Resenha Desaparecidas - Fredrika Bergman & Alex Recht # 3 - Kristina Ohlsson

Sinopse - A analista criminal Fredrika Bergman e a equipe do inspetor Alex Recht são designados para investigar o brutal homicídio de Rebecca Trolle, uma jovem desaparecida dois anos antes, vista pela última vez a caminho de uma festa. Seu corpo é localizado numa cova rasa em uma remota área florestal e algum tempo depois outras vítimas são encontradas no mesmo local. Fredrika descobre que, à época de sua morte, Rebecca estava fazendo uma pesquisa para sua monografia sobre uma figura pública – alguém com um passado obscuro. A investigadora está profundamente envolvida com o caso, que a essa altura já não é para estômagos fracos, mas quando o nome de seu companheiro entra para a lista de suspeitos, a provação poderá ser grande demais para ela suportar... “Desaparecidas” é o terceiro volume da série protagonizada pela criminalista Fredrika Bergman. Os dois primeiros volumes são Indesejadas e Silenciadas.
CONTÊM SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES


"Desaparecidas" é o terceiro livro da série "Fredrika Bergman & Alex Recht" e traz mais um caso horripilante para a equipe da Divisão de Investigação Criminal. A história é narrada em terceira pessoa, assim como os dois livros anteriores, mas traz um diferencial desde o início: trechos dos interrogatórios da equipe, o que deixa claro que os resultados dessa investigação em particular irá causar uma grande perturbação na equipe.
O início do livro é chamado de "Passado - Premiere" onde uma mulher de identidade desconhecida encontra um filme de assassinato que aparentemente foi filmado no gazebo da casa de seus pais. Ao identificar o homem mascarado na filmagem, "ela" toma uma decisão drástica.
Logo depois o leitor é levado para o presente, que se passa em 2009, quando um homem passeando com o cachorro, que começa a escavar o local e se depara com um cadáver. Rapidamente o corpo é identificado. A vítima é Rebecca Trolle, uma jovem universitária que sumiu misteriosamente dois anos antes, sendo que Alex era um dos investigadores principais. 
A equipe passou por momentos complicados no livro anterior e esse é o primeiro caso após meses de licença que Alex irá liderar. Além disso, Frederika agora é mãe e tem uma bebê para cuidar, então não retornou ao trabalho integralmente e Peder está pela primeira vez, colocando a vida nos trilhos.
Enquanto a equipe tenta refazer os últimos passos de Rebecca, eles precisam examinar novamente a investigação principal e um nome vive se repetindo: Hakan Nilsson. Nilsson era um estudante que vivia grudado em Rebecca, que participou ativamente das buscas dois anos antes e que tem um comportamento peculiar. Tudo aponta para ele como suspeito principal.
Mas a situação vai se complicando quando Frederika começa a investigar a vida acadêmica de Rebecca e o nome de Spencer surge. Spencer, o pai de sua filha e seu atual companheiro, que atualmente está tendo problemas na Universidade onde trabalha e mantendo segredos de Frederika...
O histórico de Rebecca era impecável: boa filha, a primeira da família a cursar ensino superior, voluntária em várias causas, cantava no coral da igreja. Não há nada que indique problemas na sua vida, a não ser um terrível boato que começou a circular logo após o seu desaparecimento.
"Ela continuou parada no corredor durante um bom tempo depois de desligar o telefone. Nunca seria livre. Certas dívidas nunca poderiam ser liquidadas. Simples assim." (p. 42)
A única coisa que se destaca na vida de Rebecca é o tema de sua dissertação: Thea Aldrin, uma escritora de livros infantis famosa na década de 60, que foi condenada por matar o marido e ainda é suspeita por ter matado o próprio filho. Thea no momento, encontra-se em um asilo e não falou uma única palavra desde o dia em que foi presa.
Como nos livros anteriores, o enredo é muito bem escrito e desenvolvido, de forma que o leitor se prende aos detalhes fornecidos durante a investigação, tentando assim, encontrar o culpado. O tema central desse terceiro livro tem uma temática mais pesada e traz um desfecho inesperado.
"Ela ainda se sentia enjoada quando se lembrava da aparência dele quando a deixou, depois de mantê-la prisioneira por vinte e quatro horas: nitidamente contente consigo mesmo e com o que tinha realizado". (p. 89)

Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2NJ44oU

Confiram as resenhas dos livros anteriores:

5 comentários

  1. Olá! ♡ De fato, esse livro parece mesmo mais pesado que os outros, mas parece tão intrigante quanto.
    Gosto bastante de livros e séries que abordem Investigação Criminal, é um tema que sempre chamou minha atenção.
    Uma das coisas que mais me deixou curiosa sobre a trama, é o fato de o nome de Spencer aparecer na investigação. O que ele têm a ver com Rebecca?
    Com certeza vou fazer essa leitura, faz tempo que não leio livros com investigação e suspense. Obrigada pela indicação!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  2. Carol!
    Livros policias investigativos que trazem segredos dos envolvidos, é totalmente convidativo a leitura.
    Voltar a ativa depois de tanto tempo afastado, deve ter sido complicado, mas talvez por isso mesmo, as novas suspeitas sejam imprevisíveis e levem a novos suspeitos.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Livros com esse gênero, gosto bastante. Faz com que eu fique mais preso a leitura e procure descobri o assassinato e o motivo. Adorei o livro, tem uma ótima premissa e claro, irei procura para saber mais sobre ele. Espero ter a oportunidade de ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  4. Oiii ❤ Esse livro parece incrível, a premissa é tão boa quanto a dos dois volumes anteriores.
    Livros de investigação têm sido leituras maravilhosas para mim, então quero muito começar a ler essa série.
    Estou curiosa para saber porquê Spencer é um dos suspeitos do crime e como Frederika irá lidar com isso.
    Quero saber também o que está por trás da morte de Rebecca e mais sobre o que estava escrevendo sobre alguém importante.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  5. Olá! Ainda não tive contato com a escrita da autora e quero muito me aventurar nesse mundo dos thrillers, ainda não sei se neste momento me arriscaria na leitura de uma série tão difícil, com enredos tão carregados de tensão e suspense, que certamente me deixarão para lá de ansiosa, os personagens parecem ser bem complexos também, a escrita da autora com certeza torna a leitura mais fluída, espero ler em um futuro próximo.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.