Resenha A Batalha do Acampamonstro - Escoteiros & Monstros # 1 - Jim Anotsu

SinopseNa Ilha do Enforcado as coisas são um pouco diferentes. Lá, monstros convivem com pessoas, e ser um escoteiro é muito mais perigoso do que você pode imaginar. Mas Nemo e Louise estão acostumados com o perigo, e nem uma ameaça sinistra é capaz de fazer os dois irmãos conviverem de forma pacífica. Até que as situações em que ambos quase morrem parecem acontecer com uma frequência bem além do normal. Mas por que alguém iria querer matá-los? Quando os irmãos e seus amigos são interceptados por uma fantasma assustada que afirma que eles correm perigo, Nemo, Louise e seus amigos precisam encontrar uma forma de impedir que algo maligno tome conta da ilha onde é sempre verão.
"A Batalha do Acampamonstro" é o primeiro livro da série "Escoteiros & Monstros" do autor Jim Anotsu. A história é narrada em primeira pessoa por Nemo, um jovem escoteiro. A aventura se passa na Ilha do Enforcado, uma das cinco ilhas desse universo maravilhoso. Nemo, sua irmã Louise, Enrolado e Jujuba fazem parte dos Escoteiros, os Escoteiros de Monstros e estão no Acampamonstro para realizar as missões e treinamentos muito necessários para a formação de um escoteiro. Vale mencionar que o Enrolado é uma múmia de mil anos (praticamente um bebê segundo o próprio Nemo) e que Jujuba é uma zumbi. Louise e Nemo estão sempre competindo um com o outro e para desgosto do protagonista, a irmã parece levar a melhor na maior parte das vezes.
Como o próprio nome diz, trata-se de um Acampamonstro, já que é normal a convivência com os monstros. Essa diversidade faz parte do universo e cada criatura traz consigo suas particularidades que acabam enriquecendo ainda mais essa aventura.
Em meio as missões, o leitor vai aprendendo detalhes sobre o local e como funcionam as coisas na Ilha do Enforcado, tudo isso graças ao Nemo, que faz algumas anotações pessoais no livro (o que torna tudo ainda mais dinâmico e nos passa a impressão de estarmos com o diário dele em mãos).
Conforme a sinopse explica, o quarteto vai seguindo com a sua rotina até que situações estranhas (ou melhor, ainda mais estranhas) começam a acontecer e colocam Nemo e Louise em perigo real.
Nemo e Louise vivem com a avó, a dona Amélia, uma das pessoas mais poderosas (afinal, ela é a única feiticeira da ilha). Observamos que a família deles vem tendo um papel importante na preservação da Ilha dos Enforcados e que existem muitos mistérios que Nemo e o restante do grupo ainda não conhece.
Enrolado é o nerd do grupo, fã do conhecimento que os livros e a pesquisa proporcionam; Jujuba é a curiosa, aquela que gosta de questionar e Nemo e Louise são os aventureiros, apesar de serem completamente diferentes e possuírem sonhos opostos, são aqueles que mergulham de cabeça nas situações.
Durante a narrativa, Nemo conta uma parte das aventuras de seus pais, seus atos heroicos e desaparecimento de ambos. Fica claro para o leitor que as Cinco Ilhas combatem uma força maligna há algum tempo, mas a grande questão é: qual é o papel desse quatros jovens nessa batalha?
O livro é bem interativo, cheio de ilustrações, o jornal da Jujuba, notas e comentários pessoais do Nemo. Apesar do quarteto ser bem jovem, a leitura agrada leitores de todas as idades, pois o enredo é muito bem construído, a história é perfeitamente delineada e a aventura é diferente de tudo o que conhecemos!
"Senti um toque frio segurando o meu pulso, dedos que se fecharam como garras, impedindo a morte certa." (p. 14)
Para comprar o livro pela Amazon, clique aqui

6 comentários

  1. Adoro estes livros juvenis, mas que em contrapartida, sempre puxam as orelhas dos adultos!
    E sendo literatura nacional, melhor ainda!
    Pelo que vi e li acima, é um enredo muito bacana e as ilustrações estão lindas!!!
    Com certeza se tiver oportunidade, quero conferir!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá! Adoro conhecer novos autores, gostei bastante que o livro parece ser bem dinâmico e divertido, e mesmo sendo um livro com personagens bem novinhos, tenho certeza que vou adorar a leitura, pois já me identifiquei com a Jujuba e sua curiosidade.

    ResponderExcluir
  3. Excelente Artigo !! Eu estou adorando visitar blog, sempre tem conteúdo de muita qualidade .... São muitos legais, e interessante ....

    Parabéns !!!!

    Posso compartilhar este artigo no meu Facebook ?

    Meu Blog: Apostando na Loteria

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carol.
    Estou doida por esse livro!
    Parece ser fofo e eu amo livros mais infantis assim!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de livros juvenis. E essa parece ser uma história bem divertida mesmo sendo com monstros. Gostei demais das ilustrações.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Um livro bem perculiar. Gostei muito da resenha e a trama é bem divertida e interessante, fiquei um tanto curiosa pela história e as imagens são incríveis.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.