Resenha A Casa dos Pesadelos - Marcos DeBrito

Sinopse - Dez anos depois de estar cara a cara com aquela assombração, Tiago finalmente concorda em voltar à mesma casa para visitar sua avó. Agora adolescente, ele pretende provar para si mesmo, que a terrível imagem que o aterrorizara nas madrugadas por tanto tempo, não passava de uma criação tenebrosa da infância. Mas, ao chegar no casarão, o jovem se depara com o misterioso quarto de seu falecido avô, agora mantido fechado, e tratado como espaço proibido. As restrições com relação ao aposento, as sensações e barulhos no meio da noite logo alimentam nele a suspeita de que algo terrível habita o local. Tomado por uma estranha coragem e desejo de ver-se finalmente livre do medo, tudo que o rapaz deseja é descobrir o que há por trás daquela porta. Então, o pesadelo toma novo impulso quando a figura sombria da infância mostra-se real novamente... mas, desta vez, ela quer atacar o seu irmão mais novo. Determinado a impedir que o caçula passe por terror semelhante, Tiago, mesmo apavorado, decide enfrentar a criatura. E o que descobre expõe terríveis segredos do passado que ninguém poderia imaginar.
"A Casa dos Pesadelos" é uma obra extraordinária e complexa escrita pelo autor Marcos DeBrito. Narrado em terceira pessoa, o livro conta a trajetória de Tiago, um adolescente de 16 anos de idade que sofreu um evento traumático na casa da avó uma década atrás e nunca mais foi visitá-la. Em sua última visita Tiago avistou um monstro que até hoje faz parte de seus pesadelos, mesmo passando todo esse tempo em tratamento com a psicóloga.
É graças a esse tratamento que Tiago decide retornar a casa com sua mãe Laura e Bruno, seu irmão caçula de 6 anos de idade.
"Sem pressa, o jovem alcançou a maçaneta e pô-se de pé ao lado do carro, repudiando a nostalgia desagradável que a imponente casa dos pesadelos lhe trazia ao relembrar a última vez entre suas paredes." (p. 15)
Tiago é um adolescente quieto e retraído, que se recusa a falar do assunto mesmo com a insistência de sua mãe. Laura não sabe bem como lidar com o filho, pois é difícil de compreender o que ele passou, já que acredita que tudo foi fruto de uma imaginação jovem e fértil.
O livro é surpreendente ao mesmo tempo que assustador. A casa torna-se um protagonista do livro, com seu aspecto antigos, seus barulhos, sombras, quinas e particularidades próprias. Os detalhes das descrições a tornam viva, pulsante e assustadora.
Acontece que enquanto tenta lidar com o seu medo, Tiago se vê diante de uma nova situação aterrorizante: Bruno torna-se alvo de seus pesadelos.
Um dos destaques da obra é o fato de que o autor traz capítulos da época em que Tiago viu o monstro. A editora utilizou um destaque visual nesses capítulos, pois suas páginas são laranjas e se diferenciam totalmente das páginas que falam do presente.
A simbologia usada pelo autor nessa obra é simplesmente avassaladora. A forma como ele criou o cenário, as explicações e deu um final tão impactante e revelador, fazem com que o leitor termine a leitura em um estado de choque, refletindo sobre o que leu. Apesar de inicialmente não acreditar que um livro curto (tem apenas 144 páginas) tenha tanta complexidade, a verdade é que com poucas palavras, Marcos DeBrito conta uma história impactante.
Em relação à revisão, diagramação e layout a Faro Editorial realizou um trabalho extraordinário. Além das folhas com cores diferentes, existem imagens, detalhes internos e uma linda contracapa.
"O monstro não ousou adentrar o quarto, mas sua presença era suficiente para aterrorizar o imaginário do garoto desperto, que via apenas o rosto indefinível de um ser desfigurado, com os cabelos crespos esvoaçados." (p. 28)
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2IXP6JQ

