Resenha Aliança de Casamento - Aliança de Casamento # 1 - Jasmine Guillory

Sinopse - Concordar em ir a um casamento com um cara que ela mal conhece é algo que Alexa Monroe normalmente não faria. Mas há algo em Drew Nichols que torna o convite impossível de resistir. Na véspera da festa de casamento de sua ex-namorada, Drew está sem uma acompanhante. Até que uma queda de energia o deixa preso no elevador com a candidata perfeita para se passar por sua namorada. Alexa e Drew acabam se divertindo mais do que previam, mas Drew precisa voltar para Los Angeles, onde trabalha como cirurgião pediátrico, e Alexa precisam voltar para Berkeley, onde é a chefe de gabinete do prefeito. Mas eles não conseguem parar de pensar um no outro... Será que a química eletrizante entre eles sobreviverá à distância?

"Aliança de casamento" é narrado em terceira pessoa e se passa inicialmente no Hotel Fairmont em São Francisco.
Alexa Monroe é uma mulher negra cheia de curvas, inteligente e apaixonada pelo trabalho. Ela é chefe de gabinete do prefeito em Berkeley, onde tenta apresentar projetos sociais que possam mudar a vida de jovens negros na comunidade.
Alexa está no hotel para comemorar a promoção da sua irmã mais velha, a Olivia, que se tornou sócia em um escritório de advocacia em NY.
O caminho de Alexa tem um desvio inesperado ao se deparar presa em um elevador sem energia com Drew Nichols, um pediatra de Los Angeles, que está na cidade para o casamento da sua ex-namorada e seu melhor amigo. O grande problema é que a garota que deveria ser a sua acompanhante cancela em cima da hora e ele se vê sozinho em um casamento que não quer estar. 
Ao se ver preso com uma linda mulher que está aproveitando o final de semana no hotel, ele pede a ela para se tornar sua acompanhante no casamento. Alexa, que é sempre certinha e nunca mergulha em uma aventura, acaba decidindo jogar tudo pro alto e aceita a proposta.
"Porque a voz na cabeça dela estava dizendo que ele era lindo e ela não tinha nem ido em um encontro de mentira havia mais de um ano". (p. 26)
Conforme a sinopse explica, o casal tem muita química e acaba tendo algo mais. Porém, Drew é completamente contra relacionamentos e vive a muitos quilômetros de distância, mas os dois estão dispostos a aproveitar essa química viajando sempre que possível. Mas o que será que vai acontecer quando os sentimentos começarem a entrar em jogo?
Alexa é uma protagonista não apenas insegura, mas que se coloca para baixo o tempo todo, o que torna alguns trechos do livro arrastado e um pouco deprimente. O mesmo acontece com Drew e a sua mania de repetir constantemente que não tem interesse em relacionamento. 
"Ela estremeceu só de pensar como seria humilhante se realmente tivesse tentado beijá-lo. Ele teria retribuído o beijo por um momento. Depois a afastaria, colocaria as mãos nos seus ombros e se desculparia por ter dado a impressão errada sobre tudo, mas ela não era o tipo dele". (p. 48)
O livro conta com personagens secundários divertidos, como Carlos, amigo de Drew e aquele cara pentelho que pega no pé até você desistir por cansaço. Temos também Theo, melhor amigo de Alexa e colega de trabalho, que constantemente traz para o escritório delícias culinárias que alegram o dia da amiga.
"Aliança de Casamento" trabalha temáticas bem interessantes como o racismo estrutural e o ainda existente preconceito e ignorância.
O livro tinha tudo para ser um daqueles romances gostosos água com açúcar, sessão da tarde, com direito a pipoca e suspiros, porém, confesso que terminei a leitura com uma sensação completamente diferente.
"Drew ouviu a risada de Alexa ainda do lado de fora do apartamento. Aquilo o fez sorrir, do mesmo jeito desde a primeira risada no elevador". (p. 106)
O que é o racismo estrutural - racismo estrutural está cristalizado na cultura de um povo, de um modo que, muitas vezes, nem parece racismo. A presença do racismo estrutural pode ser percebida na constatação de que poucas pessoas negras ou de origem indígena ocupam cargos de chefia em grandes empresas; de que, nos cursos das melhores universidades, a maioria esmagadora — quando não a totalidade — de estudantes é branca; ou quando há a utilização de expressões linguísticas e piadas racistas. A situação fica ainda pior quando as ações ou constatações descritas são tratadas com normalidade. Fonte.


Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/31xRWvj



* Meu elenco dos sonhos:

Jennifer Hudson como Alexa Monroe
Chris Pine como Drew Nichols

3 comentários

  1. Oi, Carol.
    Já li várias críticas interessantes sobre esse livro, mas infelizmente não estou conseguindo incluir nada novo na minha fila de leituras! Menina, estou atolada de leituras para fazer!! Rs... Quem sabe no futuro!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Olá! No geral até que foi um livro divertido, mesmo com toda a insegurança de Alexa, gostei bastante dela, já Drew me irritou algumas vezes. A capa do livro é muito bonita, e adorei conhecer a escrita de uma nova autora.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não conhecia o livro mas tem uma ótima premissa, me deixou bastante interessada por ele. Esses tipos de casos em livros sempre acabar rolando sentimentos mesmo não querendo e quero muito ver como será o final.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.