Resenha O destino das Terras Altas: Os Murrays 1 - Hannah Howell

Sinopse - Em O destino das Terras Altas, primeiro livro da série Os Murrays, Hannah Howell nos apresenta o esplendor da Escócia medieval com uma saga de guerra entre clãs, lealdades divididas e amor proibido. Quando o destino coloca Maldie Kirkcaldy na mesma estrada que sir Balfour Murray e seu irmão ferido, ela lhes oferece seus serviços como curandeira. Ao saber que tem em comum com sir Balfour um juramento de vingança, decide seguir com ele para cumprir a sua missão. Mas ela não pode lhe revelar sua verdadeira identidade, sob o risco de ser acusada como espiã. Enquanto luta para negar o desejo que a dominou assim que viu o belo cavaleiro de olhos negros pela primeira vez, Maldie tenta a todo custo conservar o aliado. Balfour, por sua vez, sabe que não pode confiar nela, mas também não consegue ignorar a atração que nasceu entre os dois. E, ao mesmo tempo que persegue seu objetivo de destruir Beaton de Dubhlinn, promete descobrir os segredos mais profundos de Maldie e conquistar o seu amor. Para isso, não deixará que nada se interponha em seu caminho.
"O Destino das Terras Altas" giram ao redor do longo confronto entre dois clãs poderosos: os Murrays e os Beatons. Quando o pai de Balfour teve um caso com a esposa de Sir William Beaton e desse caso surgiu uma criança, a situação apenas se intensificou. Com a morte do pai, sobrou para Balfour manter seu povo e suas terras em segurança, mas a prosperidade local se torna difícil com tantas batalhas e mortes e Balfour está cansado de viver assim.
Beaton é conhecido por ser um homem implacável e de caráter repugnante. Boatos de que ele está morrendo e precisa urgentemente de um herdeiro estão surgindo, mas apesar disso, o seu clã permanece forte e começa a história sequestrando Eric, o irmão caçula de apenas 13 anos de idade de Balfour.
Cabe então ao protagonista, Nigel, seu irmão e James, seu oficial, guiar um grupo de guerreiros até o clã Beaton para trazer o garoto de volta em segurança. O problema é que Beaton já espera a chegada deles, que caem em uma emboscada e Nigel fica ferido. E é aí que uma grande coincidência se desenrola: no retorno para casa, no meio da estrada, o grupo encontra uma jovem desconhecida que alega ser curandeira e se oferece a ajudar Nigel. Mas quem será essa jovem misteriosa e quais as suas verdadeiras intenções?
Maldie Kirkcaldy é uma jovem que tornou-se órfã recentemente e está tentando cumprir uma promessa que realizou para a mãe. A protagonista não teve uma vida fácil, mas conseguiu manter-se íntegra e generosa, apesar de todos os percalços que enfrentou. Maldie precisa de aliados para a sua vingança e quem seria melhor do que os Murrays? Mas ela teme contar a verdade sobre a sua origem e ser repudiada, então acaba mantendo o seu passado escondido.
"Como bem sabe, não tive acesso à riqueza e ao conforto do qual o senhor desfrutou a vida inteira. O mundo em que fui criada era mais difícil. Sim, os homens parecem pensar que uma mocinha pobre ficaria feliz em fazer qualquer coisa para receber uns trocados, ou mesmo só para satisfazê-los, já que se julgam superiores."
Balfour sente-se atraído pela jovem desde o primeiro instante em que a viu na estrada, mas começa a questionar os motivos de Maldie ajudá-los e os riscos de se envolver com ela, especialmente quando Maldie retribuí seus afetos, pois Balfour tem inseguranças em relação às mulheres por conta de seu próprio passado. A partir desse ponto, o livro vai se desenvolver através de lutas, segredos, traições e romance.

Um dos grandes problemas que tive durante a leitura foi a interação entre Balfour e Maldie. Balfour é indeciso em relação à jovem, e alterna seu tratamento sendo meigo em um instante e um asno no seguinte. E o fato de Maldie justificar esse comportamento torna tudo ainda mais difícil. 
"Doía muito, e ela podia quase odiá-lo por aquilo, mas sabia, no fundo, que não era culpa de Balfour, não completamente." (p. 248)
Outro ponto que senti falta foi um maior desenvolvimento nas explicações sobre a habilidade incomum da protagonista. Isso é mencionado algumas vezes, mas de repente é deixado de lado. 
Dois personagens se destacaram positivamente no livro: Nigel, o irmão do meio, que apesar de inicialmente se mostrar desconfiado, trata Maldie com mais gentileza do que Balfour e Eric, um garotinho perspicaz que vê o seu mundo ruir após o sequestro.Próximo ao final da história irão aparecer outros personagens que terão muita relevância ao enredo e que também se demonstraram carismáticos e aguçaram a minha curiosidade sobre suas próprias histórias.

Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2KSFz8V

* Se o livro se tornasse filme, esses seriam os meus protagonistas ideais:

Kit Harington como Balfour

Phoebe Tonkin como Maldie

2 comentários

  1. Olá! Esse livro me ganhou pela capa, por ser um dos meus gêneros favoritos, e claro pela minha quedinha pelos escoceses (risos), mesmo sendo comum neste tipo de história que os mocinhos sejam assim mais ogros com as nossas mocinhas, realmente Balfour se superou, também achei que as habilidades de Maldie iriam ser melhor exploradas (e explicadas), mas isso não aconteceu, são pontos que deixaram a desejar, mas que não comprometeram a história com um todo, pelo que pesquisei essa é uma série com um número considerável de livros, e estou na torcida para que a Arqueiro lance todos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol.
    Li esse livro recentemente e estou penando um pouquinho para escrever minha resenha. Por mais que eu tenha curtido a história, senti falta de um melhor desenvolvimento da trama... Por ser o primeiro de uma série, eu esperava um pouco mais de construção do cenário.
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.