20 comentários

  1. Oi, Carolina.

    O enredo é bem instigante, traz curiosidade ao leitor em saber o que de tão ruim, ocasionou esse terrível trauma, e em como o Tiago vai enfrentar esse medo, ao voltar ao local onde tudo se ocasionou. Certamente não foi algo banal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane, fico feliz em saber que gostou do livro ;)
      Bjkas

      Excluir
  2. Oi Carol.
    A premissa do livro é bem interessante. Mas, como sou bem medrosa para o gênero terror, provavelmente não lerei o livro.
    Achei bem interessante a editora ter dado um cuidado maior para as cenas com a criatura, utilizando cores de páginas diferentes.
    Desejo muito sucesso ao autor.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela, tudo bem? Eu cheguei a comentar em postagens anteriores e reforço sempre: a Faro Editorial tem um cuidado enorme com suas publicações. Cada obra é cheia de detalhes enriquecedores.
      Bjkas

      Excluir
  3. Olá Carolina,

    Eu li esse livro e gostei demais, realmente o autor surpreendeu com essa história e o final foi muito bom, recomendo....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco Antonio, eu fiquei chocada com o final!
      Bjkas

      Excluir
  4. A premissa é incrível e tem tudo pra ser um livrão, mas tenho muito medo de terror kkk então sempre passo longe desse gênero. Mas de fato o leitor fica muito curioso para saber o que o Tiago viu que causou esse trauma nele. Mas acima de tudo acho que esse livro traz uma mensagem sobre enfrentar nossos próprios medos. A edição ta impecável a editora mandou muito bem.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Por incrível que parece comprei esse livro na livraria porque tinha me chamando bastante atenção pelo título e também pelo autor. Estou bem curiosa para embarca nesse mistérios.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily, espero que goste do livro tanto quanto eu.
      Bjkas

      Excluir
  6. Oi, Carol.
    Eu não sabia o que pensar desse livro, mas depois da sua resenha, estou curiosa para ler!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?
      Espero que goste da leitura. Achei diferente e com um ótimo final.
      Bjkas

      Excluir
  7. Olá! Embora não goste muito de livros com história de terror, esse enredo me deixou bem curiosa em descobrir mais sobre esse monstro e o trauma do Tiago. Legal que um livro curto tenha conseguido transmitir tantas emoções e possua um final tão arrebatador, com certeza vou querer conhecer mais esse autor nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizete, espero que realize a leitura e venha nos contar sua opinião.
      Bjkas

      Excluir
  8. Carol!
    Assim, Como já li outros livros do autor, no meu entender, o que ele gosta mesmo é de surpreender no final e isso aconteceu.
    Mas concordo que o livro está sendo 'vendido' como uma coisa e na verdade é um thriller psicológico.
    Fato é que como curiosa, quero ler para conferir.
    Boa semana!
    “.Aquilo que eu não sei é a minha melhor parte! “ (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, tudo bem?
      O final é realmente surpreendente. Fiquei chocada com a revelação.
      Bjkas

      Excluir
  9. Eu ainda não pude ler esse livro do Marcos mas eu li o livro dele o escravo de Capela ia simplesmente fiquei apaixonada pela escrita e pela criatividade do autor eu ganhei esse livro recentemente Então estou esperando ele chegar pelo correio para se conferir a leitura e ver se realmente tudo isso que os blogs estão falando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, tudo bem?
      O autor é realmente muito criativo. Em todas as obras que eu li dele, há sempre algo que surpreende o leitor.
      Bjkas

      Excluir
  10. Oi, Carol
    Que livro maravilhoso, com uma edição linda. Com cores diferentes das páginas quando fala do passado fica mais fácil de entender.
    Vejo só comentários positivos sobre o livro.
    Quero muito ler, estou super curiosa de como Tiago lida com isso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, tudo bem com você?
      A Faro Editorial tomou muito cuidado com a edição. Ela está realmente linda!
      Bjkas

      Excluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.