Resenha Não Me Esqueças - Babi A. Sette


Sinopse - Aos vinte e um anos, Lizzie deveria estar empenhada em fisgar um noivo e finalmente se casar. Entretanto, após uma decepção amorosa, o coração da jovem só palpita por sua grande paixão — os estudos sobre o povo e a cultura celtas. Esse interesse faz com que ela troque os concorridos salões de baile de Londres pelas estradas desertas e sinuosas das Highlands escocesas. Ali, ela conhecerá Gareth, o enigmático líder do clã que vive no local mais remoto e bucólico da Escócia. Envolto em uma aura de mistério, ele luta para manter suas tradições, seus segredos e, principalmente, seu povo em segurança. Enquanto o austero Gareth tem a vida toda sob controle e resiste a mudanças, Lizzie está muito entusiasmada com suas explorações e descobertas. Porém a vida de ambos é alterada de maneira inexorável quando uma fatalidade transforma a tão sonhada aventura de Lizzie em pesadelo.Vindos de mundos tão diferentes, mas unidos por uma atração irresistível, Lizzie e Gareth vivem uma paixão proibida e desafiadora, sem saber que finalmente poderão encontrar aquilo que só ousavam buscar em sonhos.
Narrado em terceira pessoa, "Não me esqueças" conta a história de Lizzie e Gareth. O prólogo se inicia em 1861 em Glowcestershire, onde observamos a protagonista ainda jovem e demonstrando um senso de aventura e determinação para uma mulher da época.
Inicialmente o livro acompanha a juventude de Lizzie, seus sonhos e desejos e sua intensa fascinação pela cultura celta. Apesar de não ser convencional, seus pais apoiam seu interesse em tais estudos, pois seus pais sabem por experiência própria o quanto é importante e envolvente o amor por outras culturas.
É também no início do livro que conhecemos a família de Lizzie, um grupo amoroso que apesar do título nobre, tem como progenitor Henrique, um homem que realmente se importa com a felicidade dos filhos e Kathelyn, uma mãe conselheira, amiga e que não coloca as convenções sociais acima do bem-estar de seus filhos. Lizzie tem quatro irmãos: Arthur, o mais velho, mas que por ter sido concebido fora do casamento não herda o título do pai; Leonard, o segundo filho e herdeiro do título; Ellie, a romântica incurável e fã das convenções sociais e Edward, carinhosamente apelidado de Dr. Frankstein graças a sua curiosidade inata pela ciência.
"- ... Selvagens são os nossos costumes de obrigar as mulheres a desfilarem para aquela corja de senhores, como ovelhas a serem escolhidas para o abate. Selvagem é nos vender para o lorde mais rico e desprezível da temporada." (p. 31)
Aos 21 anos de idade, Lizzie se vê obrigada a participar de sua quarta temporada até que recebe o convite da Srta Ligia Campbell, filha de um conde escocês viúvo e estudiosa dos povos antigos da Escócia a passar uma temporada com sua família na casa dos Campbells próxima a Inverness. Para Lizzie é o seu sonho tornando-se realidade!
Lizzie viaja na companhia de sua camareira e amiga Camille, mas durante o percurso as duas são separadas e Lizzie encontra-se ferida e sozinha em um local desconhecido até ser resgatada por Gareth MacGleann, líder de um clã escocês tradicional, que tem aversão aos ingleses.
Gareth sabia que levar uma desconhecida até o refúgio do seu clã era algo imperdoável, mas ao encontrar a jovem inconsciente e vulnerável, sentiu uma ligação instantânea e inexplicável. Ao tomar a decisão de ajudá-la, Gareth mudou a vida de ambos para sempre...
A estrutura do clã é tradicional e por conta disso inúmeros golpes políticos estão sendo aplicados. Gareth vive alerta e ciente do perigo, muitas vezes duvidando das pessoas ao seu redor. Por conta de seu passado traumático e do título de liderança que carrega, é um homem que não demonstra vulnerabilidade em público, usando uma máscara de frieza e indiferença.
Quando Lizzie acorda, fica extasiada pelo local e ao mesmo tempo temerosa em ter se tornado prisioneira de um homem intransigente. Com sua determinação, personalidade forte e teimosia, não está disposta a render-se as regras locais, muito menos a um líder tão rabugento e calculista. Porém, ao passar um tempo conhecendo mais a verdadeira cultura celta e o homem que lidera um grupo tão grande com justiça e pulso firme, a jovem se dá conta que o amor pode surgir sem pedir permissão.
"- É mais fácil projetar nossos medos, nossas dores, nossas carências nos outros do que admitir que tudo isso está dentro de nós... Mas em algum momento somos obrigados a olhar para dentro e a curar nossas feridas, por mais assustador que pareça. E nesse processo de cura, o outro se torna um espelho. Por isso é tão difícil e tão precioso se relacionar." (p. 204)
"Não me esqueças" é um lindo romance histórico, com uma ambientação maravilhosa e rica em detalhes, com toques de magia e que fala de uma cultura tão rica e apaixonante que conquista o leitor desde o início.
Lizzie é inteligente, carismática, corajosa e engraçada. Inicialmente Gareth é turrão e taciturno, mas ao conhecermos esse homem tão forte e destemido, percebemos que tudo o que ele mais deseja é encontrar alguém que o ame incondicionalmente.
Com um ar de conto de fadas, a autora Babi A. Sette conseguiu construir uma obra apaixonante sobre um amor que atravessa o tempo e ultrapassa todos os obstáculos. 
"- Você é a mistura dos meus pesadelos e também dos meus sonhos." (p. 110) 
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: http://amzn.to/2Am7cxH

