Resenha Enquanto o Sol Brilhar - Juliana Parrini


Sinopse - Na monótona cidade provinciana de Vila Rica vive Mariana, filha única de pais amorosos, cresceu observando o amor verdadeiro de perto. A jovem professora divide seu tempo entre as aulas que ministra para crianças na escola, os estudos e os trabalhos voluntários que exerce. Sua vida se transforma com a chegada do misterioso Dr. Miguel, um homem que coloca os seus pacientes em primeiro lugar, mas que mantém o seu passado em segredo. Sem criar expectativas e tentando não levar tão a sério todo o desejo de desvendar os mistérios do doutor, Mariana será inebriada por sentimentos até então desconhecidos. Nem sempre o passado pode ser esquecido e Mariana irá vivenciar em primeira mão o impacto de um grande segredo. Quando a amizade e o encantamento dão lugar a uma admiração genuína, para chegar ao amor, é só uma questão de tempo.

"Enquanto o Sol Brilhar" se passa na cidade de Vila Rica, uma cidade pequena que fica a poucas horas do Rio de Janeiro. A narrativa é feita pela perspectiva de Mariana, mas o leitor também percebe que a própria Vila Rica é uma protagonista. Uma cidade pequena, onde todos se conhecem e que se preocupam um com o outro. Essa dinâmica torna o lugar uma entidade viva, entusiasmante e vibrante.
"Vila Rica tinha suas qualidades. Todos se conheciam, tínhamos as festas que organizávamos na única praça da cidade, ajudávamos uns aos outros, as escolas tinham um bom nível no desempenho estadual, na qual eu me orgulhava e tínhamos longas fazendas que envolvia toda a região. Essa beleza natural era suficiente por todas as faltas. Para mim, era suficiente. A saúde realmente era motivo de preocupação diante de tanta dificuldade em manter um médico".
A protagonista desse livro é Mariana, uma jovem que vive uma vida simples mas é muito feliz, menos no aspecto amoroso. Mariana sofreu uma grande decepção e acabou fechando o seu coração para futuros relacionamentos. Mesmo se passando dois anos, a rotina de Mari gira em torno dos seus alunos, dos trabalhos voluntários e de seus pais. A jovem mantêm uma amizade colorida com o prefeito da cidade, Vinícius. Vinícius é um solteiro cobiçado que quer oficializar um relacionamento com Mari, mas ela se nega a reconhecer Vinícius como algo mais do que o prefeito de Vila Rica.
Tudo muda quando Vila Rica recebe um novo médico. Doutor Miguel é um homem misterioso, mas extremamente devotado aos seus pacientes. Ele trabalha além do horário, compra medicamentos do próprio bolso e genuinamente se preocupa com cada um. Mas é um homem fechado e ninguém no local sabe sobre sua vida.
Miguel aluga a casa dos fundos da família de Mari e a jovem começa a sentir certo interesse pelo médico. Não um interesse romântico, mas um interesse genuíno pela afeição dele com os pacientes e começa uma amizade baseada em admiração mútua. Miguel também admira Mari, uma jovem que tem sonhos simples e que faz questão de ajudar a todos.
Conforme os dois passam mais e mais tempo juntos, sentimentos mais profundos afloram, mas o passado de ambos retorna e tanto Miguel quanto Mari precisam refletir sobre o que querem para o seu futuro.
"Ele ainda fixava seu olhar em mim. E, com mais um passo para perto, deixando uma das luzes da rua tomar seu rosto, consigo enxergar mais nitidamente os seus olhos. Vi o brilho aquecido refletido neles. Era algo raro. Os olhos opacos de Miguel sempre conjeturavam apatia." 
A obra é muito bem escrita, com personagens ricos e complexos. A autora trabalhou temas fortes como a família, as segundas chances, o perdão e os recomeços. A complexidade do enredo se dá pela forma como a autora equilibra os altos e baixos das vidas desses protagonistas de forma impecável.
Outro destaque da obra é a forma como a família é trabalhada nesse livro. É impossível ler "Enquanto o Sol Brilhar" e não se apaixonar pela dinâmica de Mari com os seus pais, o seu Zé e a dona Camélia. O amor genuíno entre eles, a cumplicidade e os pequenos momentos diários que eles compartilham é de encher os olhos de lágrimas. 
"Enquanto o Sol Brilhar" não é apenas um romance, e sim uma obra que fala sobre todos os tipos de amor , que demonstra que o amor não morre, mas sim se transforma. É um livro que ensina que às vezes sofremos, mas também recebemos recomeços inacreditáveis.
E para os fãs que acompanham as obras da autora Juliana Parrini, ela deixou uma surpresa no livro relacionada ao seu outro sucesso "Tudo ou Nada".
"Sempre soube que a alegria está presente na vida de quem abre as portas para ela. Eu sempre abri as portas, mas agora percebo que a abria para as pessoas erradas". 

