Resenha No cosmo, assim como no coração - Brenda Bernsau

Sinopse - Quatro contos que exploram as fronteiras entre realismo mágico, thriller psicológico e a fantasia: Naquela ilha cheia de solidão: Presas numa ilha, três mulheres — com noção meramente vaga a respeito de suas próprias identidades —, vão ter de servir e se adaptar às perversidades de uma enigmática patroa, que proíbe a entrada no quarto onde supostamente se encontra sua mãe doente. A papisa: Após a exoneração escandalosa da papisa Deia, a jovem Eloá é nomeada a nova papisa. No entanto, a apatia de seus fiéis, a polêmica a respeito da gravidez da antecessora e sua constante suspeita em relação ao clero gerarão conflitos no poder e em sua própria visão da religião. Margô e sua estrela distante: Uma jornalista tenta reconstruir a história de Margô Madrid, uma atriz recém-falecida, cuja carreira foi marcada por altos e baixos, esquisitices, excessos e perguntas difíceis de serem respondidas. No cosmo assim como no coração: Durante a terceira guerra mundial, uma jovem esquizofrênica é mantida presa no porão por seu irmão. Apesar disso, ela descobrirá um recurso para sobrepujar o corpo, viajar ao redor do cosmo e buscar uma solução para o conflito.
"No Cosmo, assim como no coração" é uma obra composta por quatro contos extraordinários, que irão trabalhar temas atuais e relevantes dentro do contexto da fantasia.

Naquela ilha cheia de solidão: Isadora, Maria Clara, Liliana e a patroa são as narradoras em primeira pessoa desse conto. Com as perspectivas alterando, vamos observando a interação entre essas personagens, que vão discutindo os seus meios e seus anseios diante do que vão observando nessa isolada casa no meio de uma ilha.
"Aqui, não há meios de comunicação. Aqui, há é muita solidão — uma presença oca e autoritária."
Isadora, Maria Clara e Liliana não sabem exatamente quem são ou o que está acontecendo e começam a observar a rotina, a chegada de suprimentos e a "mãe doente" da patroa. É uma história focada mais no psicológico.
"Às vezes, é isso, a pessoa tida como louca é só aquela que tem a coragem de dizer o que está vendo, enquanto todos olham e olham, mas só enxergam o que querem."
A papisa: A Papisa Eloá assume o trono depois do grande escândalo envolvendo a papisa Deia e sua gravidez. Conforme os dias vão passando, Eloá percebe que nem tudo é tão lindo e perfeito como acreditava. O conto é uma análise sombria sobre as injustiças, corrupção e os piores lados do ser humano.
"Orações: O corpo jovem é o templo da alma anciã. Vigor e sabedoria se unem e se transformam, a fim de criar o pão sagrado para a ceia do céu."
Margô e sua estrela distante: é narrado em primeira pessoa e gira em torno de uma estudante de jornalismo que ao pesquisar sobre Margô Madrid, uma atriz recém-falecida vai ficando cada vez mais obcecada.
"Pois é, em resumo: eu estava me deixando levar. Eu estava me deixando levar por uma história."
No cosmo assim como no coração: Conta a história de Carmen, uma jovem com problemas psicológicos que acaba encontrando uma forma de usar sua mente e sair de sua prisão física.
"Ela jamais o faria se não fosse pelas vozes. Culpá-las não era estratégia, pelo contrário, era assumir o papel de réu confesso. Era assumir a medicação que vinha em consequência, os sedativos, os antidepressivos, antipsicóticos, era assumir essa vida que tinha mais química do que alma, essa alma que vinha com um defeito muito bem catalogado."
A autora Brenda Bernsau tem uma escrita rápida, dinâmica e fluida e seus contos trabalham de forma inteligente e criativo assuntos que podem ser transportados para todas as épocas.


Para comprar o ebook pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2MGR4NS


Brenda Bernsau nasceu 1988 no Rio de Janeiro. É autora de “Sophia, Alexia e o mundo além daqui”, “Meninas a respeito do amor” e “No cosmo, assim como no coração”. Uma entusiasta da fantasia e do realismo mágico, que acredita na literatura para além dos livros, tendo um papel fundamental e direto tanto na vida como no mundo.

4 comentários

  1. Eu adoro livros de contos e saber que também te encontro de Thriller psicológicos já me chamou bastante atenção eu gostei da proposta do livro e pelo fato dele ser uma publicação Nacional me chama ainda mais atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina. É uma leitura diferente e vale muito a pena conferir ;)
      Beijos

      Excluir
  2. Me surpreendeu! Não dava muito para No Cosmo Assim Como no Coração, mas ao ler a resenha a obra me conquistou bastante, mesmo não sendo amante de contos. Muito legal os problemas e obstáculos que a autora aborda durante a narrativa, todos os contos me deixaram curioso, mas em especial Naquela Ilha Cheia de Solidão. Margô e sua estrela distante também me interessa pelo jornalismo na história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ycaro. Eu gosto de contos, principalmente quando não conheço a escrita do autor, assim tenho uma chance de conhecê-la sem me prender a uma história longa ;)
      Beijos

      Excluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.