Resenha: Antes que você saiba meu nome - Jacqueline Bublitz

 
SinopseQuando Alice Lee chegou a Nova York aos 18 anos, com apenas 600 dólares e uma câmera furtada, ela estava procurando por um novo começo. Um mês depois, Alice se torna mais uma vítima de assassinato que não pôde ser identificada. Ruby Jones também está tentando recomeçar depois de um relacionamento conturbado. Ela atravessou o mundo em busca de paz, de uma nova oportunidade… até que encontra o corpo de Alice às margens do rio Hudson. A partir desse encontro, as duas mulheres formam um vínculo inquebrável. Alice tem certeza de que Ruby é a chave para resolver o mistério sobre como tudo aconteceu. Ruby, lutando para esquecer a tragédia que presenciou, se recusa a deixar Alice ir... pelo menos até que ela tenha a oportunidade de contar a própria história.

“Antes que você saiba o meu nome” conta a história de duas mulheres com o desejo de recomeço quando se mudam para Nova York. Alice Lee acabou de completar 18 anos de idade e fugiu de Wisconsin com 600 dólares e uma câmera. Seu deslumbramento por NY é imediato e ela acredita que sua sorte poderá mudar nesse local tão vibrante. Apesar do início difícil, sua vida tomará um rumo que terá impacto na vida de outras pessoas, como a de Ruby Jones, uma mulher de 36 anos de idade, que saiu da Austrália depois de questionar a sua situação romântica com um homem comprometido.

Ruby precisa desesperadamente desse recomeço, mas não faz ideia de que encontraria uma cena que a marcaria tão profundamente em um dia tão “normal”.

O livro alterna entre a perspectiva das duas protagonistas. O leitor é convidado a conhecer a vida de Alice e de Ruby, antes de NY e durante a estadia delas. São duas mulheres resilientes, que passaram por relacionamentos conturbados e que estão atrás de autoconhecimento.

Porém, nem tudo é fácil e brilhante. Infelizmente o ponto de partida da trama é um acontecimento triste e brutal, que acaba encerrando os sonhos de uma delas. Mas essas mulheres não se dão por vencidas e fazem questão de contar suas histórias...

A obra conta com personagens extraordinários, como Noah, os integrantes do “clube da morte”: Lennie, Josh e Sue e o detetive O’Byrne, um homem decidido a dar voz as vítimas.

“Perceba todas as coisas que eles nos dizem. Ouça as palavras soando em nossos ouvidos enquanto os corpos se empilham. Enquanto outra jovem é adicionada à pilha de membros, e corações, e esperanças, e sonhos, e todas as coisas que ela nunca fará. Por causa de todas as coisas que ela não fez. Ou de todas as coisas que ela fez. Essa é a parte que eles raramente deixam clara. Quando decidem quem será o tipo certo de garota morta. Se é que eles pensam em nós.” (p. 161)
Com um enredo muito bem construído e personagens intrigantes, “Antes que você saiba o meu nome” é uma história poderosa sobre a vida e sobre o nosso direito de sermos ouvidas...

“Agora sei que você pode chorar, gritar, uivar como o animal ferido que você é. E eles não param. Isso não os comove. Eles continuam até que não haja mais nada, até que você seja quebrada, obliterada.” (p. 108)

Nenhum comentário

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.