Resenha Dezesseis - Livro 01 - Rachel Vincent

Sinopse - Em um mundo em que todos são iguais, uma garota se destaca por sair do padrão. Uma história promissora e de ritmo acelerado, escrita por Rachel Vincent, autora best-seller do The New York Times. “Nós temos cabelos castanhos. Olhos castanhos. Pele clara. Somos saudáveis, fortes e inteligentes. Mas só uma de nós já teve um segredo.” Dahlia 16 vê seu rosto em toda multidão. Ela não tem nada de especial – é apenas uma entre as outras cinco mil garotas que foram criadas visando o bem da cidade. Ao conhecer Trigger 17, porém, tudo muda. Ele a considera interessante. Linda. Única. Isso significa que ele deve ser defeituoso. Quando Dahlia não consegue parar de pensar nele – nem resistir a procurá-lo, ainda que isso signifique quebrar as regras – ela percebe que deve ser defeituosa também. Mas, se ela for defeituosa, todas as idênticas também são. E qualquer genoma com defeito descoberto deve ser recolhido. Destruído. Ser pega com Trigger não apenas selaria o destino de Dahlia, mas o das cinco mil garotas com o mesmo rosto. No entanto… e se Trigger estiver certo? E se Dahlia for mesmo diferente? Subitamente, a garota que sempre seguiu todas as regras começa a quebrá-las, uma a uma

"Dezesseis" é o primeiro livro da série da autora Rachel Vincent, publicado aqui no Brasil pela Universo dos Livros. Narrado em primeira pessoa pela protagonista Dahlia 16, o enredo leva o leitor  à Lakeview, uma cidade que preza pela eficiência e produtividade. Para isso, eles seguem a norma de Preservação e Distribuição Igual de traços genéticos. Ou seja, nos laboratórios são criados pelos geneticistas 5.000 espécimes idênticos por vez (clones) que irão para determinada área de trabalho: agricultura, exército, administração, educador e por aí vai. Cada um deles recebe um único nome e um número, que vai sendo alterado de acordo com o envelhecimento.
O objetivo da norma é criar indivíduos saudáveis, sem falhas, doenças ou até mesmo hormônios que desencadeiam a necessidade de procriação. Afinal, se eles são criados no laboratório, não existe a necessidade de procriação.
Dahlia 16 é uma jovem que se sobressai nas suas atividades, plantando tomates ou outros vegetais, mas que, apesar de orgulhosa dos seus feitos, não pode demonstrar isso. Dahlia 16 não é um indivíduo e sim parte de um todo. Para ser parte do coletivo, o ego e qualquer outro sentimento individualista deve ser eliminado. Qualquer demonstração que não coincida com o esperado, pode significar uma falha genética e isso leva ao descarte da amostra. Todas as 5000.
"Tento afastar esse pensamento, mas não consigo expulsá-lo da cabeça. Quero ser melhor em tubérculo do que Olive, da mesma forma que eu queria ser melhor que todas as outras em grãos, vinhas e legumes. E não só pela glória de Lakeview". (p. 10)
Apesar de viver tendo seus questionamentos pessoais, Dahlia 16 se encaixa perfeitamente no coletivo, até que um dia sua rotina é alterada e ela se vê presa em um elevador parado com Trigger 17. Ele faz parte das Forças Especiais e é líder do esquadrão, além de ter habilidades sensacionais como hacker. Com as câmeras desligadas, os dois quebram a regra de confraternização e começam a conversar. É quando a protagonista descobre um mundo além do imaginável.
"O que é esse sentimento? Por que me sinto atraída por ele como um imã por um metal, quando sei que apenas isso é suficiente para significar problemas para nós dois?" (p. 82)
Dias se passam e a rotina se instala, mas um novo encontro é o que culmina em uma reviravolta gritante no enredo e faz com que Dahlia 16 corra em busca de respostas.
"Há algo de errado comigo, e o único homem que sabe qual é o problema acabou de fugir para se salvar". (p. 93)
É maravilhoso observar a forma como Dahlia 16 busca sua individualidade e começa a questionar o mundo ao seu redor. É como ver alguém tomar consciência do mundo pela primeira vez. Trigger 17 também tem seus encantos. Seus olhares desafiadores, sua mente ágil e seu meio sorriso que acelera o coração da Dahlia são apenas algumas das características que farão os leitores vibrarem com cada pequena vitória dele.
"- Achei que estivesse preparado para morrer.- Estou. Mas não estou preparado para ver você morrer". (p. 127)
A trama é excepcional. A forma como os detalhes vão delineando o quadro maior, a verdadeira face de Lakeview, deixam o leitor maravilhados com a criatividade da autora. Os detalhes do funcionamento de Lakeview, a história da manipulação genética, os acontecimentos da casa da administradora são simplesmente sensacionais. A cada página virada o leitor fica cada vez mais de queixo caído, pois é uma revelação atrás da outra. E o final? Simplesmente desesperador...
A história também faz com que o leitor pense na sociedade atual e na necessidade dela de encaixar todos no mesmo padrão, desafiando e aterrorizando aqueles que defendem a sua individualidade.
Em relação à revisão, diagramação e layout a Universo dos Livros realizou um ótimo trabalho. A capa combina perfeitamente com a história.
"Agora, o que vejo no refeitório não são centenas de idênticas minhas terminando de comer peito de frango, milho com manteiga e feijões pretos, mas uma sala cheia de corpos olhando para o teto com olhos vazios. Centenas de corpos iguaizinhos a mim, mortos". (p. 49)
Para comprar o livro pela Amazon, clique aqui

