Resenha Anjo Russo - Zia Stuhaug

Sinopse - Na instigante obra, Liudmila, uma russa com cidadania dinamarquesa, é acusada e presa por um atentado. Enquanto isso, a alguns bons quilômetros dali, Mattias Larsen, homem frio e calculista, capaz de sentir afeto somente por um lobo domesticado que adotou, ri e comemora a notícia iminente da morte de Elisa, esposa de seu patrão, Eirik Leiv. Em busca de uma preciosidade denominada "O Tesouro de Iduna", Mattias percorre um caminho obscuro, passando pela Escandinávia. Ali ele rouba o "Códice de Uppsala", manuscrito medieval islandês que inclui a versão mais antiga do Edda em Prosa, doado em 1669 à Biblioteca da Universidade de Uppsala pelo chanceler Magnus Gabriel de La Gardie ‒ o suposto favorecido do tesouro. Com a combinação dos códigos em alguma parte desse Códice e de inscrições na Caixa de Freixo, o qual teria pertencido à Rainha Cristina da Suécia, (que teria elaborado o mapa do tesouro e ofertado tal presente a seu protegido da corte, Magnus Gabriel, no Século XVII), Mattias tem a certeza de que encontraria o tesouro. Para tal, revela-se disposto a eliminar todos que ousassem atravessar seu caminho e atrapalhar seu plano para pôr as mãos naquela fortuna incalculável ‒ inclusive Elisa.
"Anjo Russo" é dividido em cinco partes e narrado em terceira pessoa e gira em torno de Elisa, uma brasileira de 29 anos de idade que se casou com Eirik Leiv, um norueguês com um negócio com cultivo de salmão selvagem que está crescendo cada vez mais. Por conta do seu negócio, Eirik viaja constantemente, deixado Elisa sozinha e em um processo de adaptação cultural difícil.
Grande parte do foco do livro é exatamente a Elisa e sua dificuldade de adaptação cultural. Enquanto ela participa do Programa de Introdução aos novatos, onde frequenta a escola de idioma norueguês, Elisa tem problemas em se adaptar ao frio e a sociedade menos calorosa. A solidão é uma constante em sua vida e os novos hábitos que precisa adquirir são difíceis e se tornam mais complicados com a constante intervenção da sogra, que ainda se impõe na casa do filho e que tem mais autonomia do que a própria Elisa.
A vida de Elisa vira de cabeça para baixo quando o seu caminho cruza o de Mattias Larsen, um homem com um objetivo definido que fará de tudo para alcançá-lo e Elise está bem no meio do seu caminho...
A trama é bem interessante, pois mistura um tesouro histórico, profecias e busca incansável. As descrições dos locais são extraordinárias e o ambiente norueguês sem dúvida tira o fôlego do leitor.
Existem alguns detalhes que deixaram um pouco a desejar. Foi difícil conectar-se emocionalmente com os personagens, como no caso do casamento de Elisa e Eirik. Falta "algo" para o leitor se sentir em sintonia com o casal.
A ideia da procura pelos artefatos é intrigante e é a parte que mais se destaca no enredo. O trabalho editorial foi muito bem feito e a parte interna tem detalhes que se ressaltam.
"Naquele momento, o ranger da porta acabou com a cantoria, e a luminária do anjo russo espatifou-se no chão." (p. 12)
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: http://amzn.to/2CTpOqK

22 comentários

  1. o livro não faz muito o meu estilo... mas pelo o que me parece a trama do livro é muito boa, as paisagens citadas no livro devem ser extraodrnara mesmo, fiquei um pouco curiosa sobre os artefatos que eles procuravam e tudo o mais, mas acho que não é um livro em que eu tivesse uma leitura proveitosa. Mas pra quem gosta do gênero fará muito proveito do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, quem sabe nos próximos posts não apareça algo que desperte o seu interesse?
      Bjkas

      Excluir
  2. Carolina!
    Fiquei imaginando o quanto deve ter sido difícil a adaptação de Elisa em um país com hábitos, costumes, língua, temperatura tudo diferente do que ela tinha.
    E fiquei intrigada com de tesouros, profecias,artefatos, parece que traz um que de mistério ao livro.
    Uma pena que achou que algo ficou faltando...
    Desejo Um ótimo final de semana e Novo Ano repleto de realizações!!
    “Chega de velhas desculpas e velhas atitudes! Que o ano novo traga vida nova, como o rio que sai lavando e levando tudo por onde passa.” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, tudo bem?
      Essa adaptação foi uma parte bem importante da trama e demonstrou que não é tão fácil quanto imaginamos.
      Bjkas

