Resenha Um Jogo de Amor e Sorte - Beth Reekles

Sinopse - Depois de se mudar de uma pequena cidade no Maine para a Flórida, Madison Clarke aproveita a oportunidade para se reinventar, esquecer os dias de solidão e fazer parte da turma popular da escola, afinal, a nova Madison é descolada, espontânea e ousada. Porém, dizem que quanto mais alto você sobe, maior é a queda – e Madison fará qualquer coisa para impedir que sua nova vida despenque ladeira abaixo. Quem sabe o que vem pela frente nesta nova vida na Flórida?

"Um jogo de amor e sorte" é narrado em primeira pessoa por Madison, uma adolescente que acabou de se mudar com os pais para a Flórida.
Madison é uma jovem insegura, que nos últimos meses passou por mudanças drásticas em sua aparência. Quando morava na pequena cidade de Pineford, ela era alvo constante na escola de bullying. A situação era tão grave que ela não tinha amigos, nenhum outro aluno sequer ousava falar com ela com medo de retaliação e diariamente, ela enfrentava situações humilhantes. Por conta disso, Madison era uma jovem retraída, que tentava ser o mais imperceptível possível por onde passava.
Em casa a adolescente não comentava o quão ruim a situação realmente era, mas seus pais amorosos percebiam seu comportamento e se preocupavam constantemente. A mudança traz para todos a oportunidade de reinventar-se e Madison agarra com unhas e dentes essa chance.
"Não penso naquele lugar como "minha casa". Por que deveria pensar assim?" (p. 07)
Antes mesmo de começas as aulas, a protagonista conhece Dwight. Dwight é fofo e gentil, trabalha em uma cafeteria, surfa sempre que pode e está em uma classe avançada de ciências. Imediatamente, Madison acredita ter feito um amigo.
O que ela não esperava é ter chamado a atenção de um dos alunos mais populares da escola, o Bryce, atleta, e por conta disso, ela se vê envolvida no grupo dos populares, comandado por Tiffany, que a coloca debaixo de suas asas. Para Madison, toda essa situação é irreal, mas ela aceita de bom grato o fato de que tem amigos e que sua vida está melhorando.
A grande questão do livro é a Madison crescer como pessoa, descobrir o que gosta e o que não gosta e ter que aprender a lidar com os traumas do passado e ser capaz de diferenciar os verdadeiros amigos daqueles que estão ao seu lado por interesse.
"Não julgue um livro pela capa. Todos fazemos isso, acho. Você vira o nariz para o gato sarnento na lixeira, ou imagina que aquele cara com terno Prada, Rolex e um celular de última geração é algum homem de negócio esnobe que se acha melhor que você. As pessoas sabem que não devem julgar um livro pela capa. Ao mesmo tempo, falam sobre a importância de causar uma primeira boa impressão." (p. 45)
Madison é uma personagem muito humana, que é cheia de falhas e ainda sofre muito por tudo o que passou, mas que tem um sistema de apoio maravilhoso. Seus pais e sua irmã mais velha são incríveis, carinhosos e a apoiam incondicionalmente. É uma dinâmica familiar muito bonita de se observar.
O grande destaque do livro é a narrativa em primeira pessoa. Madison é uma pessoa ingênua, que sente-se muito solitária e passa um sentimento de desespero por querer pertencer, ser incluída e fazer amigos. O leitor percebe que sua personalidade muda um pouco de acordo com o grupo de pessoas que ela interage e que muitas vezes, ela guarda seus pensamentos por receio de ser excluída. É essa jornada pessoal que causa impacto durante a leitura, aliada a discussão sobre o bullying, um tema importante e que ainda atinge milhares de jovens.
A Astral Cultural realizou um ótimo trabalho com a edição. A capa combina com as capas anteriores dos livros da autora publicado pela Astral, então passa essa sensação de continuidade.
"As pessoas fazem isso de vez em quando. Não pensam nas consequências. E por que deveriam? Estão se divertindo. De vez em quando, não percebem que alguém está com problemas até que seja tarde demais." (p. 44)
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2NqDbWz

Confiram as resenhas dos outros livros da autora:

3 comentários

  1. Olá! Eu gosto bastante da escrita fluída da Beth Reekles e estou muito animada para ler algo dela que não seja relacionado com A Barraca do Beijo.
    Achei ótimo a leitora trabalhar no livro a questão do bullying, que é um assunto que deve ser abordado e discutido.
    Quero muito conhecer Madison e acompanha-la em sua jornada pessoal, em busca de descobrir mais sobre si mesma e seus interesses.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  2. Oiii ❤ Ainda não li nada da autora, mas gostaria bastante de fazer essa leitura, já que a autora aborda o bullying, um tema que acho muito importante de ser trabalhado.
    É triste que Madison sofreu bastante por causa do bullying, mas é bom que agora ela possa ter a oportunidade de recomeçar. Só espero que ela não mude que ela é para ficar no grupo dos populares e que saiba escolher bem suas amizades.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  3. Olá! Acredito que seja uma ótima leitura, principalmente, para estudantes de ensino médio que lidam com todos esses conflitos e mudanças, ainda não conheço a escrita da autora, mesmo depois de todo o sucesso que foi seu lançamento anterior, não me identifico muito com seus personagens e por isso não sei se leria uma de suas histórias.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.