Resenha Meu Querido Meio-Irmão - Penelope Ward


SinopseNão é normal desejarmos alguém que nos atormenta. Quando meu meio-irmão, Elec, se mudou para nossa casa, eu não estava preparada para lidar com um cara tão idiota. Odiei o fato de ele ter descontado sua raiva em mim porque não queria estar aqui. Odiei ele ter trazido garotas da escola para seu quarto. Mas o que mais odiei foi o modo indesejável que meu corpo reagia a ele. A princípio, pensei que tudo o que ele tinha a seu favor era o corpo musculoso e tatuado e o rosto perfeito. Mas as coisas começaram a mudar entre nós, e tudo teve um desfecho em uma noite inesquecível. No entanto, do mesmo modo que Elec entrou na minha vida, logo voltou para a Califórnia. Passaram-se anos desde a última vez que o vi. Quando a tragédia atingiu nossa família, tive que encará-lo novamente. E, diabos, o adolescente que me deixou louca se tornou o homem que destruiu o resto de sanidade que havia em mim. Senti que meu coração estava prestes a ser partido. De novo.

O livro é dividido em duas partes e narrado em primeira pessoa pela protagonista, a Greta. Na primeira parte da obra, o leitor acompanha o momento em que Greta e Elec se conhecem. Greta tem 17 anos e vive com sua mãe Sarah e seu padrasto Randy em Boston. A jovem não sabe muito sobre o primeiro casamento de Randy, pois ele não é de falar muito sobre o assunto, mas sabe que ele tem um filho da mesma idade que ela e que é um rapaz encrenqueiro.
Acontece que Elec vive com a mãe, uma artista que ainda é perdidamente apaixonada por Randy. Por conta de uma situação pessoal, o rapaz vai passar um tempo com o pai, inclusive estudando na mesma escola que Greta.
Só que desde o primeiro momento que os dois se conhecem, Elec faz de tudo para tratar da pior forma possível Greta e o resto da família.
Inicialmente a percepção que o leitor tem é de que Elec é problemático, cheio de rebeldia e com dificuldades em aceitar o casamento do pai. Porém, é possível perceber que o problema vai bem além disso. E é através da perspectiva de Greta que o leitor observa o terrível relacionamento de Randy e Elec. É um relacionamento repleto de mágoas e ressentimentos que se originam de décadas de problemas, passados de geração para geração.
Elec é extramente sexy, tatuado, definido e vive rodeado de garotas. Greta mantêm certa ingenuidade e a presença de Elec começa a despertar na jovem sentimentos desconhecidos. Ela é o exemplo perfeito de alguém que ganha o mundo através de gentilezas. Ela é generosa, carinhosa e por mais que Elec a maltrate, Greta tenta sempre fazer algo bom por ele. Leva um tempo, mas aos poucos Greta vai derrubando as muralhas construídas por Elec.
Em uma determinada noite tudo muda e Elec vai embora abruptamente. 
A segunda parte do livro se passa sete anos depois desse acontecimento. Greta se formou, mora em NY, terminou um noivado e vive sua vida, um dia de cada vez.
Elec agora é um conselheiro e trabalha com crianças carentes na Califórnia, namora Chelsea, uma garota incrível e também seguiu com a sua vida.
Mas o destino prega uma peça quando os dois precisam retornar à Boston e resolver, de uma vez por todas, as dores do passado.
O livro é um drama romântico com personagens que vão claramente amadurecendo com a passagem do tempo. Tanto Greta quanto Elec são bem imaturos na primeira parte da obra e seu crescimento pessoal é perceptível na segunda parte. 
A verdadeira história entre Elec e Randy é forte e extremamente delicada. A complexidade dessa relação é difícil de discutir, pois os dois vivem sofrendo por algo que não tem culpa.
Sarah, a mãe de Greta, é uma personagem apática. Desde o início do livro ela não interfere em nada, tornando-se apenas uma observadora. Se ela tivesse se levantado em uma única situação, muita coisa poderia ter sido diferente. É o exemplo perfeito do ditado "o pior cego é aquele que se recusa a ver". 
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um bom trabalho. Existem alguns errinhos (como por exemplo nas páginas 184, 243 e 253), mas nada que interfira na compreensão. A capa tem um modelo muito bonito e até mesmo combina com a descrição do Elec, mas no geral não adiciona nada quanto ao conteúdo da obra.

12 comentários

  1. Nossa, pela capa eu poderia jurar que era um livro erótico, meio que 50 tons de cinza! Como a capa engana, né? hahah. Não curti muito a descrição da história não, acho que eu não leria por realmente não fazer o meu tipo. Só se por acaso ele caísse do céu na minha frente, ou algo assim haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, tudo bem?
      Existe algumas cenas hots, mas não é o foco do livro.
      Bjkas

      Excluir
  2. Oi, boa tarde
    Você não comentou nada mas a capa traz algo bem erótico, como a Jessica disse, né?! Bom, ele não está na minha lista de livros que necessito mas eu acho que leria. Deve ser legal ver o amadurecimento dos personagens. Só tem algo que me incomoda muito: Os erros de português! Não que eu seja a super-inteligente mas quando eu vejo um erro em um livro fico bem incomodada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bem?
      Existem algumas cenas adultas, mas honestamente não é o foco do livro. Os erros também me incomodam bastante ;)
      Bjkas

      Excluir
  3. Oi, Carol.
    Fiquei com a mesma dúvida das meninas que comentaram antes de mim: é erótico ou não?! Afinal, essa capa é malvada, né?! rs...
    Achei o tema curioso, mas não me empolguei muito!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?
      O livro tem algumas cenas eróticas, mas não é o foco do livro.
      A capa é caliente demais para a obra rsrs.
      Bjkas

      Excluir
  4. Achei interessante ,tem um enredo bem legal,mas pelo que vi a capa não combina muito com o livro né ,talvez eu leie...

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Eu amei a resenha, li esse livro em inglês e amei, não vejo a hora de tê-lo na minha estante, os personagens são ótimos, fortes e determinados, simplesmente amei.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Esse foi um livro que me surpreendeu, gostei muito da historia e fiquei bem curiosa para saber mais sobre essa relação do Elec e Randy, gostei muito dessa passagem de tempo que o livro trás e principalmente do crescimentos dos personagens me deixando interessada nesse livro !!

    ResponderExcluir
  7. me diz q tem sequencia??!!
    completamente apaixonada por Elec!!<3

    ResponderExcluir
  8. Nossa,eu to muito afim de ler esse livro. Mas a capa não foi bem escolhida,ficou nada a ver com a historia.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.