Resenha A Marcha - A Marcha # 1 - John Lewis, Andrew Aydin & Nate Powell

Sinopse - O parlamentar John Lewis é um ícone nos Estados Unidos e uma das principais figuras do movimento pelos direitos civis. Seu comprometimento com a justiça e a não violência o levou de uma pequena fazenda no Alabama para os corredores do Congresso norte-americano; de uma sala de aula segregada para a Marcha em Washington; dos ataques da polícia ao recebimento da Medalha Presidencial da Liberdade pelas mãos do primeiro presidente negro dos Estados Unidos. A Marcha retrata a longa batalha de Lewis pelos direitos humanos e civis, seu encontro com Martin Luther King Jr. e a luta para dar fim às políticas de segregação no país.

"John Robert Lewis (nascido em 21 de fevereiro de 1940) é um líder do movimento por direitos civis e político americano. Ele é membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos pelo 5.° distrito congressional da Geórgia desde 1987. O distrito que ele representa inclui três quartos de Atlanta. Lewis, como presidente do Student Nonviolent Coordinating Committee (SNCC), foi um dos "Seis Grandes" líderes de grupos que organizaram a Marcha sobre Washington de 1963, desempenhou muitas funções-chaves no Movimento dos Direitos Civis e nas ações para terminar com a segregação racial legalizada nos Estados Unidos. Membro do Partido Democrata, Lewis faz parte da liderança Democrata da Câmara dos Representantes dos EUA. Lewis foi premiado com diversos graus honoríficos e ganhou vários prêmios de instituições nacionais e internacionais eminentes, incluindo a mais alta honraria civil nos Estados Unidos, a Medalha Presidencial da Liberdade." Fonte

De tempos em tempos aparece um livro que faz o leitor não apenas refletir, mas também se apaixonar por uma história verídica. Nesse HQ vamos acompanhar a trajetória John Robert Lewis que foi um dos "Seis Grandes" líderes de grupos que organizaram a Marcha sobre Washington de 1963, também desempenhou muitas funções-chaves no Movimento dos Direitos Civis e nas ações para terminar com a segregação racial legalizada nos Estados Unidos.
No primeiro HQ da série "A Marcha", a obra foca da infância até a sua chegada ao Congresso. É totalmente inimaginável a vida que John Lewis teve, pois sua infância e crescimento ocorreu em um dos momentos mais vergonhosos da história: a segregação racial. 
Durante a segregação, as pessoas não eram tratadas de forma igual e por conta da cor da sua pele seus direitos básicos eram negados, eram humilhados e viviam como cidadãos de segunda classe apenas por não ter a "cor certa". Conforme foi crescendo, John percebeu essa "diferença" e tornou-se um adulto determinado a mudar a realidade do mundo em que vivia.
"A Marcha" tornou-se uma das minhas leituras favoritas do ano de 2018 e deveria ser leitura obrigatória para os nossos jovens. Com um contexto impactante e traços magníficos, o HQ é uma lição de vida inesquecível.
Para comprar o livro pela Amazon, acesse:  https://amzn.to/2L9DLnR

5 comentários

  1. Nossa esse que quero ler com certeza. Já li sobre a vida do John Lewis e é tão triste ver o quanto as pessoas sofriam simplesmente por não serem brancas, e as barbaridades que a sociedade aceitava e achava normal. Com certeza esse é um livro que deveria ser lido pelo maior numero de pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Gostei tanto do tanto do título, e super animada pois gosto muito do Martin Luther King Jr mas ai vi que era em HQ e bateu um desanimozinho haha
    Mas creio que só pela história eu daria uma chance.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  3. Ola!
    Não conhecia o livro, mas tem uma ótima premissa. Sendo mais uma biografia do cara tem uma ótima história para contar.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol,

    Conheço pouco sobre a história de Lewis, mas imagino que tudo o que ele passou inspira muitos que ainda estão na luta. Não é fácil narrar o sofrimento de si mesmo ...
    Por se tratar de uma HQ a história ganha mais vida, e achei lindo os traços dos desenhos!
    Um belo livro é uma história que apesar de ter seus lados tristes, é incrível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá! O livro parece ser ótimo, gosto muito de ler biografias de pessoas que fizeram ou fazem a diferença para o mundo, acho que o a história ser apresentada em HQ, a torna mais dinâmica e fácil de ler.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.