Resenha Arlo Finch no Vale do Fogo - Arlo Finch # 1 - John August

Sinopse - Quando Arlo Finch tinha 12 anos, sua família decidiu voltar para a cidade natal de sua mãe, Pine Mountain, no Colorado, para tentar ter uma vida mais normal após alguns anos bem tumultuados. Mas nada é normal em Pine Mountain. Desde a casa em que vivem, onde seu tio empalha animais mortos, passando por criaturas mágicas que começaram a perseguir Arlo. Para fazer novos amigos, o garoto decide entrar para os Patrulheiros, um tipo de grupo de escoteiros. Mas logo ele descobre que nas reuniões eles não aprendem só coisas como acender fogo ou fazer nós. Eles também aprendem sobre magia, feitiços, criaturas mágicas e sobre a Floresta Longa. O que Arlo descobre é que, na verdade, ele não é um patrulheiro qualquer. Ainda mais nesse momento tão delicado, quando uma força do mal está ameaçando o mundo real. E o pior: qualquer que seja essa coisa, ela está atrás de Arlo. Arlo Finch no Vale do Fogo é o primeiro livro da trilogia de John August.
"Arlo Finch no Vale do Fogo" é o primeiro livro de uma trilogia protagonizada por Arlo, um jovem de 12 anos de idade. Narrado em terceira pessoa, o livro traz uma aventura incrível e inesperada. 
"- Posso lhe dizer que, como alguém com muito mais idade, a maioria das coisas de que me arrependo na vida são as que não fiz. As oportunidades que não aproveitei. É fácil pensar em razões para dizer não. É muito melhor pensar em razões para dizer sim." (p. 42)
O patriarca da família Finch precisou deixar o país por problemas com a justiça e por isso, Celeste precisou levar Jaycee e Arlo de volta para a sua cidade natal, para dividir a casa da família com seu pitoresco irmão, o Wade. Jaycee é uma adolescente de 15 anos de idade que tem aquela personalidade adorável que todo bom adolescente apresenta: um gênio temperamental e um desdenho profundo pelo irmão caçula. Wade é o esquisito da cidade. Trabalhando como taxidermista e sendo tão pouco receptivo a situações sociais, a primeira vista, parece um cara louco e assustador, mas a verdade vai aparecendo no decorrer da leitura. Celeste é uma mãe atarefada, que está correndo atrás de um trabalho para sustentar os filhos. E assim, Arlo é meio que deixado de escanteio, até que descobre na escola que existe um grupo de Patrulheiros, jovens escoteiros que passam boa tarde do seu tempo livre aprendendo manobras de sobrevivência. O problema é que o perigo em Pine Mountain não é exatamente comum...

"As matas protejo,
Os fracos defendo,
O caminho marco,
E a virtude almejo.
Espíritos da floresta, prestem atenção
Enquanto o Juramento do Patrulheiro ponho em ação." (p. 46)

A Companhia de Pine Mountain tem 27 patrulheiros divididos em 4 patrulhas, e é aí que Arlo encontrará seus novos melhores amigos: Henry Wu e Indra, dois jovens curiosos e exploradores por natureza.
Indra é uma sabe tudo e Wu, bem, Wu envolve-se em confusões frequentemente, pequenos acidentes como uma gosma derramada em sua cabeça. Juntos, esses três irão se envolver no grande mistério da Companhia: o desaparecimento de Connor e Katie Cunningham anos atrás e o reaparecimento apenas de Connor.
O livro é uma aventura do começo ao fim. Com elementos criativos, como o Bestiário de Criaturas Notáveis de Culman, fogos-fátuos e muito mais, o enredo é delicioso de se ler.
"As coisas são diferentes nas montanhas. Nem ruins, nem boas, apenas diferentes. Imagino que você leve algum tempo para se acostumar, mas vai acabar aceitando." (p. 14)
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2WQKsAv

* LIVRO RECEBIDO EM PARCERIA COM A EDITORA
Se a trilogia fosse adaptada para as telinhas, esse seria o meu elenco dos sonhos:

Jacob Trembay como Arlo

Albert Tsai como Wu

Millie Bobby Brown como Indra


Asa Butterfield como Connor

7 comentários

  1. Que artigo bacana, realmente é um dos melhores blog que sou seguidora. Você sempre está trazendo novos textos com muitas informações e dica sensacionais.

    Parabéns!

    Beijos 💋..

    Meu Blog: Resultados de Hoje Mega Sena

    ResponderExcluir
  2. Carol!
    Adoro livro infanto juvenis porque são sempre carregados de aventuras e situações inusitadas.
    Achei muito interessante.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy! Esse livro é uma delícia de se ler, pois possui elementos diferentes que prendem a atenção.
      beijos

      Excluir
  3. Olá! Muito bom que o livro parece ser mesmo repleto de aventuras, mesmo os personagens sendo tão novinhos, acredito que vou me divertir bastante ao acompanhar as confusões nas quais esses personagens vão se meter.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Um livro e tanto em, tem uma premissa ótima e uma historia muito interessante. Fiquei bastante curiosa com essa trama do menina e de tudo que irá acontece.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carol.
    Eu adoro histórias assim e já anotei a dica.
    Ainda não conhecia o livro, mas pretendo dar uma chance!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.