Resenha A Caverna de Cristal - A Guardiã # 1 - Gabriel Gouvêa

Sinopse - Aos 14 anos, Ishtar teve sua vida - e toda a sua noção de realidade – completamente modificadas. Já não bastassem os acontecimentos estranhos em sua vida desde o seu último aniversário, um inesperado ataque de um monstro levou-a ao convite que mudaria a sua vida: tornar-se estudante no Colégio dos Guardiões, onde poderia desenvolver poderes incríveis que nem ela mesma sabia possuir. Vivendo agora em uma cidade estranha, onde acaba conhecendo seres de dimensões paralelas, ela terá de aprender a lidar com seus poderes e essa nova realidade, contando com a ajuda dos amigos que fará nessa jornada de aprendizado. A Caverna de Cristal é o primeiro volume da série A Guardiã, e irá agradar aqueles que gostam de livros de fantasia.
"A caverna de cristal" é narrado em terceira pessoa e conta com 27 capítulos + epílogo. A protagonista do livro é Ishtar, uma jovem que completou recentemente 14 anos de idade e que desde então, tem vivenciado algumas situações estranhas, como objetos movendo-se sem serem tocados e figuras aparecendo nas sombras. No cotidiano, a protagonista ama arte e é boa em matemática, mas é um pouco isolada socialmente. Vivendo com a mãe, que está sempre trabalhando, Ishtar passa muito tempo sozinha em casa e está no último dia de aula. E não faz ideia de que sua vida irá mudar completamente...

Conforme a sinopse explica, Ishtar é atacada por um monstro, mas salva por Asim, um guardião. É ele quem explica que Ishtar é especial e que poderia tornar-se uma guardiã como ele e proteger as diversas dimensões das criaturas provenientes da dimensão negra.

Ishtar percebe que realizar o treinamento talvez seja a única forma de proteger aqueles que ama e impulsionada por esse sentimento protetor aceita o convite de Asim e vai para a cidade dos guardiões: Médita.

Médita é uma cidade imensa que recebe seres de inúmeras dimensões e que tem os seus próprios costumes, além de uma história intensa repleta de lutas e batalhas para salvar os mundos. Médita é vista como uma cidade pacífica e acolhedora, que abraça as diferenças e que preconiza a paz, mas até mesmo um local que deveria ser tão calmo possui segredos.

Ishtar torna-se aluna do colégio dos guardiões, onde ira conhecer alunos incríveis como Seleria, Andrômeda, Aldebaran e Lachesish, cada um deles trazendo a história de seus povos e ampliando ainda mais o mundo da protagonista. 

Os professores também se destacam, pois fica claro que preocupam-se com os seus alunos e dedicam-se de corpo e alma em seu treinamento. Campa e suas aulas de história e Locar ensinando o uso do maná são apenas dois exemplos.

Conforme Ishtar vai se adaptando ao local, ela observa que nem todos são tão "abertos" e contentes em receber seres de outras dimensões e se dá conta de que precisará ajudar e proteger seus amigos. Porém, nada disso prepara Ishtar (e os leitores) para as grandes reviravoltas que vão acontecer nesse primeiro livro. O enredo é muito bem desenvolvido, a história é cativante e diferente e as aventuras que a obra proporciona prende a atenção do leitor do início ao fim.

Ishtar é uma ótima protagonista, pois passa o seu deslumbramento para os leitores, além de ter um crescimento pessoal palpável durante a sua jornada. Os personagens secundários destacam-se em vários momentos e a história de Bashir e Marak é extraordinária!

Para comprar o e-book pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2Yuw9H4 

3 comentários

  1. Olá! O livro logo de cara já chamou minha atenção, já que eu adoro Fantasia, que é um dos meus gêneros favoritos!
    Fiquei muito curiosa para descobrir mais sobre o Colégio dos Guardiões, seus alunos e professores. O universo que o autor criou parece muito rico e promete encantar os leitores.
    Ishtar parece uma personagem muito bem desenvolvida e que cativa o leitor com facilidade, estou muito animada para acompanha-lá descobrindo seus poderes e o novo "mundo" ao qual ela pertence agora, além é claro de poder acompanhar seu crescimento ao longo da trama.
    Obrigada pela indicação, com certeza vou ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oiii ❤ Gostei muito da premissa desse livro, a mitologia criada pelo autor parece maravilhosa. Achei legal o fato de Ishtar ser uma criança especial, o fato de poder se tornar uma guardiã e a forma como descobre isso.
    Deve ser legal ir descobrindo sobre Médita junto com a personagem. Fiquei curiosa sobre os segredos que o lugar esconde.
    Gosto muito de personagens que amadurecem durante a trama e que podemos ver uma evolução neles, algo que me agrada saber que tem no livro.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente não é o estilo que leio frequentemente, são poucos livros que falam sobre monstros ou guardiões que me agradam. Mas para quem goste desejo boa leitura.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.