Resenha Nacional A Era dos Mortos - Parte 1 - As Crônicas dos Mortos # 5 - Rodrigo de Oliveira

Sinopse - Vários anos se passaram desde que Uriel, agindo como um tirano, assumiu o controle da maior colônia de sobreviventes do apocalipse zumbi na Terra. Ivan, Estela e quase todos os seus aliados estão mortos. Do grupo original, apenas Isabel, Mariana e alguns poucos conseguiram escapar de Ilhabela. E a cada dia, a fome de poder de Uriel e de seu filho, Otávio, aumenta, tornando a vida dos sobreviventes ainda mais penosa. O trabalho escravo se torna a regra. A cobrança de mais e mais tributos e a imprevisibilidade do poder central mantêm todos em constante alerta. Otávio, que passou anos realizando pesquisas médicas, finalmente consegue um meio de controlar os bersekers, os zumbis monstruosos, transformando-os em cães de caça. É a sua forma de assegurar a permanência no comando da comunidade, mas também de destruir, pelo medo, qualquer intenção de resistência. Então, ele produz algo ainda pior, uma criatura feroz e diabólica com o poder de destruição em massa.Há muito em jogo. O governo central ainda considera Isabel uma grande ameaça, seja viva, ou morta-viva, o que poderia transformá-la numa nova Senhora dos Mortos. Mas, duas crianças chamam a atenção de Isabel que decide prepará-las para batalhas ainda mais sangrentas. Serão elas a esperança para o fim daquela era de medo e destruição? A derradeira batalha está para começar, mas os inimigos, humanos e zumbis, também têm suas surpresas. Sejam bem-vindos a uma nova era de horror e violência. Esta é... a Era dos Mortos.
CONTÊM SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES 

Nesse quinto livro da série As Crônicas dos Mortos, temos uma fase completamente nova da história. Estamos no ano 69 D.Z. (depois dos Zumbis), ou seja, a infestação já ocorre há 69 anos e muitos dos personagens que conhecemos faleceram. Na verdade, da primeira "geração" de protagonistas, temos apenas Isabel, que está bem velhinha e ganhou um apelido dos seus inimigos: "Bruxa", graças as suas habilidades especiais.
Após a traição e tomada de poder em Ilhabela, os sobreviventes que compactuavam com Ivan e sua ideologia, assim como seus familiares, tiveram que fugir. Mas o combate foi duro e muitas vidas foram perdidas.
"Uriel tinha quarenta anos quando traçou um ambicioso plano para matar Ivan, seus filhos e aliados. Talvez por ele ser cego ou por ocupar a posição de vice-prefeito de Ilhabela, o fato é que ninguém desconfiou do homem educado e gentil que sempre se apresentara como o braço direito de Ivan, o líder da comunidade. Por todas essas razões, quando Uriel aplicou seu golpe fatal, ninguém teve tempo de reagir. Milhares de indivíduos encontraram a morte através da horda de zumbis que Uriel conduziu à Ilhabela." (p. 23)
Uriel instalou um reinado de soberania e alienação, mas nada se compara com os planos de Otávio. Otávio cresceu sendo desprezado pelo pai, que o via como um fraco. Acontece que a obsessão de Otávio está em realizar experimentos com os zumbis, experimentos macabros com objetivos ainda mais funestos. Quando em um momento de fúria Otávio mata Uriel, ele e seu braço direito Mauro assumem o controle de Ilhabela e instauram um terror ainda maior do que as pessoas poderiam imaginar.
A loucura de Otávio é tão grande que ele envia seus experimentos em campo para dizimar aqueles que não concordam com o seu governo.
Em paralelo, temos um acampamento em Santa Catarina onde se encontram dois jovens que podem mudar o mundo: Sarah e Fernando. Desde o nascimento deles Isabel previu o seu destino e a humanidade dependerá desses dois indivíduos para sobreviver.
Sarah e Fernando não se dão muito bem e são extremamente competitivos. A proximidade dos dois causa várias cenas em que eles estão discutindo ou se envolvendo em disputas, o que seria fofo se não fosse mortal dada a situação em que se encontram.
Nesse livro acompanhamos a infância desses dois protagonistas, que é bem incomum. Aos oito anos de idade, os dois são treinados por Sílvio (neto de Ivan e Estela) e Nívea para se tornarem os melhores soldados que a humanidade já viu. E são surpreendidos pelo dom inato que ambos carregam, reforçando ainda mais as profecias da Bruxa.
Essa nova fase de certa forma é um recomeço, trazendo personagens novos com características e personalidades semelhantes a de personagens que faleceram.
O que se destaca nesse livro e que vem sendo discutido sistematicamente é o comportamento do ser humano, mesmo diante de situações catastróficas. Infelizmente existem indivíduos que irão lutar pelo poder não para melhorar a qualidade de vida do coletivo e sim por ganância, ignorância e maldade. Assim como existem indivíduos tão egocêntricos que acreditam estar acima de qualquer situação, atuando de forma desumana e infligindo dor em terceiros para satisfazer um prazer sádico. São esses indivíduos que fazem o leitor refletir durante a leitura. Refletir sobre a nossa sociedade, as nossas ideologias, crenças e pensamentos. Refletir sobre o comportamento do ser humano e o seu impacto em tudo e em todos ao seu redor.
"Em seguida, em meio à escuridão, o berro feroz de uma criatura assassina se elevou, fazendo tudo estremecer ao redor." (p. 51)
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: http://amzn.to/2GMjbHg