Para aqueles que querem adquirir o livro: Enquanto o Sol Brilhar


26 comentários

  1. Li outros livros da autora e amei e claro, e por isso tenho vontade de ler esses dois últimos lançamentos da autora. A escrita dessa autora e sensacional, ela tem o dó de criar personagens cativantes, tantos primários quanto secundários, dos quais nos apegamos durante a leitura. Quero muito desvendar esse segredo que o Dr. esconde, e como o relacionamento entre o casal vai ser desenvolvido. Estou ansiosa para começar a leitura desse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lana, tudo bem com você?
      Essa história é realmente bonita e a Juliana Parrini tem o dom da escrita.
      Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou ;)
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  2. Oi, Carol!!
    Amei conhecer esse livro da Juliana Parrini. Adoro os livro dela!! Sem dúvida também quero ler mais essa obra dela!! Adorei a indicação!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta, tudo bem com você?
      A autora é realmente incrível!
      Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou ;)
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  3. Carol, o enredo dessa história parece bem cativante, ainda mais por mostrar o amor de família que existe entre a Mari e os pais dela. Não havia lido nada da autora, mas comecei com o pé direito lendo sua resenha, esse com certeza será a minha primeira obra lida dela. E claro, quero saber quais são os mistérios que rondam o doutor Miguel, e quem a Mari escolhe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicoli, tudo bem com você?
      Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou ;)
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  4. Minha nossa, que livro fantástico! Gostei muito da personalidade da Mari, apesar de ela se fechar de relacionamentos mas ela segui a vida mesmo assim. Também adorei o Dr. Miguel e suas características, parecem um casal perfeito mas com certeza o livro vai trazer muitas reviravoltas por conta de segredos! Adorei =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline, tudo bem com você?
      Acho que a Mari sofreu muito e agora para se proteger, tenta se afastar.
      Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou ;)
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  5. O livro parece ser ótimo, a personalidade de Mari me admirou, mas não sei porque não me interessei pelo livro já que sou louca por romance e tudo que é do gênero já quero ler, mas o livro não me deu aquela empolgação é um livro que é tipo " gostei, leio se tiver uma oportunidade" mas não " preciso ler", quem sabe vendo mais algumas resenhas eu não mude de idéia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, tudo bem com você?
      Particularmente tenho um carinho muito especial por essa obra e quem sabe no futuro você não dê uma chance a ela e se apaixone?
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  6. Ai Carolina!
    que livro mais singelo.
    Gosto demais dos romances que envolvem toda família e o quanto o amor está presente nelas.
    Fico na torcida para que Mari e Miguel acabem resolvendo os traumas do passado e possam viver uma grande história de amor.
    “O saber se aprende com os mestres. A sabedoria, só com o corriqueiro da vida.” (Cora Coralina)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, tudo bem com você?
      Esse livro é lindo e tem uma mensagem maravilhosa.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  7. que legal a personagem tem meu nome =D
    parece ser o tipo de livro ótimo para que curte um romance e o mais legal é que além de nacional a história se passa no interior
    talvez eu dê uma chance

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, tudo bem com você?
      Espero que dê uma chance ao livro e venha nos contar o que achou ;)
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  8. Apesar de parecer lindinho demais, sou mais do tipo que gosta de romance eróticos... faz muito tempo que não leio outro tipo de romance e esse poderia ser uma boa variável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaynara, tudo bem com você?
      Apesar de não ser seu gênero literário de preferência, de vez em quando é bom nos arriscarmos com leituras diferentes. Quem sabe, pode ser que você se apaixone pela leitura ;)
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  9. Gosto muito quando as obras não só apenas um romance mas também algo a mais. Temas que levem a reflexão são sempre bem vindos na minha leitura. A obra é muito bem escrita, com personagens ricos e complexos. Bom saber que a autora trata o enredo de forma bem equilibrada. Deu vontade de conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta, tudo bem com você?
      Eu também amo os livros que trazem lições e reflexões.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  10. Quem diria que a Mari tinha fechado o seu coração para novos amores e dai aparece o Doutor Miguel pra deixar ela caidinha por ele! Eu adoro livros que falem do amor e a história da mia me deixou muito curiosa. Família, segundas chances, perdão e recomeços são ótimos ingredientes no enredo de um livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rossana, tudo bem com você?
      Esse tipo de livro é realmente apaixonante. Quando os personagens são bem construídos e a história tem uma lição valiosa, o livro torna-se inesquecível.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  11. Fiquei tocada a ler esse livro!! A relação de Mariana com sua família parece ser muito linda e especial!! E o Miguel é de um coração enorme. A admiração entre eles é mútua!! Mas qual será o segredo de Miguel? Torcendo pelo amor entre eles!!

    ResponderExcluir
  12. Fiquei apaixonada pela sua resenha e gostaria sim de ter a oportunidade de ler um livro desses, gosto que tragam mensagens no final de superação, e ajuda até pessoas que passam por algo difícil na vida.

    ResponderExcluir
  13. Oi,gostei dos personagens principais dessa história.
    São pessoas simples,e que pensam no próximo.
    E acho que um amor muito lindo vai surgir entre esse casal.

    E também gostei bastante da capa.
    Linda!

    ResponderExcluir
  14. Apesar de não ser leitora assídua desse tipo de literatura ( romance ) gosto de me surpreender com boas histórias. E quando é uma assim, delicada, é mais gostoso.
    Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  15. Primeira resenha que leio sobre este livro e amei. A trama parece ser bem envolvente com personagens encantadores. Você conseguiu me conquistar com sua resenha. Vou ver se consigo ler também. Espero gostar tanto quanto você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Patricia Queirozdomingo, março 12, 2017

    Deve ser um livro muito bonito. Gosto de livros que nos fazem pensar em como estamos vivendo, o que podemos mudar para viver melhor e acredito que neste livro encontrarei isto. Já vi vários elogios a autora mas ainda não li nada dela.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.