Resenha Rumo ao Sul - Silas House

Sinopse - E se vocĂȘ descobrisse que viveu muito tempo sob perspectivas equivocadas? E que foi cruel com uma das pessoas que mais amava no mundo? Essa Ă© a jornada... Ao sul dos Estados Unidos, numa pequena cidade do Tennessee, o pastor Asher Sharp tem de encarar o seu prĂłprio passado apĂłs uma das mais violentas enchentes que aquelas terras jĂĄ enfrentaram. EntĂŁo um casal gay pede abrigo ao pastor apĂłs ajuda-lo no socorro a outras pessoas, mas perderam tudo na inundação. Asher se vĂȘ diante de um dilema, quer abrigar os dois homens mas encara a recusa de sua esposa. Um fato que vai trazer Ă  tona histĂłrias enterradas de sua prĂłpria vida, da rejeição ao seu irmĂŁo, que era tambĂ©m seu melhor amigo. Algo que o faz questionar todos os valores daquela comunidade e tomar atitudes de ruptura, que desencadeiam uma sĂ©rie de outros eventos. Decidido a encontrar o irmĂŁo de quem ele se afastou e nem sabe o paradeiro, desejando salvar o filho de um ambiente asfixiante, ele parte numa viagem rumo ao sul. Um percurso em que toda a sua histĂłria Ă© passada Ă  limpo, em meio a belas paisagens, novas amizades e descobrindo um mundo imenso, muito diferente do seu, algo que pĂŽde ensinĂĄ-lo sobre as coisas mais profundas da vida.

"Rumo ao Sul" conta a história de Asher Sharp, pastor de uma pequena comunidade em Cumberland Valley, próximo à Nashville. Asher desde cedo foi uma pessoa devota, seguindo os preceitos da Igreja, mesmo que isso tenha custado o relacionamento com o seu irmão, que foi rejeitado pela família por conta de sua opção sexual e foi embora.
“— Tudo que ele queria era que eu o amasse como ele era, e eu nĂŁo consegui. — Asher respirou profundamente. — Jamais soube de uma mentira contada por meu irmĂŁo. Mas quando ele me disse que havia nascido daquele jeito, eu o acusei de estar mentindo. Disse que ele havia se entregado a uma ideia infame. Porque era isso o que haviam me ensinado. E entĂŁo perdi meu irmĂŁo. NĂŁo por causa da escolha que ele fez, mas porque decidi lhe dar as costas.”
Quando adulto, casou-se com Lydia, filha de um pastor e formou uma família, tendo um filho de oito anos de idade chamado Justin e uma sogra amorosa chamada Zelda. Os anos passaram e ele se tornou um líder carismåtico e querido de sua comunidade, até que um evento muda tudo. Cumberland Valley sofre com enchentes, mas dessa vez, o estrago foi maior. Durante a cheia, um episódio em particular chama a atenção: Caleb Carey e sua filha Rosalee, dois membros de sua congregação, quase morrem afogados, quando o casal Jimmy e Stephen arriscam suas próprias vidas para salvå-los. O casal perde a casa durante a enchente e Asher oferece aos dois o quarto de hóspedes por uma noite, para que eles possam ter um lugar seco e seguro para ficar, mas Lydia imediatamente retira o convite, por conta da orientação sexual do casal. Asher fica aturdido. Afinal de contas, aqueles homens salvaram dois estranhos e acabaram de perder tudo e a esposa quer expulså-los no meio de uma tempestade?
“— Lydia, escute. VocĂȘ estĂĄ confundindo crença com julgamento. NĂŁo estamo aqui para julgar. VocĂȘ deixou que todos esses julgamentos da igreja tomassem conta de vocĂȘ. Que lhe tirassem a alegria.”
Asher começa a pensar em seu irmão Luke e na rejeição que ele sofreu e o que ele e sua esposa estão ensinando ao filho Justin sobre intolerñncia. É nesse momento que Asher tenta abrir a mente de sua comunidade em seu discurso na Igreja, apenas para ser rejeitado e expulso da congregação.
Por se tratar de uma comunidade conservadora, Asher logo se vĂȘ diante da possibilidade de perder o filho e decide sair rumo ao sul, com o propĂłsito de encontrar o irmĂŁo e conseguir o seu perdĂŁo e de ensinar a Justin sobre a tolerĂąncia e os diferentes tipos de pessoas que existem no mundo.
O livro Ă© dividido em quatro partes + epĂ­logo. Parte 1. VocĂȘ, mĂŁe; Parte 2. Caminho livre; Parte 3. Canção para uma gaivota e Parte 4. Os Ășltimos dias. Narrado em terceira pessoa, Asher e Justin embarcam em uma jornada atĂ© Key West e pelo percurso, irĂŁo conhecer pessoas maravilhosas, como Bell e Evona, duas mulheres que tiveram sua prĂłpria cota de sofrimento.
O enredo é extremamente reflexivo, pois Asher reflete sobre os seus erros do passado, medos do presente e inseguranças do futuro. E também temos a jornada pessoal de Justin, um garotinho sensível e inteligente, que é capaz de sentir empatia por tudo e todos ao seu redor, e de certa forma, aquele que mais aprecia o "Tudo" que é tão desejado na obra.
“Com a cabeça virada para cima observa o cĂ©u novamente. É assim que as pessoas deviam fazer suas oraçÔes, ele pensa. em vez de abaixar a cabeça, enfiando o queixo no peito. Elas deveriam olhar para cima e expor o rosto para o cĂ©u. Justin observa as nuvens deslizando, mudando de forma, de cor, do esverdeado para um cinza profundo; e o cĂ©u amarelado adquirindo os tons rosados do inicio da noite.”

Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2w8ArDp


* Meu elenco dos sonhos:
Iain Armitage como Justin

Tom Hanks como Asher

2 comentĂĄrios

  1. Olå! O livro parece ter uma história linda, acho muito bacana que ele nos permita refletir sobre nossas atitudes, afinal uma coisa é como somos ensinados a reagir à determinada situação, e outra, bem diferente, é como reagimos quando, de fato, lidamos diretamente com essa situação, acredito vai ser uma jornada de redescobrimento para Asher.

    ResponderExcluir
  2. OlĂĄ!
    O livre trĂĄs uma historia encantadora com uma forma de mostra ensinamentos sobre repeito as pessoas sobre a sua sexualidade, Ă© algo maravilhoso. Fiquei bastante curiosa pelo livro e pretendo ler sim..

    Meu blog:
    Tempos LiterĂĄrios

    ResponderExcluir

ComentĂĄrios ofensivos e/ou preconceituosos nĂŁo serĂŁo aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.