9 comentários

  1. Olá! Adoro romances de época, e os escoceses são os meus favoritos, esse livro tem todos os ingredientes que eu gosto, aventura, romance, humor e mistérios, Lizzie parece ser uma personagem muito determinada e o Gareth lindo e apaixonante, espero ler muito em breve.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol.
    Eu li um livro da autora e gostei da sua escrita.
    Adoro romances de época, mas nunca li nada ambientado na cultura celta. Então vai ser bem interessante e novo.
    Lizzie parece ser uma personagem bem interessante e forte. É bom saber que ela tem outros interesses, além do casamento rs
    Gareth parece ser um líder durão, mas bom.
    Vai ser ótimo acompanhar a evolução do romance entre eles.
    A capa é lindíssima!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu sou apaixonada em romances históricos, e esse livro ta nos meus desejados já faz um tempinho.
    Eu fiquei super curiosa para conhecer um pouco mais sobre Lizzie, e fico fascinada em trama que temos clã e todas essas coisa. Adorei saber que a autora conseguiu dar um ar de conto de fadas.
    Essa capa é lindíssima!

    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  4. Carolina!
    Sonhando em poder ler mais esse livro da série, pois já li A Promessa da Rosa e O despertar do Lírio, não posso deixar de conferir esse, ainda mais que a hhistória de Lizzie, estuduiosa de mitologia e cúmplice de seu irmão.
    E temos de conferir se o DNA continua fazendo jus e ela sofrerá tanto quanto a mãe.
    Desejo um final de semana carregadinho de luz e paz!
    “ Inteligência não é não cometer erros, mas saber resolvê-los rapidamente.” (Bertolt Brecht)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito fã de romances de época, mas esse realmente me deixou com vontade de lê-lo, gostei que a ambientação dele não é na típica Londres, como acontece com a grande maioria dos livros desse gênero e pelo fato da protagonista se interessar pela cultura celta, que é uma coisa que adoro, espero poder ler esse livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carol.
    Ganhei um exemplar desse livro e estou doida para conhecer essa história!!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Tive a oportunidade de ler A Promessa da Rosa e gostei muito pois sou fã de romance de época. Estou na expectativa de poder comprar esse livro em breve e satisfazer minha curiosidade com uma releitura, o que é sempre bom.

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol!
    Eu estava curiosa por essa resenha! Não imaginava que era uma releitura de A Bela e a Fera (é o que li sobre o livro).
    Lizzie parece ter a personalidade parecida com a personagem de um outro livro da Babi, espero que seja só impressão, não gostei tanto da outra.
    A história parece interessante, já percebi as semelhanças com o conto da Bela e a Fera, gostei bastante! Pretendo ler logo, me encantei com a história!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Já me indicaram o livro dessa autora é estou bem curiosa para ler os livros dela. Esse me deixou encanta com a trama, os personagens são bem apaixonante e com certeza um romance super fofo. Eu não li livros que se passa em épocas passadas mas vejos que são bem legais!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.