      Excluir
  3. Gosto de conhecer novos livros de autores nacionais, e não conhecia este livro, que bom que neste livro as descrições dos locais são extraordinárias, achei interessante a ideia da procura pelos artefatos. Pela sua resenha este livro parece ser interessante, pretendo ler Anjo Russo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariele, tudo bem? Espero que leia e venha nos contar o que achou ;)Bjkas

      Excluir
  4. Oi Carol!
    Sempre digo que tenho orgulho dos lançamentos de autores nacionais, acho ótimo eles se destacarem, mas infelizmente essa história não me convenceu. Até achei o enredo bom, mas lendo a sinopse e a resenha parece que ele não foi bem trabalhado, e é difícil manter a leitura quando não nos conectamos com os personagens. Não sei se a história vai focar no casamento de Elisa ou na busca de Mattias, mas percebi que a sinopse entrega um bocado do livro! Enfim, apesar de alguns pontos parecerem interessantes, não é meu estilo de leitura
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, quem sabe nos próximos posts não apareça algo que desperte o seu interesse?
      Bjkas

      Excluir
  5. Adorei sua presença do livro Eu Me Lembro de já ter lido um livro que falava sobre suspeita de atentado a um país mas eu tento me lembrar o nome não consigo mas o livro foi tão surpreendente que eu espero que esteja na mesma vibe então eu vou tentar dar uma chance

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, tudo bem? Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou.
      Bjkas

      Excluir
  6. Ola!
    O livro tem uma premissa muito boa, a história é bem envolvente. E me deixou bem curiosa e com certeza em breve quero ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily, tudo bem? Espero que você leia e venha nos contar o que achou ;)
      Bjkas

      Excluir
  7. Oi Carol.
    Não me interesse por esse livro.
    Não achei a premissa interessante e pela resenha, deu para anotar que faltou algo para deixar a leitura mais envolventes. Mesmo com um cenário num lugar diferente, não fiquei com vontade de conferir essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela, tudo bem?
      Quem sabe nos próximos posts não apareça algo que desperte o seu interesse?
      Bjkas

      Excluir
  8. Olá! O livro realmente parece ser bem interessante, acho muito bacana os enredos que abordam países e culturas diferentes, deve ser bem difícil para a Elisa se adaptar a sua nova realidade, gostei da parte do suspense e mistério que é o que pelo jeito, mais se destacou no livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizete, tudo bem? Realmente é bem interessante e tem bastante mistério.
      Bjkas

      Excluir
  9. Mesmo que o enredo não tenha me chamado tanta atenção, gostei de saber sobre as descrições de locais. Acho muito interessante pois nos faz viajar junto com os personagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thuanne, quem sabe nos próximos posts não apareça algo que desperte o seu interesse?
      Bjkas

      Excluir
  10. Oi, o livro parece ser bem interessante e curioso. Acho legal quando falam sobre outros paises, aprendemos mais sobre costumes e até mesmos lendas e contos. Achei bem interessante o livro...

    Contra todas as probabilidades do amor deve ser bem legal e a capa é bem bonitinha, assim como a sinopse é legal. Agora fiquei curiosa para saber o que acontece na historia.

    http://garotaeraumavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jady, tudo bem?
      A autora realmente faz menção a vários locais e cenários intrigantes...
      Bjkas

      Excluir
  11. Acho que uma coisa bacana nesse livro é essa mudança cultura. Uma pena que você não sentiu essa conexão com o casal do livro, já vi algumas pessoas dizendo que entre o enredo e os personagens, elas escolhem o enredo, mas pra mim não funciona se eu não me sinto em sintonia com os personagens. Não tenho o hábito de ler nacionais, mas sei que tem uns maravilhosos e que se eu der uma chance provavelmente vou gostar bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, tudo bem?
      Eu realmente não me conectei com os protagonistas e senti falta de algo no enredo..
      Bjkas

      Excluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.