Resenha: Poderosa Liberdade - Poderoso Destino #2 - J. Marquesi

 
Sinopse - Uma promessa de amor quebrada há anos mudou a vida de Marieta e colocou fim em todos os seus sonhos. Depois de viver um casamento arranjado pelo barão da fazenda onde residia, ficou viúva e se viu sozinha. Até que um golpe do destino a fez se reencontrar com sinhá Helena, a filha do barão, que leva Marieta para ser sua dama de companhia em Londres. Longe de casa, Marieta se vê inserida em uma realidade totalmente diferente e ainda preconceituosa. Mesmo com a carta de alforria, ela não consegue viver de maneira livre e, quando se depara com Joaquim, seu amor do passado, sente ainda mais necessidade de, enfim, se livrar das amarras que a sociedade sempre impôs a ela. No entanto, não será uma tarefa fácil: Marieta terá que se manter com a cabeça erguida para continuar em busca de seus sonhos.

Narrada em terceira pessoa, a obra conta a incrível jornada de Marieta, uma ex-escrava que não teve medo de lutar pelo que desejava. 

Desde pequena Marieta foi tratada um pouco diferente dos outros escravos da casa. Com idade próxima da sinhá Helena, as duas forjaram uma amizade, que possibilitou a protagonista uma educação que ela não poderia sonhar. Porém, Marieta sempre desejou aprender mais, saber mais e seus modos impecáveis criaram uma barreira com os demais escravos, fazendo com que a jovem se sentisse presa entre dois mundos.

Apesar dos planos do Barão para o futuro de Marieta, ela se arriscou e se apaixonou por alguém de sua escolha, apenas para ser decepcionada e ficar com o coração partido. A lição aprendida de forma amarga, fez com que a jovem guardasse os sentimentos de forma mais profunda.

Os anos passam e Helena oferece a Marieta a chance de ir morar no exterior como mulher livre. Apesar do medo do desconhecido, a protagonista embarca no que será uma jornada transformadora, onde a chance de reescrever o passado lhe é concedida.

Marieta é forte e resiliente, então é praticamente impossível não se apaixonar por ela durante a leitura. Sua história representa a de muitas mulheres, que de uma forma ou de outra, foram oprimidas, desdenhadas e até mesmo roubadas de suas identidades pessoais e culturais.
"Naquela noite, Marieta não se esconderia e, se não a aceitassem não faria diferença, pois aceitar a si mesma lhe bastava." (p. 24)

Joaquim, o Kim, é um homem passional e determinado. Um homem honrado que não se importa com o que a sociedade aprova ou não. Para ele, perder Marieta teve um profundo impacto em sua vida e muitas mágoas o acompanham desde então.

A Astral Cultural realizou um ótimo trabalho de revisão e diagramação na obra. A capa é simplesmente espetacular e combina perfeitamente com o enredo.
"Certo é que o destino traçou um caminho diferente para ela e, de um dia para o outro, Marieta viu sua vida mudar." (p. 06)



Confiram a resenha de Poderoso Destino

Nenhum comentário

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.