Resenha Mulheres Esmeraldas - Domingos Pellegrini


Sinopse - Mulheres Esmeraldas conta a história de um repórter da Playboy retornando do exílio que, em 1984, quer fazer um ensaio fotográfico para a revista numa mina explorada por mulheres na Amazônia. Domingos foi repórter da Playboy nessa época, cobriu Serra Pelada e ouviu falar dessa mina. As jovens do lugar aceitam a proteção do delegado do município de Alta Mata em troca de uma parcela do ouro que produzem. O que ele não sabe é que, lideradas por uma ex-enfermeira americana, elas buscam também um veio de esmeraldas. Quando o repórter bate por lá, as mineradoras, que sempre evitaram todo contato com gente de fora, recebem-no muito bem, mas a ideia é usá-lo como cobertura para a fuga delas com um grande carregamento da preciosa pedra verde. Um thriller emocionante, com uma fuga espetacular e assustadora elo Brasil afora, MULHERES ESMERALDAS é também um delicado romance. Marianne, a ex-enfermeira, é filha de um major americano recrutado por Daniel Ludwig, que quando morre deixa para a filha um mapa para a mina de esmeraldas. O cenário é a Amazônia do início da década de 80, São Paulo e Rio de Janeiro, e o pano de fundo é a transmissão televisiva das Diretas e a cobertura da agonia de Tancredo Neves. Um livro realmente extraordinário que vai impressionar o mundo literário.
"Mulheres Esmeraldas" é um thriller que retrata o Brasil do final de 1984 de forma única. Conforme a sinopse explica, a trama gira em torno de um repórter da Playboy chamado de "Ele" no livro e se passa no final do ano de 1984, com a eleição de Tancredo Neves e a perspectiva do povo de que o país estaria saindo da opressão militar. Ele está hospedado em um hotel quando se depara com uma loira que desperta o seu interesse, mas que não é apenas rechaçado por ela como também é informado para se manter longe da mulher, que é líder de um garimpo exclusivamente feminino. O hoteleiro avisa que ninguém chega perto desse grupo e aqueles que tentam, nunca mais são vistos...
"Ele" alterna entre a tentativa de escrever um romance, passar o dia de ressaca e demonstrar claro interesse no trabalho que possui, tanto que sugere uma ideia ao seu editor, uma matéria chamada "um tesão de garimpo", que é aceitada rapidamente.
Mal sabe Ele que ao começar essa matéria, sua vida virará de ponta cabeça...
O garimpo é formado por seis mulheres com personalidades completamente diferentes: Dita, Portuguesa, Pintinha, Donana, Cida e Marianne. Cada uma delas tem sua história contada, histórias essas que vão demonstrar a força que cada uma delas possui. Ele fica fascinado pelo grupo ao mesmo tempo que percebe que elas escondem algo importante. Marianne, a líder do grupo, faz uma proposta ao repórter: ajudá-las a sair da cidadezinha para que possam vender as esmeraldas que encontraram em um veio. O sócio delas tem recebido pagamentos altíssimos, extorquindo as trabalhadoras de forma injusta. Só que ele é a lei. E controla tudo no local...
"Agora precisam sair dali com aquilo, para vender em São Paulo ou no Rio por um bom preço, talvez até já lapidando por lá antes de vender. E ele entra na história, ela explica com um repentino sorriso, porque precisam alugar um carro, no dia seguinte, para tomar avião em Porto Velho, Rondônia; ele até pode ir lá com elas." (p. 32)
De forma brilhante, Domingos Pellegrini cria uma história que discute a condição humana, a política, a corrupção e a injustiça com personagens que quase chegam a ser caricaturas, mas que são excepcionalmente brilhantes. A narrativa tem um ritmo próprio e uma construção diferenciada, que pode causar estranhamento para alguns leitores e os diálogos são mais livres das convenções gramaticais, demonstrando todo o leque que a cultura brasileira possui.

Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2oWMdNq


3 comentários

  1. Oi, Carol.
    Não imaginava que esse livro fosse de ficção.
    Que coisa... Agora já quero!! Adoro um bom thriller!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não conhecia esse livro, mas vejo que é bem interessante. Dificilmente encontra um livro que fala sobre a época passada do Brasil dessa maneira, fiquei bem curiosa.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostei da proposta do livro, principalmente porque o cenário utilizado é o Brasil da década de 80, e um ponto importante da história do nosso país, que foi a eleição de Tancredo Neves, acredito que será uma leitura muito enriquecedora.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.