Confiram as resenhas dos livros anteriores:

16 comentários

  1. Oi, Carolina.

    É incrível que depois de anos, o terror/mal ainda permeiam a Terra constantemente, e dessa vez, o próprio Homem é o causador de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane, tudo bem?
      O homem não sabe viver em harmonia. Infelizmente, a ganância, a inveja, o poder são sempre motivos para existir discórdia.
      Bjkas

      Excluir
  2. Carolina!
    Pelo que entendi, é como se estivesse começando uma nova saga e as personagens são demonstradas desde a infância, trazendo novas aventuras, ao tempo que alguns dos personagens antigos...
    Não li ainda nenhum livro dessa série, mas gosto muito do autor, já li outro livro dele.
    Desejo um mês mais que abençoado, carregadinho de luz e paz e um final de semana esplendoroso!
    “Acredite, existem pessoas que não procuram beleza, mas sim coração.” (Cazuza)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, é exatamente isso. É uma nova fase da série!
      Bjkas

      Excluir
  3. Um livro que fale de Santa Catarina Aleluia (acho que é por isso que está chovendo aqui rsrsrs). Não li os livros anteriores mas gostei da história, só que agora que notei como é uma série grande o que deixa um pouco cansativo. Pretendo ler mas acho que vou esperar ter mais tempo para ler todos seguidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samantha, tudo bem? É tão legal quando vemos nossa cidade e estado sendo citados, não é?
      Sim, a série é grandinha mesmo.
      Bjkas

      Excluir
  4. Ola!
    Não tinha conhecimento desse livro e nem da série, mas gostei pelo fato ser de zumbis, gosto de coisas nesse estilo é bem interessante. O livro tem uma premissa muito boa e já me deixou bem curiosa!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily, se você é fã de zumbis, tem que dar uma chance a essa série.
      Bjkas

      Excluir
  5. Olá! Acho bacana que o livro permite que o leitor reflita sobre as atitudes do ser humano, principalmente em relação à sociedade, e como, infelizmente, ainda colocamos o “Eu” acima do “Nós”, esse foi o livro da série que mais chamou minha atenção até agora, e embora eu não curta o universo de zumbis, fiquei com vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizete, tudo bem? É isso mesmo. O livro tem essa reflexão do "Eu" vs "Nós".
      Bjkas

      Excluir
  6. Oi, Carol.
    Já li suas outras resenhas dessa série e estou adorando acompanhar a trama pela sua perspectiva. Adorei as suas reflexões.
    Sou medrosa demais para ler os livros, mas suas resenhas já saciam a minha curiosidade!! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?
      Fico feliz em saber que está gostando das resenhas.
      Bjkas

      Excluir
  7. Oi!
    Não conhecia essa serie, todo o contexto da historia parece interessante e achei legal a passagem de tempo e principalmente essa mudança de protagonista, acho que como é um livro de zumbi tudo isso da um realismo, pois não é um problemas de dias, fiquei curiosa sobre a abordagem do autor sobre esse mundo !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, tudo bem?
      Realmente não é um problema de dias... Com tudo o que acontece, décadas e décadas seriam necessárias para começarem a reconstruir o mundo.
      Bjkas

      Excluir
  8. Eu já ouvi falarem muito bem a respeito dos livros desse autor Mas sinceramente me faltou coragem tão grande de começar a ler eles achei interessante a proposta do autor em cada livro e Inclusive eu acabei comprando um livro de contos dele por acaso eu não sabia que era apenas um livro complementar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, tudo bem?
      É uma série muito boa mesmo, vale a pena conferir.
      Bjkas

      Excluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.