Resenha Nacional A ilha dos mortos - As crônicas dos mortos # 4 - Rodrigo de Oliveira

Sinopse - Muitos anos se passaram desde que a maior colônia de sobreviventes do Apocalipse zumbi se transferiu para Ilhabela. Separada do continente por uma faixa de 1 km de mar atlântico, a ilha surge como um ambiente seguro para as novas gerações, estrategicamente distante das ameaças da Senhora dos Mortos e sua horda de zumbis. Desde então, muitas coisas mudaram. Personagens importantes morreram, e novos combatentes foram treinados para erguer a comunidade e recriar o sistema de administração e leis. Parecia que o mundo estava retomando o seu curso de paz. Os habitantes de Ilhabela têm agora formas mais seguras de lidar com os zumbis, porém descobrem que alguns deles também mudaram. A forma de contaminação se tornou mais rápida. Eles estão mais selvagens, ágeis e violentos. Sejam apresentados a uma evolução dentre os próprios mortos-vivos… E este não é o único novo problema. Com a reorganização da sociedade, o poder retoma o seu valor, o que também atrai ainda mais perigos. Há ainda uma grande espera pelo reencontro das irmãs, Isabel e Jezebel. Este livro traz o surgimento de uma nova era, cruel e implacável, em que a perseverança dos sobreviventes e de seus líderes será testada de forma muito diferente. Um livro cheio de reviravoltas, movimentos bruscos, cenas impensáveis. “Onde encontrar esperança para continuar lutando quando a sua maior razão para viver se foi para sempre?” Este é o quarto livro da grande saga de ação e suspense, "As Crônicas dos Mortos".
CONTÊM SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES 

Muito aconteceu após o ataque de Jezebel ao Condomínio Salinas. Estela e Ivan sabiam que se permanecessem lá todos iriam morrer e que seria necessário arriscar retirar todos e começar do zero. Foi assim que o grupo de sobreviventes foi parar em Ilhabela.
"A ilha estava completamente infestada, com milhares de seres vagando pelas ruas e praias. Uma tarefa dificílima se apresentava para aquele grupo, que chegava sem ter um único lugar seguro para se abrigar e ainda precisava eliminar todos os zumbis." (p. 44)
"A Ilha dos Mortos" se passa algumas décadas depois da migração e os personagens já conhecidos estão bem mais velhos. A liderança militar está nas mãos dos filhos. Matheus, o filho biológico de Ivan e Estela, está com 40 anos de idade e é o general das Forças Militares de Ilhabela. Casado com a Mônica e pai de Sílvio, um jovem de 18 anos que luta para mostrar ao pai que merece estar na linha de frente.

Jéssica, o bebezinho do final do último livro, agora está com 30 anos de idade e faz parte do exército da ilha. Ilhabela cresceu, modernizou-se e graças a liderança de Ivan e Estela prosperou. Sabendo que deveriam dar continuidade à democracia, os dois impuseram leis rígidas sobre o governo, inclusive uma lei que proíbe a reeleição consecutiva, para que ninguém sucumba a sede de poder. Infelizmente, como observamos nos livros anteriores, a ganância leva a melhor e novos atentados ocorrem.

Esse livro alterna presente e passado, mostrando como foram os primeiros anos após a chegada em Ilhabela. O livro também apresenta novos personagens e como a sinopse explica, um novo tipo de zumbis: os bersekers, criaturas ainda mais ferozes do que os zumbis já conhecidos.
"A Muralha era uma formação de ataque incrivelmente compacta, na qual os soldados avançavam num bloco de milhares de homens e mulheres equipados com escudos, capacetes e fardas completamente fechadas, que permitiam o combate corpo a corpo quase sem riscos." (p. 29)
É nesse livro que também temos algumas explicações que estavam faltando nos livros anteriores, como o motivo de algumas pessoas não terem se transformado em zumbis quando o planeta desconhecido se aproximou. A ilha dos mortos também apresenta o confronto que estávamos tanto esperando: Jezebel vs Isabel. 

"A Ilha dos Mortos" é uma história agridoce, pois mostra a sobrevivência da raça humana no decorrer das décadas, mas também traz o desfecho da história de alguns personagens queridos.

A Faro Editorial tem realizado um trabalho espetacular nessa série em relação à revisão, diagramação e layout. O cuidado com as publicações é visível e a capa combina perfeitamente com as capas dos livros anteriores.
"Os urros e berros dos mortos-vivos se elevaram nas alturas, fazendo a cidade de São José dos Campos tremer. Jezebel passara trinta anos apenas esperando e exercitando seu ódio. E agora ela iria descarregar toda a sua fúria sobre seus inimigos."
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: http://amzn.to/2CJBdrv

Confiram as resenhas dos livros anteriores:

12 comentários

  1. Oi, Carol.
    Tenho curiosidade de ler essa série.
    Já vi os livros e são muito lindos e bem feitos!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?
      Até hoje todos os livros da Faro Editorial que tive a oportunidade de ler são impecáveis em suas edições. A editora é muito cuidadosa.
      Bjkas

      Excluir
  2. Carolina!
    Não li ainda nenhum livro da série, mas já me foi bem recomendada.
    Já li outro livro do autor e gostei muito.
    Política é sempre um assunto bem discutível e que gera polêmica.
    Não entendo como podem ser felizes em meio ao caos...
    O bom é que algumas respostas foram dadas e outras ficaram pendentes, dando a entender que virão novos livros.
    Desejo um mês mais que abençoado, carregadinho de luz e paz e um final de semana esplendoroso!
    “Acredite, existem pessoas que não procuram beleza, mas sim coração.” (Cazuza)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, mesmo em um mundo caótico existe uma hierárquica, aquele que lidera e aqueles que seguem e isso sempre gera discórdia.
      Bjkas

      Excluir
  3. Quero muito ler a série mas como não li ainda é meio complicado ter uma opinião em relação a esse livro já que não sei o que acontece nos anteriores, mas acho legal a história se passar depois de alguns anos, torna mais real e mais fácil de ter conteúdos novos sem ser repetitivo ou cansativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samantha, tudo bem?
      Espero que leia e venha nos contar a sua opinião sobre a série ;)
      Bjkas

      Excluir
  4. Olá! Embora essa seja uma série que eu não leria, pois não gosto de enredos com zumbis, achei interessante que esse livro mescle acontecimentos do passado e do presente e que respondam perguntas que tenham ficado em aberto nos demais livros da série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizete, tudo bem?
      Espero que nossas próximas resenhas tragam temas que te agradem mais.
      Bjkas

      Excluir
  5. Oi!
    Já tinha visto esse livro antes, mas ainda não li essa serie, pela resenha parece ser uma historia interessante e achei diferente temos uma diferente de tempo tão grande, acaba mexendo com a historia e nos prendendo ainda mais na historia para poder saber o que mudou !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, tudo bem?
      Se você gosta de livros de zumbis, tem que dar uma chance para essa série.
      Bjkas

      Excluir
  6. Eu tinha comprado por acaso o último livro dessa série que é onde encontro bem fininho da capa branca mas eu não sabia que tinha outros livros na frente então ele tá aqui em casa parado até que eu comprei esses outros livros da série Comece a lê-los

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, tudo bem?
      Realmente você precisa ler os livros na ordem, pois senão ficará muito confusa.
      Bjkas

      Excluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.