Resenha Maldição - Trilogia Blur # 3 - Steven James


Sinopse - O abominável Dr. Adrian Waxford prossegue com seu nefasto plano de punir criminosos de acordo com um deturpado senso de justiça, conduzindo experimentos terríveis e inimagináveis.Financiado por um misterioso benfeitor, Daniel viaja a Atlanta com seus amigos a fim de treinar basquete e pleitear uma bolsa de estudos universitária. Imagens sombrias começam a assustá-lo – criaturas rastejando dos buracos mais profundos de seus pesadelos, vislumbres de memórias arrepiantes de sua infância.  Porém, antes que possa desenterrar o significado por trás de tudo isso, Daniel deve se unir a outros dois adolescentes com dons semelhantes ao seu para salvar uma garota raptada pelo Dr. Waxford. Para isso, apenas suas malditas (ou benditas?) distorções poderão ajudá-lo. Este eletrizante e sinistro capítulo final da aclamada série criada por Steven James leva os leitores a territórios desconhecidos, onde realidade e loucura, bênçãos e maldições, se entrelaçam.
CONTÊM SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES 
"Maldição" é o último livro da trilogia Blur, que tem como protagonista Daniel, um adolescente que tem habilidades chamadas distorções. As distorções são "visões" que aparecem sem motivo aparente e em qualquer lugar, confundindo o rapaz sobre a realidade. No livro anterior, Daniel e seus amigos descobriram que o Dr. Adrian Waxford estava fazendo experimentos com prisioneiros como forma de buscar justiça pela morte de seu irmão. Porém, o que ele chama de justiça é simplesmente crueldade.

Em paralelo, a vida de Daniel começa a voltar aos eixos. Sua mãe retornou para casa após explicar o que estava acontecendo e seus pais estão reatando. O relacionamento do próprio Daniel com a Nicole está indo bem, pois Nicole é muito compreensiva aos episódios do namorado e Daniel recebe o convite para participar do Centro de treinamento de basquete em Atlanta, um centro reconhecido por receber inúmeros olheiros das Universidades que estão em busca de futuras estrelas.

A terceira vertente do livro é a história do Malcom Zacharias, o agente de uma organização desconhecida que salvou Daniel no livro anterior. Zacharias havia mencionado que sua função era recrutar jovens com habilidades semelhantes à do protagonista e que em breve entraria em contato com o Daniel. O leitor acompanha o recrutamento de mais dois jovens: Alysha Caruthers e Tane Tagaloa. Quando a filha do senador Brad Amundsen, a Petra, uma mulher de 22 anos de idade é sequestrada, Zacharias acredita que é hora de Daniel ser recrutado.

Nesse terceiro livro há uma trama mais aprofundada, envolvendo vertentes políticas e até mesmo o governo americano. Durante o desenvolvimento, é possível confirmar que o talento de Daniel não é único e que existem outros com suas habilidades. Porém, ficou faltou algumas explicações de questionamentos que foram sendo carregados desde o primeiro livro.

De certa forma, o encerramento da trilogia deixou a desejar. Houve certos progressos tanto no lado investigativo quanto no lado pessoal da história, mas faltou "algo". O relacionamento de Daniel e Nicole é morno, sem muitas emoções. Os dois personagens são fofos, certinhos e carismáticos, mas não há química a ponto de fazer o leitor suspirar. A história familiar do Daniel fica incompleta. A mãe reaparece, mas evita conversar ao máximo sobre o motivo de ter ido embora. E o fato distorção também não tem uma explicação concreta, que possamos usar como definição. Há várias teorias, deixando claro que é algo desconhecido, mas como é o ponto central do livro, não cumpriu as expectativas.

A história também foi narrada de forma diferente dos livros anteriores. Em "Maldição", as narrativas ocorreram em primeira pessoa pela perspectiva de Daniel e em terceira pessoa, para a perspectiva dos demais personagens. O livro foi dividido em quatro partes: Parte I - Levado, Parte II - A descida, Parte III - Convergência e Parte IV - Sincronicidade. 

Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um ótimo trabalho. Encontrei apenas um errinho na página 89, mas nada que interfira na compreensão do texto. A capa chama a atenção e combina com o conteúdo.
"Mas, dessa vez, as palavras do menino se transformam em coisas vivas. Elas tomam forma e se transmutam em morcegos, circulando ao meu redor no meio da noite: criaturas recém-criadas, armadas de presas, escapando para a escuridão." (p. 41)
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: http://amzn.to/2zi8ppt



Confiram a resenha do livro anterior:
Fúria - Livro 02 

5 comentários

  1. Uma pela que o encerramento da trilogia deixou a desejar, uma pena o fato das distorções não terem tido uma explicação concreta, pretendo ler a Trilogia Blur, mas não irei ler com tantas expectativas.

    ResponderExcluir
  2. Carolina!
    Bom ver que Daniel recebe o convite para participar do Centro de treinamento de basquete em Atlanta e que Zacharias o recruta para trabalhar no sequestro de Petra, filha do senador.
    Pena que o namoro de Daniel e Nicole é apenas morno e que o final da trilogia não foi como esperava, ficou faltando alguma coisa...
    Um final de semana alegre e feliz!
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  3. Uma pena que o desfecho tenha deixado a desejar, com alguns pontos em aberto.
    Autor podia ter colocado algo a mais no namoro.
    Mas ainda sim parece ser uma boa trilogia.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    O livro tem uma premissa muito boa, porém alguma coisa não me faz encaixa na história, parece me falta algo ou estou apenas confusa mesmo. Os outros anteriores são ótimos mas a parti do segundo fiquei que perdida na resenha, espero conhecer e ler essa série para entender um pouco mais a trama.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. Olá! Realmente neste terceiro livro ficou faltando algo, houve mais perguntas do que respostas dadas, apesar dos buracos do enredo, foi uma história rápida com personagens interessantes, as distorções não foram explicadas e desenvolvidas tanto quanto eu gostaria, mas aproveitei a história.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.