9 comentários

  1. Carolina!
    Tão bom ler um livro de ficção que parece crível, porque todo desenrolar da trama é bem escrita e fundamentada. E ainda traz uma protagonista que busca sua individualidade em um mundo que até então não sabia existis.
    Quero poder ler.
    “A única sabedoria que uma pessoa pode esperar adquirir é a sabedoria da humildade.” (T. S. Eliot)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Achei bacana a historia a protagonista descobriu que é diferente e busca por soluções e quer ser feliz independente do que ira enfrentar gosto disso, quero conferir.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol ;)
    Confesso que o que me chamou atenção primeiro foi essa capa LINDA, mas a premissa me agradou demais!
    Gostei dessa história de criar clones "perfeitos"! E o casal está me lembrando muito o Tobias e a Tris de Divergente, que eu amo S2
    Que bom que os detalhes do livro se encaixam, e que o final é surpreendente. Estou muito curiosa pra ler!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Quando vi esse lançamento fiquei bastante curiosa pela trama. A história realmente é encantadora é diferente e, também tem algo de ficção porque cria pessoas iguais para trabalharem em locais diferente e mesmo assim é como se fosse alinhamento, algo que só pode seguir aquilo. Gostei da personagem é acho que ela seria a primeira a quebra essa regra.

    ResponderExcluir
  5. Uau,que história diferente e legal ! Me lembrou alguns filmes que ja assisti, como O Doador de Memórias, esse estilo de sociedade perfeita e todos em uma determinada função. Isso tá chamando a atenção atualmente, acredito que seja uma leitura fluida e agradável, com algumas reviravoltas. Eu iria gostar de ler ;)

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!
    Gostei da forma criativa que a autora conseguiu criticar os padrões de nossa sociedade em sua obra, com ficção científica e distopia. Deve ser interessante ver como a Dahlia vai saindo do ''ovo'' onde foi eclodida e presa.
    Realmente, a capa passa a exata essência da história, pelo que li aqui.
    Quero muito ler esse livro.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Esse final acabou com meu psicológico. Necessitando da continuação pra ontem Adorei sua resenha. Ficou otima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também necessito da continuação... Esperando até hoje ;-;

      Excluir
  8. Olá! Fiquei super curiosa para conferir este livro, que parece possuir personagens e enredo muito interessantes, e esse final desesperador hein, pelo jeito vai valer mesmo a pena iniciar essa leitura, mesmo sem o segundo volume.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.