascinante. Até mesmo as loucuras e reviravoltas tem pleno sentido quando analisamos a trama como um todo.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora Arqueiro realizou um ótimo trabalho. O livro contêm um mapa, um capítulo no final do livro com os termos locais e uma capa que combina bem com o conteúdo (apesar de sentir falta dos olhos vermelhos no modelo masculino).
"O livro das tormentas dizia haver somente um céu, mas muitos infernos. Cada inferno era único, mas tão cruel quanto os outros. Isso, segundo o livro, era porque não havia limite para o sofrimento humano nem fim para o número de modos com que o mundo poderia infligi-lo." (p. 31)
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2EjIaAc 

12 comentários

  1. Oi, Carolina.

    Tanto o Red quanto a Red têm uma história de vida parecidas, o que resulta em um mesmo objetivo.

    E acredito que, através dessa união, eles conseguirão atingir seu objetivo, mesmo tendo que enfrentar muitas barreiras no meio do caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane, tudo bem?
      Sim, os dois tem um passado difícil e muito em comum.
      Bjkas

      Excluir
  2. Oi Carol.
    Parece que o autor criou um universo bem interessante, com personagens e criaturas únicos. Bom saber que há várias reviravoltas em momentos em que não se espera, surpreendendo o leitor.
    Porém, a premissa não me interessou e o cenário em que se passa a história não é algo que prende a minha atenção.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela, tudo bem?
      Quem sabe nas próximas resenhas não apareça um livro que desperte o seu interesse?
      Bjkas

      Excluir
  3. Eu adoro livros em que os autores criam universos novos. O título, a capa e o enredo chamam muito a atenção. Gostei muito da premissa, embora eu não esteja na vibe das séries. A maneira que a história dos personagens foi contada me interessou também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduarda, tudo bem? Que bom que gostou da premissa. Quem sabe quando a série não tiver mais livros lançados por aqui você não resolva ler?
      Bjkas

      Excluir
  4. Oi Carol.
    Eu achei o enredo muito bem feito, os personagens bem construídos e gostei de saber que o autor os mostrou desde a infância, acho isto um ponto positivo, mas não sou muito de ler os livros do gênero, e claro que acabei me surpreendendo ao gostar da história. Adoro livros com reviravolta, me interessei e vou procurar para ler!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, espero que leia e venha nos contar o que achou ;)
      Bjkas

      Excluir
  5. Oi, Carol.
    Não imaginava que esse livro fosse tão bom!
    Adorei a sua resenha e estou super curiosa para conhecer essa história!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?
      Eu fui surpreendida de forma positiva com esse livro. Confesso que comecei a ler sem esperar muito, mas terminei o livro feliz rs
      Bjkas

      Excluir
  6. Olá! O livro parece ser espetacular mesmo, adoro fantasias, e o enredo que o autor criou é fascinante, vai ser muito bom acompanhar os protagonistas desde a infância, e as aventuras que eles viverão ao se encontrarem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizete, tudo bem?
      Eu gostei bastante do livro, dos personagens e das reviravoltas.
      Bjkas

      Excluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.