Resenha Volte Para Mim - Paola Aleksandra

Sinopse - Aos dezesseis anos, Brianna Hamilton fugiu da Inglaterra para a Escócia, abandonando sua família e as obrigações como herdeira de um duque. Em meio aos prados escoceses, a jovem encontrou refúgio e descobriu mais sobre a mulher que desejava ser. Mas, onze anos após a fuga, uma dolorosa verdade fará com que ela deseje nunca ter partido. Voltar será como relembrar o passado, a fuga, o medo e as escolhas que precisou fazer. E, enquanto luta para reconquistar seu lugar junto à família, Brianna precisará superar Desmond Hunter, melhor amigo e primeiro amor, que anos atrás ela escolheu deixar para trás. Volte para mim é um romance arrebatador sobre recomeços, sentir-se inteira e, acima de tudo, confiar no amor.
"Volte para mim" é um romance histórico narrado em primeira pessoa que tem como protagonista uma jovem que sofre uma luta interna sobre quem ela é e como abraçar duas culturas tão diferentes que fazem parte da sua herança familiar.
A história começa com o retorno da protagonista à casa da família, com receio de não ser recebida após passar mais de uma década ausente. A grande questão é: por que Brianna foi embora? 
“Mantenha a cabeça erguida. Não importa o que foi feito ou dito, o perdão existe para aqueles que enfrentam seus erros, superam o passado e constroem um novo futuro.”
A trama alterna entre 1815 e 1827, onde o leitor é apresentado a uma Brianna adolescente, que ouve com o coração as histórias de sua mãe, lady Rowena Duff, sobre a sua infância na Escócia. Todas as noites, Brianna e sua irmãzinha de cinco anos de idade, a Malvina, sentam-se à cama para escutar lady Rowena contar sobre os prados verdes, o clã onde cresceu e a família maravilhosa que possui, mas que não vê há décadas. A jovem cresce rodeada de amor, com pais que se amam e que entregam livremente o seu amor pelas filhas (o que não é tão normal para a época). A família vive no campo, com uma maior liberdade e felicidade.
O tempo passa e Brianna vai crescendo, tornando-se uma mulher linda e inteligente, que começa a sentir divida entre seu lado britânico (por parte do pai) e seu lado escocês (por parte da mãe). Ao descobrir um segredo de família, Brianna decide fugir de tudo, inclusive de seu melhor amigo e primeiro amor, Desmond Hunter, que a auxilia a encontrar o seu caminho sem pestanejar.
Alternando com os capítulos de 1815, temos o presente, onde Brianna tentar reconstruir as pontes que queimou entre sua família, mas todos mudaram drasticamente. Seu pai vive viajando, Malvina não é mais a garotinha engraçada e meiga e lady Rowena ...
Ao retornar Brianna decide fazer as pazes com todos, pedir perdão pelos seus erros e recomeçar, inclusive com Desmond, que sente-se dividido entre amá-la ou repudiar Brianna por conta de sua ações. 
“Quando aliviamos o fardo, seja perdoando o passado ou compartilhando nossos medos com alguém que amamos, a vida fica mais leve."
Outro detalhe que foi inserido na história são os trechos das cartas escritas por Brianna, por sua mãe e outros personagens durante a ausência da protagonista. 
O romance é fofo, com personagens carismáticos, mas a trama como um todo deixou a desejar. Para começar, Brianna fala sempre de como cresceu na Escócia, mas vemos poucas menções sobre o local e sobre o seu passado lá. Além disso, a premissa do livro é a redenção e o perdão e tudo acontece muito rapidamente. Brianna traz pensamentos e dizeres lindos sobre segundas chances, mas não há conflitos que prendam a atenção durante a leitura. Até mesmo o grande problema entre a protagonista e Desmond é facilmente resolvido.
“A felicidade está escondida em um sorriso, em um raio de sol, e até em uma única gota de chuva. Basta escolhermos vê-la.”
Desmond é um personagem bondoso, mas muito cabeça dura em alguns momentos. O grande dilema dele poderia ter sido resolvido anos atrás, mas sua teimosia não permitiu, o que deixou todos magoados sem necessidade.
São os irmãos caçulas que trazem humor para a história. Malvina e os dois irmãos de Desmond são engraçados e se metem em algumas confusões, trazendo leveza ao enredo.
Isso não significa que a obra é ruim, apenas que esperava algo mais. A escrita é fluida, os capítulos são bem estruturados e existe coesão.
“Engraçado como às vezes precisamos abrir mão de tudo o que temos para descobrir o que é verdadeiramente essencial. Assim como a beleza de uma paisagem que só é compreendida quando vista de longe.”
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2PIDdYF

5 comentários

  1. Olá!
    Eu li esse livro e me apaixonei bastante pela história. É um romance de época mas bem leve e uma historia cheia de amor e perdão. Eu amei muito... e a resenha está linda!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol.
    Quero muito ler esse livro e conhecer a escrita da autora.
    A premissa é interessante e fiquei curiosa para saber por que Brianna foi embora.
    Parece que algumas partes da trama poderiam ter sido melhor trabalhadas, mas acho que isso é esperado por ser o primeiro livro da autora.
    Espero gostar da leitura e dos personagens.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá! O enredo parece ser interessante, mas Brianna me pareceu ser uma personagem um pouco confusa. Fiquei curiosa para saber o porquê de ela voltar para a Inglaterra e como ela lidará com as pessoas que deixou para trás. Uma pena que a autora não conseguiu se aprofundar muito no enredo.

    ResponderExcluir
  4. Carol!
    Já gostei de ver que tem mapa, dá para se localizar melhor.
    Bacana ver que a escrita conquista logo nas primeiras páginas.
    Adoro quando as emoções envolvem a leitura e nos guiam até o fim.
    Ai já quero me envolver nesse romance…
    Bom quando as personagens secundárias tem papel importante no enredo.
    É verdade! Ver uma mulher em busca de se encontrar naquela época, é difícil;.
    Bom ver que foi diferente de outros romances de época.
    Amei!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carol.
    Ganhei um exemplar desse livro e estava na dúvida se lia ou não...
    Acho que vou fazer um sorteio com ele e deixar a leitura passar. Não me senti cativada pela história!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.