Resenha As Brumas de Ébano - Os Mistérios de Warthia # 3 - Denise Flaibam

Sinopse - ANTES, FORAM AS FLORESTAS. DEPOIS, O DESERTO. AGORA, O LAR DAS BRUMAS INFINITAS. A Fortaleza do Dragão caiu e, junto dela, a esperança. As forças da Luz não conseguiram derrotar o exército da escuridão, e os heróis se tornaram fugitivos. Serafine e seus guardiões estão marchando para o Sul, para as terras misteriosas do reino invernal, e um acordo será oferecido a eles; a localização do terceiro mestre em troca de uma coisa que só a escolhida dos Deuses pode conseguir. Mas nada é tão simples, não quando se trata da jornada de Serafine. Uma importante figura do passado da garota vai retornar, e a marca da escuridão em seu espírito vai começar a consumi-la. Nem mesmo seus poderes parecem fortes o bastante para enfrentar o que está por vir. Enquanto isso, Jon Tytos, destituído de seu trono, marcha pelo Norte em busca do seu irmão e de respostas para o caos que se instaurou em Warthia. No Reino das Florestas, Jon encontrará ajuda com os corajosos guerreiros orelhudos que agora protegem o Norte. Alianças serão testadas, segredos serão quebrados e a grande guerra finalmente terá seu início. No Reino das Brumas, destinos serão confrontados.
CONTÊM SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES
"As Brumas de Ébano" é o terceiro livro da série os Mistérios de Warthia, onde acompanhamos a jovem Serafine, a Escolhida que irá lutar contra as Trevas na sua jornada pela busca do seu terceiro mestre.
Após os acontecimentos do último livro, os personagens precisaram se separar e agora acompanhamos vários núcleos em paralelo, realizando suas missões e jornadas pessoais na luta contra esse grande mal que está pairando sob Warthia.
Narrado em terceira pessoa, o livro começa apresentando o lado de Sharowfox, a Rainha do Mal e seus seguidores, em especial Sanzur, "O Amaldiçoado". Para quem acompanha a série sabe que Sanzur e Jarek possuem um passado em comum e uma rixa que só terminará de forma mortal.
Com os últimos acontecimentos na Fortaleza do Dragão, o rei Jon realiza uma aliança com os Sturian e terá em Leyona um braço direito forte e confiável. Porém, a jornada de Jon e seus súditos não será nada fácil: ele precisará encontrar um abrigo seguro para seus acompanhantes, reunir a sua magia, encontrar seu irmão e de alguma forma, manter a fé e a esperança enquanto procura aliados para lutar contra as Trevas. Tudo isso sem saber o que está acontecendo com a Escolhida e seu grupo e tendo que sofrer por um amor distante.
Ývela é a nova rainha das Águas e sua missão de manter os leviatãs aprisionados está cobrando um preço muito alto da ondina. Ver o seu povo travar batalhas e perecer e ao mesmo tempo, estar longe dos amigos, de sua protegida e de seu grande amor pode se tornar um fardo muito grande para uma única pessoa.
Serafine, Jarek, Guillian e Sibila estão procurando o Mestre do ar e a sua fuga os leva à Cidade das Areias, onde um novo grupo de personagens irá trazer reviravoltas para a saga.
Serafine está cada vez mais consumida pelas Trevas. Seus pesadelos são intermináveis e a instabilidade de seus poderes está aumentando. Perdida em sua dor, a Escolhida está começando a duvidar de tudo. E quando a esperança oscila, o mal ganha espaço...
"As brumas de Ébano" é o livro mais impactante da saga até o momento. É o livro onde várias reviravoltas e revelações ocorrem e que personagens vão demonstrando o quanto são importantes para mudar o destino traçado.
"O tabuleiro era incerto, de fato. Mas Jon não podia dar a palavra final quando tantas peças se moviam sozinhas; quando havia líderes em cantos diferentes do continente, cada qual dando sua cartada contra a ameaça sombria." (p. 219)
Um dos maiores questionamentos da história é a identidade dos pais biológicos de Serafine e nesse livro, nós não apenas ficamos sabendo o seu nome, mas finalmente os conhecemos e vamos entender toda a história que liga Serafine à profecia.
Como o Sul é o território mais sombrio de Warthia, todo o livro acaba tendo esse clima mais denso, onde a caracterização do ambiente influencia os humores dos personagens e acaba funcionando como um "medidor" da esperança deles.
Vale muito a pena destacar que os personagens do lado das Trevas acabaram ganhando um espaço maior nesse livro e demonstraram personalidades fortes, atitudes assustadoras e é claro, deixaram os leitores com o coração apertado de ansiedade.
Um desses personagens foi Luke, o príncipe e sua irmã Elyna. Os dois, que foram jogados contra a sua vontade nessa batalha, vão conquistar o coração dos leitores.
E o que falar de Serafine e Jarek? Ou Jon e Ývela? Acreditem. Após a leitura de "As Brumas de Ébano", muitos leitores irão se emocionar profundamente com esses quatro personagens. Isso tudo sem contar o final, que nos deixa de boca aberta e na expectativa pelo próximo livro.
O enredo possui jornadas incríveis, muita magia, seres extraordinários, reviravoltas e romances de tirar o fôlego.
Tive a oportunidade de acompanhar a Mundo Uno desde a sua concepção e preciso dizer que fica claro todo o carinho da editora pelos autores e leitores, pois seus livros são cheio de detalhes enriquecedores. O cuidado que a Mundo Uno possui com cada um de seus livros é nítido.
"As trevas estavam drenando a esperança das pessoas. E um mundo sem esperança era o lar da escuridão." (p. 64)
Para comprar o livro físico, acesse a loja da Mundo Uno.

Para comprar o e-book pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2FH0Gbw

Confiram as resenhas dos livros anteriores:

6 comentários

  1. Que capa mais linda!!!
    Vou confessar que não conhecia os livros, por isso, tive que buscar as resenhas anteriores. Mas como fantasia é um dos meus gêneros favoritos, adorei tudo que vi e li.
    A diagramação dos livros está impecável e trazer todo um universo assim, fantástico e ao mesmo tempo, real é coisa que poucos autores conseguem!!!
    Com certeza, os livros irão para a lista de desejados o quanto antes!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol,
    Acredito que já tenha lido alguma resenha da série, mas não me lembro no momento... Apesar de não ser um gênero que me conquista tanto, gosto desse clima pesado que a história tem, e mas ainda, de como as mulheres são protagonistas nesse livro.
    Fico contente que tenha gostado, a edição parece belíssima.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Oii,
    Não conhecia os livros, e apesar de ler a sinopse e a resenha e não ter entendido muita coisa, achei bem interessante! HAHAHAHA Já quero ler esses livros. Não consigo decidir se gostei ou não das capas dos livros, sou bem libriana.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carol.
    Que ótima dica.
    A história parece bem interessante. Vou procurar mais sobre ela!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Olá! Adorei que esse terceiro volume parece estar cheio de reviravoltas e que alguns segredos serão finalmente revelados.

    ResponderExcluir
  6. Sinopse tinha me deixado bastante confusa e só então eu vi que esse se tratava do terceiro volume de uma série fiquei surpresa pois não conhecia a história nem o autor do livro vou dar uma procurada no primeiro livro e depois volto para conferir a resenha do terceiro mas confesso que fiquei muito intrigada com essa história

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.