Resenha Joana D'arc - Helen Castor

Sinopse - A história de uma das mulheres mais notáveis do mundo medieval. Ao contrário das tradicionais narrativas, com relatos já moldados pelo que conhecemos a respeito de quem Joana d´Arc se tornaria, a aclamada historiadora Helen Castor nos leva de volta à França do século XV, em plena Idade Média. Em vez da personagem icônica, ela nos apresenta uma jovem vibrante, que confronta os desafios da fé e da dúvida, e que, ao lutar contra os ingleses, toma partido em uma sangrenta guerra civil. Por essa rica e intensa narrativa, conhecemos uma extraordinária jovem em meio aos eventos tumultuados de seu tempo, onde ninguém – nem ela e nem as pessoas ao seu redor, como príncipes, bispos, soldados ou camponeses – imaginava o que aconteceria a seguir.
"Joana d'Arc - Jovem, Líder, Bruxa, Santa" é uma incrível biografia. Dividida em antes, Joana e depois, o livro demonstra todo o contexto histórico que envolve Joana d'Arc.
Em "Antes", a autora Helen Castor discute a Guerra dos Cem Anos de forma detalhada, explicando as motivações de ambos os lados e todo o caos que resultou dela.
"A Guerra dos Cem Anos aconteceu na Idade Média, entre os anos de 1337 e 1453 (duração de 116 anos). Esta guerra envolveu os reinos da França e Inglaterra. Foi a principal e mais sangrenta guerra europeia do período medieval." Fonte
Helen Castor aos poucos nos apresenta todo o contexto político da França e passamos a entender a divisão dos feudos e facções políticas daquela época.
Em Joana, a maior parte do livro (composta por sete capítulos) conta toda a história de Joana d'Arc até o momento de sua morte. Como ela começou a ser orientada por vozes e como essas vozes acabaram levando-a bem no centro de uma guerra sangrenta.
A autora nos apresenta Joana D'arc sob uma perspectiva histórica e algo que fica muito claro é que Joana foi uma mulher incrível. Em uma época sangrenta, dominada pelos homens ela conseguiu desde cedo ter uma voz que foi realmente ouvida. Ela se tornou uma líder, lutou ao lado dos seus apoiadores e resistiu a centenas de inimigos.
"No firmamento da história, Joana d'Arc é uma estrela imponente. Sua luz é mais brilhante do que a de qualquer outra figura de sua época e lugar. Sua história é única e, ao mesmo tempo, de alcance universal. Ela é, notadamente, um ícone versátil: uma heroína para nacionalistas, monarquistas, liberais, socialistas, católicos, protestantes, tradicionalistas, feministas, para os de direita e os de esquerda, Vichy e a Resistência..." 
A terceira parte é o "Depois", onde o leitor acompanha o impacto da trajetória de Joana d'Arc na história.
O livro conta com algumas ferramentas que auxiliam na compreensão de todo o cenário histórico, como uma lista de "Elenco de Personalidades" e árvores genealógicas. 
“Na verdade, se tiverem que me despedaçar membro a membro e minha alma for separada do meu corpo, eu ainda não vou dizer mais nada. E se eu dissesse a mais sobre isso, sempre diria que vocês me obrigaram a falar à força.”
Para aqueles que quiserem conferir um pouco mais sobre a Guerra dos Cem anos, acesse/
Para comprar o livro pela Amazon, acesse:  https://amzn.to/2NJNSBt

5 comentários

  1. Olá!
    Não tinha conhecimento sobre o livro, tem uma historia muito boa e um ensinamento muito bom. Não sou muito de biografia mas esse me chamou atenção!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro e fiquei encantada pela resenha. Acho que essa ideia do autor de dividi-lo em 3 partes ficou muito interessante e bem mais fácil de entender toda a história.
    Realmente Joana foi uma guerreira que apesar das dificuldades e do machismo teve uma história impactante para a humanidade. Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  3. Olá! O livro parece ser bem interessante e de fácil entendimento, conhecer mais sobre uma personagem tão importante sempre é muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou fã de história, e mais fã ainda da Joana D'arc!
    Não conhecia o livro, mas achei a edição linda e o conteúdo deve ser mais ainda.
    Acho que essa divisão do livro em 3 partes foi uma sacada genial do autor.
    Já quero.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Olha, eu - até então - não sabia nada sobre a vida de Joana D'arc, no máximo que ela era uma figura importante, rs, por isso achei muito legal que o livro fosse no estilo de romance histórico, assim conseguimos conhecer um pouco mais sobre história, e ainda curtir o enredo.
    Beijos

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.